Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

um contrato em regime de exclusividade é apenas para a promoção e divulgação do imóvel, não podendo,outras agências,terceiros, e até mesmo o proprietário fazer a divulgação e promoção do imóvel, sob pena da violação do regime de exclusividade. Caso apareça um potencial comprador sem ter tido conhecimento através da imobiliária o proprietário pode vender sem ter de pagar qualquer comissão á imobiliária.

Agora se a venda acordada com imobiliária for de 300k e o proprietário vender por 270k o que acontece? Deverá informar a mesma se tem cliente para 270k e caso não tenha avança com a venda e não tem de pagar comissão ou não tem de justificar o valor que vai vender? A imobiliária podera alegar que por aquele valor tambem venderia?
  2.  # 2

Durante quanto tempo mais tem o contrato de exclusividade?
    Se faltarem umas semanas, diga que não lhe interessa renovar o contrato e depois pode tratar de tudo como quiser…
    Não me parece que tenha que justificar o valor por que vende a sua propriedade, mas não sou advogado…
  3.  # 3

O contrato está no início.

A minha questão é se eu vender a casa por um preço inferior do que estava estipulado na imobiliária.

Vamos imaginar que o valor de venda era 300k já a contar com a comissão de 15k ou seja significa que eu iria receber apenas 285k. Se me aparecer um comprador que não venha através de nenhuma imobiliaria, soubesse por familiares que tinha a casa a venda e me faca uma proposta de 285k se posso avancar com CPCV mas tendo o contrato de mediacao em regime exclusividade a decorrer. E nao ter de pagar qualquer comissao tendo em conta que nao foi através da imobiliária que ele chegou ate mim, e tambem que a imobiliária até a data nunca me apresentou qualquer oferta de clientes pela casa.
  4.  # 4

Colocado por: Nuno.AZRO contrato está no início.

A minha questão é se eu vender a casa por um preço inferior do que estava estipulado na imobiliária.

Vamos imaginar que o valor de venda era 300k já a contar com a comissão de 15k ou seja significa que eu iria receber apenas 285k. Se me aparecer um comprador que não venha através de nenhuma imobiliaria, soubesse por familiares que tinha a casa a venda e me faca uma proposta de 285k se posso avancar com CPCV mas tendo o contrato de mediacao em regime exclusividade a decorrer. E nao ter de pagar qualquer comissao tendo em conta que nao foi através da imobiliária que ele chegou ate mim, e tambem que a imobiliária até a data nunca me apresentou qualquer oferta de clientes pela casa.

Se o contrato tem pouco tempo devia ter pensado nesse aspecto antes de o ter assinado, ainda por cima sendo de exclusividade. O agente até esfrega as mãos, não tem trabalho absolutamente nenhum e ganha a comissão na mesma...
    • NLuz
    • 19 novembro 2023

# 5

O contrato está no inicio ? Isso por miúdos é o quê ?
    Pode rescindir o contrato, tem que enviar uma carta registada à imobiliária a reportar a situação. Mas vá primeiro a um advogado para ele ler o contrato e redigir a carta. Perde o amor a 100/150€ mas ganha muito mais....

De certeza que esta situação só se coloca porque já tem uma proposta de terceiros em carteira :)
  5.  # 6

O contrato de mediação está agarrado à venda do imóvel e não ao preço de venda do imóvel.

Vende o imóvel, paga comissão na mesma percentagem, eventualmente 5% +iva.

Depois nas imobiliárias é que têm gente pouco séria, assinam os contratos de livre vontade, depois andam logo a tentar umas habilidades para os contornar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
  6.  # 7

Um contrato em regime de exclusividade significa que durante o período do contrato, a imobiliária terá direito à sua comissão de venda, mesmo que o negócio não seja mediado pela imobiliária.

Por isso é que estes contratos são tão lesivos para os proprietários.
    Concordam com este comentário: sisu
  7.  # 8

Colocado por: FabioCaseiroO agente até esfrega as mãos, não tem trabalho absolutamente nenhum e ganha a comissão na mesma...

Colocado por: VarejoteVende o imóvel, paga comissão na mesma percentagem, eventualmente 5% +iva.

Colocado por: MLopes_a imobiliária terá direito à sua comissão de venda, mesmo que o negócio não seja mediado pela imobiliária.

É perfeitamente natural assumir que o contrato de exclusividade não permita a venda a terceiros sob pena de pagar a comissão à imobiliária de qualquer forma, e geralmente isso é o que acontece. No entanto, nem sempre será assim, depende de vários fatores (um deles será obviamente a forma como o contrato está feito, quais as condições definidas). É uma situação desejável e de fácil resolução? Não necessariamente, e os tribunais serão o destino mais habitual (e a interpretação do juiz poderá variar como sabemos). Mas a verdade é que existem essas exceções, e facilmente se encontram vários acórdãos de tribunais a confirmar isso mesmo, libertando o vendedor do pagamento da comissão.

Colocado por: FabioCaseirodevia ter pensado nesse aspecto antes de o ter assinado, ainda por cima sendo de exclusividade

Colocado por: MLopes_Por isso é que estes contratos são tão lesivos para os proprietários.

Exato, sempre que possivel, um contrato de exclusividade é de evitar, mas nem sempre as imobiliárias vão nisso. Neste caso concreto, o user deveria procurar apoio jurídico para garantir que não se mete numa alhada.

Colocado por: VarejoteDepois nas imobiliárias é que têm gente pouco séria

Varejote, isto é como em tudo, há gente séria e menos séria em todas as áreas, mas a verdade é que muitas imobiliárias são pouco preparadas e não dominam questões importantes, nomeadamente ao nível legal, e especialmente na forma como elaboram os contratos, com prejuízo para os clientes.
  8.  # 9

Mais um palpite...

