Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém tem algum esquema ou sabe de algum site bom com um passo a passo para fazer um forno a lenha?
    Agradecia umas dicas...
  2.  # 2

    Vai fazer um de raíz, comprar feito????
  3.  # 3

    Se fôr comprar um feito (o q eu aconselho) compre um c\ tijolo refractário (evite os fininhos de cerâmica) e depois forre c\ isolante e alvenaria. Proteja da chuva c\ um beirado
  4.  # 4

    A ideia é mesmo fazer, já que onde estou (Guiné Bissau) não há para vender. E também acho que será dificil achar quem saiba fazer.
  5.  # 5

    Existem uns sites que ensinam a fazer fornos de lenha a partir de barro palha e ....açucar (sim disse bem, o açucar qdo aquece carameliza e dá robustez ao forno).

    Ainda estive para me meter nisso, mas acabei por comprar...

    veja no google
  6.  # 6

    lol, não quero ser tão radical, prefiro usar materiais mais convencionais, consegue-se encontrar tijolos refractários e argamassas refractárias por aqui, vou pesquisar melhor a ver se encontro alguma coisa.
  7.  # 7

    Tenho um forno a lenha embutido na parede da cozinha, que depois de estar devidamente quente e pronto para cozinhar, o mesmo começa a largar areias das paredes, que acabam por cair no que está a assar, o que se torna naturalmente desagradável depois ao comer.
    Alguém me sabe dizer como hei-de resolver este problema?
  8.  # 8

    O forno é de tijolo refractário ou "barro"?
  9.  # 9

    Colocado por: nasrulaTenho um forno a lenha embutido na parede da cozinha, que depois de estar devidamente quente e pronto para cozinhar, o mesmo começa a largar areias das paredes, que acabam por cair no que está a assar, o que se torna naturalmente desagradável depois ao comer.
    Alguém me sabe dizer como hei-de resolver este problema?

    Por isso é que fiz o enchimento por cima do meu forno com leca. Conserva muito mais o calor e não tem esse problema.
  10.  # 10

    É de tijolo refractário.
  11.  # 11

    mas a leca não evita que a parte de dentro do forno se começe a desagregar.

    a leca é um isolante q se coloca fora do forno
  12.  # 12

    O que devo fazer? O forno é de tijolo refractário.
  13.  # 13

    eu aconselhava a ir àqueles locais onde se vendem churrasqueiras+fornos e pedir-lhes opinião, pois esse problema requer um profissional
  14.  # 14

    Colocado por: Paramontemas a leca não evita que a parte de dentro do forno se começe a desagregar.

    a leca é um isolante q se coloca fora do forno


    Sim, mas quando falam que cai areia, é porque há pessoas que enchem por cima dos fornos com areia (para aguentar mais tempo o calor).
    Por isso é preferivél a leca. Mesmo que o forno comece a estalar não cai areia.
  15.  # 15

    Bem aqui vai um link interessante, não é bem adequando ao que pretende, mas algumas técnicas podem ser consideradas.


    http://www.plantasdonordeste.org/assentamento/Produto_1/manual%20forno%20RQ.pdf


    Cumprimentos
  16.  # 16

    Colocado por: MJPEREIRA5
    Colocado por: Paramontemas a leca não evita que a parte de dentro do forno se começe a desagregar.

    a leca é um isolante q se coloca fora do forno


    Sim, mas quando falam que cai areia, é porque há pessoas que enchem por cima dos fornos com areia (para aguentar mais tempo o calor).
    Por isso é prefefivél a leca. Mesmo que o fornocomece a estalar não cai areia.


    Sim, é verdade, talvez seja esse o problema !!
  17.  # 17

    Pode tirar também uma ideia aqui.

    Cumprimentos
  18.  # 18

    No forno que temos cá em casa, o mesmo foi feito com tijolo refractário e barro. Diziam os meus avós que o barro que não se conseguisse limpar no interior do forno, saía com o calor. Por isso aconselha-se uma primeira queima muito extensa de modo a "curar" o barro e a limpar o forno. O enchimento exterior era em barro.
  19.  # 19

    Como foi aqui falado, o ideal é fazer com Tijolo Refractário.

    Por várias razões:

    - Estética
    - Durabilidade
    - Manutenção
    - Sabor da comida

    Pode ver o material que temos disponível aqui: http://issuu.com/greslar/docs/catalogo_2012_greslar

    ou em

    www.greslar.pt
    www.facebook.com/greslar

    Cumprimentos,
    Pedro
  20.  # 20

    Bom dia.
    Comprei uma casa que já tem um forno a lenha mas tem uma fissura que se vê por dentro.
    Conhecem alguém na zona Norte/Porto que faça reparação/manutenção? Obrigada.
 
0.0221 seg. NEW