Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um anexo , atrás de casa, contíguo, com uma área de +-120 M2, e preciso substituir o telhado a cair por uma placa em cimento. Preciso de pedir licença? E no caso de querer erguer 3 paredes com +-2,50cm. A casa e o anexo distam da via pública 15metros.
    Agradeço ajuda.
    • MDM
    • 19 novembro 2023

# 2

Sim, precisa de licença porque intervém na estrutura e no revestimento exterior do edificado. Para as paredes interiores não precisa.
  2.  # 3

(...)Para as paredes interiores não precisa.

mas, por lei, tem sempre de comunicar à Câmara
  3.  # 4

porquê Nuno?
  4.  # 5

Colocado por: marco1porquê Nuno?

porque é o que diz a lei. neste caso o RJUE
  5.  # 6

onde ?
  6.  # 7

7.  # 8

antony

desculpa estar a ser chato mas não aparece nada referente a obras interiores.
    o que eu sei é que para obras de manutenção exteriores tipo telhados, embora isentas de controle previo tem de se avisar a camara.
    para fazer uma parede interior não vejo onde isso está escrito
    penso que devemos ser precisos na informação que aqui se transmite e não criar falsos mitos.
  8.  # 9

Colocado por: marco1antony

desculpa estar a ser chato mas não aparece nada referente a obras interiores.
    o que eu sei é que para obras de manutenção exteriores tipo telhados, embora isentas de controle previo tem de se avisar a camara.
    para fazer uma parede interior não vejo onde isso está escrito
    penso que devemos ser precisos na informação que aqui se transmite e não criar falsos mitos.
    porque ninguém o faz não significa que nao se deve fazer. um obra no interior como qq outra obra isenta de controlo prévio não está isenta de ser comunicada. ainda para mais sendo um processo simples e sem custos (ou quase, depende de quem o fizer)

neste momento estou a tratar de 100 processos desses aqui no meu concelho.
  9.  # 10

Colocado por: Fernanda CruzTenho um anexo , atrás de casa, contíguo, com uma área de +-120 M2, e preciso substituir o telhado a cair por uma placa em cimento. Preciso de pedir licença? E no caso de querer erguer 3 paredes com +-2,50cm. A casa e o anexo distam da via pública 15metros.
    Agradeço ajuda.

Como já disseram, para substituir a estrutura do telhado por laje terá de colocar processo de licenciamento na câmara.

No entanto, há câmaras que consideram "obras de escassa relevância urbanística" se substituir por vigota e ripa de betão, mas terá sempre que comunicar à câmara. É melhor que consulte um emg. civil para verificar se os apoios suportam nova estrutura.
  10.  # 11

Colocado por: htavares73No entanto, há câmaras que consideram "obras de escassa relevância urbanística" se substituir por vigota e ripa de betão,

Pois não deviam... uma estrutura em betão, é sempre mais pesada que uma estrutura de barrote e ripa de madeira.

por outro lado, há uma camara aqui na minha zona, que se quiser substituir estrutura de barrotes e ripas, por outra igual de barrotes e ripas com as mesmas dimensões, tem de fazer licenciamento... cada um interpreta a lei como quer / dá + jeito.

0.0157 seg. NEW