Não pode anunciar (porque deu exclusividade), mas pode vender (porque a casa continua a ser sua).
    Se eles assinaram contrato por 300, só têm direito a receber comissão se arranjarem quem pague 300.

Se vender por "meios próprios" o contrato perde validade. Independentemente do valor.

Avise-os é com antecedência, nunca se sabe se eles não aparecem com uma proposta por 300 (e o advogado pode ser um bom interlocutor para isso).
  9.  # 10

Espera por terminar o tempo, é o que?1 ano?se eles venderem pelo preço superior aceita.
    Se o comprador aceitar essa decisão de esperar como é óbvio
  10.  # 11

Leio inúmeras vezes que os contratos são para cumprir. Obviamente que depende do que está escrito no contrato mas não estou a ver uma imobiliária não se proteger nesse sentido num contrato de exclusividade.
    Independentemente de considerarmos útil ou não o trabalho da imobiliária ou do agente, o que é certo é que quem está a proceder mal é o vendedor. Eu até compreendo, aparece a oportunidade de vender,faz o desconto ao comprador e não paga comissão mas no entretanto o contrato que assinou em que aceitou as condições não tem validade só porque não dá jeito.
    Da mesma forma que se procura este tipo de informação também se procura com facilidade se é vantajoso ou não trabalhar com imobiliária ainda por cima com exclusividade. Facilmente chegaria á conclusão que não é a melhor solução. Só falta mesmo dizer que a percentagem são 5% + iva.
    Se o tópico fosse sobre um contrato de empreitada ou de prestação de serviço numa qualquer especialidade com certeza levaria um rumo completamente diferente.
  11.  # 12

Ainda assim:
    O contrato estabelece um pagamento pela execução de um serviço.
    Se o serviço não ocorreu, não há lugar ao pagamento.
    Tudo depende de como a prova é feita.

Convém informar-se com um advogado, para ajudar a gerir a questão e a resolver com o mínimo prejuízo.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  12.  # 13

Colocado por: FabioCaseiroLeio inúmeras vezes que os contratos são para cumprir. Obviamente que depende do que está escrito no contrato mas não estou a ver uma imobiliária não se proteger nesse sentido num contrato de exclusividade.
    Independentemente de considerarmos útil ou não o trabalho da imobiliária ou do agente, o que é certo é que quem está a proceder mal é o vendedor. Eu até compreendo, aparece a oportunidade de vender,faz o desconto ao comprador e não paga comissão mas no entretanto o contrato que assinou em que aceitou as condições não tem validade só porque não dá jeito.
    Da mesma forma que se procura este tipo de informação também se procura com facilidade se é vantajoso ou não trabalhar com imobiliária ainda por cima com exclusividade. Facilmente chegaria á conclusão que não é a melhor solução. Só falta mesmo dizer que a percentagem são 5% + iva.
    Se o tópico fosse sobre um contrato de empreitada ou de prestação de serviço numa qualquer especialidade com certeza levaria um rumo completamente diferente.

Discordo.
    O trabalho da imobiliária é encontrar comprador. Apenas e só (bem se vê que quando algo corre mal são eles próprios a dizer isto).
    Se não foi a imobiliária a encontrar comprador, não tem nada a receber.
  13.  # 14

Colocado por: jorgemlflorencio
    Discordo.
    O trabalho da imobiliária é encontrar comprador. Apenas e só (bem se vê que quando algo corre mal são eles próprios a dizer isto).
    Se não foi a imobiliária a encontrar comprador, não tem nada a receber.

Continuo a achar que quem assinou o contrato é que devia ter esses aspectos em consideração. Não estou a ver ninguém a obrigar a assinar mas posso estar errado.
    Eu quando passei pelo papel de vendedor excluí toda a imobiliária que quisesse um contrato de exclusividade.
    É justo? Provavelmente não mas se concordou e ainda assinou por baixo não posso passar a "culpa" para o outro lado da mesa
  14.  # 15

Só mais um alerta, existem contratos que até especificam que após X meses do fim do contrato de exclusividade, se o imóvel for eventualmente vendido a alguém que viu o imóvel durante o tempo de exclusividade… a comissão é para ser paga !

Pessoalmente … contratos são para cumprir , assinou tá assinado, cumpra.
    Se fosse ao contrário também gostaria de honrassem o assinado , em vez de andarem á procura de subterfúgios para fugir á palavra dada.
  15.  # 16

Colocado por: jorgemlflorencioO trabalho da imobiliária é encontrar comprador.

Discordo
    O trabalho da imobiliária é promover e divulgar o imóvel, se depois o proprietário decidir vender sem intervenção da imobiliária, vai ter que pagar os custos que a imobiliária teve com a sua promoção e divulgação.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  16.  # 17

O problema das imobiliárias é que querem angariar o imóvel, e depois relaxam.... Atenção, existem agentes e consultores que fazem muito bem o seu papel. Mas como todos sabem a própria agência se tiver 300 imoveis para venda nao vai investir neles todos em termos de promoção, maioria é fotos e videos e site e redes sociais. E ficam espera como se estivessem a pescar que alguem mostre interesse.

Os vendedores tb so podem conhecer o trabalho feito depois de assinarem o contrato, compromisso esse que nao da direito a imobiliária de descansar ate terminar o contrato.

Resumindo nos dias de hoje cada vendedor deve fazer a sua propria venda e evitar surpresas. De referir mesmo com exclusividade é para promoção. Se o cliente vier da rede de contatos pessoais etx, nao havera lugar nenhum a pagamento da comissão.

Muito mais quando nem apresentam uma proposta em 4 meses. Dizem que o imovel vale 300k e passados dois meses dizem nao vale tanto para se baixar para 260k a ver se vendem.....
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio

0.0167 seg. NEW