Colocado por: Nuno.AZRO contrato está no início.
A minha questão é se eu vender a casa por um preço inferior do que estava estipulado na imobiliária.
Vamos imaginar que o valor de venda era 300k já a contar com a comissão de 15k ou seja significa que eu iria receber apenas 285k. Se me aparecer um comprador que não venha através de nenhuma imobiliaria, soubesse por familiares que tinha a casa a venda e me faca uma proposta de 285k se posso avancar com CPCV mas tendo o contrato de mediacao em regime exclusividade a decorrer. E nao ter de pagar qualquer comissao tendo em conta que nao foi através da imobiliária que ele chegou ate mim, e tambem que a imobiliária até a data nunca me apresentou qualquer oferta de clientes pela casa.
Colocado por: FabioCaseiroO agente até esfrega as mãos, não tem trabalho absolutamente nenhum e ganha a comissão na mesma...
Colocado por: VarejoteVende o imóvel, paga comissão na mesma percentagem, eventualmente 5% +iva.
Colocado por: MLopes_a imobiliária terá direito à sua comissão de venda, mesmo que o negócio não seja mediado pela imobiliária.
Colocado por: FabioCaseirodevia ter pensado nesse aspecto antes de o ter assinado, ainda por cima sendo de exclusividade
Colocado por: MLopes_Por isso é que estes contratos são tão lesivos para os proprietários.
Colocado por: VarejoteDepois nas imobiliárias é que têm gente pouco séria
Colocado por: FabioCaseiroLeio inúmeras vezes que os contratos são para cumprir. Obviamente que depende do que está escrito no contrato mas não estou a ver uma imobiliária não se proteger nesse sentido num contrato de exclusividade.
Independentemente de considerarmos útil ou não o trabalho da imobiliária ou do agente, o que é certo é que quem está a proceder mal é o vendedor. Eu até compreendo, aparece a oportunidade de vender,faz o desconto ao comprador e não paga comissão mas no entretanto o contrato que assinou em que aceitou as condições não tem validade só porque não dá jeito.
Da mesma forma que se procura este tipo de informação também se procura com facilidade se é vantajoso ou não trabalhar com imobiliária ainda por cima com exclusividade. Facilmente chegaria á conclusão que não é a melhor solução. Só falta mesmo dizer que a percentagem são 5% + iva.
Se o tópico fosse sobre um contrato de empreitada ou de prestação de serviço numa qualquer especialidade com certeza levaria um rumo completamente diferente.
Colocado por: jorgemlflorencio
Discordo.
O trabalho da imobiliária é encontrar comprador. Apenas e só (bem se vê que quando algo corre mal são eles próprios a dizer isto).
Se não foi a imobiliária a encontrar comprador, não tem nada a receber.
Colocado por: jorgemlflorencioO trabalho da imobiliária é encontrar comprador.