Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Recentemente as cerâmicas foram betumas com uma cor que quando seca fica quase imperceptível mas que quando molhada fica muito escuro )m(beije Dakar).

Dúvidas:

1. Umas partes secaram em horas, outras passaram dias e ainda estão escuras. (Na imagem está metade escuro metade seco). Isto vai ficar tudo com cor de seco?

2. Se molhar fica logo escuro e volta a demorar umas horas a ficar claro.. vai acontecer sempre isso? Sempre que tomar banho aquilo vai ficar sempre com aspecto escuro? Fica mesmo mal.. se sim, há alguma solução?
      IMG_8999.jpeg
  2.  # 2

O betume é este..
      IMG_9022.jpeg
  3.  # 3

Tanbem tenho a mesma situação com betume da mapei. Ha varias razoes para isso. O saco deve ser bem abanado antes de ser utilizado de forma a espalhar melhor o pigmento. Depois ao retirar o excesso com muito agua, dilui o betume alterando a cor. Por último dev ser utilizado o saco todo de uma vez de forma a garantir nao haver alterações tonais de uma vez para as outras. Posto isto, no meu caso que a cor tanto dos azuleijos como do betume é identica à sua, vou deixar ficar ate me fartar 😄 pode tentar passar uma lixinha a ver se ajuda nas zonas escuras. Pode te tar aplicar algum tipo de selante tambem. Este tipo de betume quando é molhado fica escuro. Depois seca. Penso ser normal.
  4.  # 4

Tambem podia ter optado por um betume tipo epoxy.
  5.  # 5

Tb me aconteceu nos cinzas, até veio cá o senhor da Weber, como a cola era keracol e o betume Weber, deu isso como fonte dessa falta de uniformidade da cor... O epóxi é mais uniforme na cor, apesar de ser bastante caro, no exterior abriu fissuras por retração, vou ter de mandar arrancar e meter cola e veda cinza ou betume normal... nunca pensei que os betumes fossem uma ciência NASA
  6.  # 6

Colocado por: RUIOLITb me aconteceu nos cinzas, até veio cá o senhor da Weber, como a cola era keracol e o betume Weber, deu isso como fonte dessa falta de uniformidade da cor... O epóxi é mais uniforme na cor, apesar de ser bastante caro, no exterior abriu fissuras por retração, vou ter de mandar arrancar e meter cola e veda cinza ou betume normal... nunca pensei que os betumes fossem uma ciência NASA
    no exterior tambem em ceramico? Sera boa ideia preencher as juntas com cola e veda?
  7.  # 7

Colocado por: chris50ddno exterior tambem em ceramico? Sera boa ideia preencher as juntas com cola e veda?

Sim, no exterior cerâmico. Na escada interior meteram cola e veda e ficou 5 estrelas.
    • snob
    • 26 janeiro 2024

# 8

Provavelmente os betumes não são adequados a zonas humidas.
    Eu experimentava aplicar numa junta o produto Fila Salvaterraza.
    É caro mas julgo que resolve o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  8.  # 9

Colocado por: reator22Recentemente as cerâmicas foram betumas com uma cor que quando seca fica quase imperceptível mas que quando molhada fica muito escuro )m(beije Dakar).

Dúvidas:

1. Umas partes secaram em horas, outras passaram dias e ainda estão escuras. (Na imagem está metade escuro metade seco). Isto vai ficar tudo com cor de seco?

2. Se molhar fica logo escuro e volta a demorar umas horas a ficar claro.. vai acontecer sempre isso? Sempre que tomar banho aquilo vai ficar sempre com aspecto escuro? Fica mesmo mal.. se sim, há alguma solução?
      IMG_8999.jpeg
    há um produto da mistolin que serve para tirar resíduos cimentícios e deixa a cor do betume bem mais uniforme. Também tive a mesma situação no negro, no meu caso era da Weber. Passei o produto para experimentar e ficou bem mais uniforme. Atenção ao usar experimentar primeiro num sítio pequeno para garantir que não mancha e aí utilizar ventilar bem o espaço pois larga bastantes vapores.
  9.  # 10

Colocado por: RUIOLITb me aconteceu nos cinzas, até veio cá o senhor da Weber, como a cola era keracol e o betume Weber, deu isso como fonte dessa falta de uniformidade da cor... O epóxi é mais uniforme na cor, apesar de ser bastante caro, no exterior abriu fissuras por retração, vou ter de mandar arrancar e meter cola e veda cinza ou betume normal... nunca pensei que os betumes fossem uma ciência NASA

Tenho o mesmo problema com o cinza da weber em pavimento e revestimento.
  10.  # 11

Eu também tenho o mesmo problema numa casa de banho com um rejunte cinza da Weber.
  11.  # 12

Bem, aqui coloca-se 2 questoes:

1. A diferença de cor é porque parte ainda não secou ou vai ficar sempre assim, umas zonas escuras que parecem molhado e outras na cor normal que parecem secas?

2. É possível colocar selante caso tudo fique a cor clara e já não fica escuro sempre que se molha?

É muito estranho, como disse outra pessoa acima, nunca pensei que o betume fosse uma ciência complexa! Pensaria lá eu que alguma vez iria ter de me preocupar com o betume. Mas não é fácil de ignorar, está uma porcaria.
    • RUIOLI
    • 26 janeiro 2024 editado

# 13

Já vi que a Weber tem muitos casos destes, pelo menos por esta amostra aqui no FdC.

O meu, mesmo seco, tem tons de cinza diferentes.

O homem da weber que veio cá, tinha uma lista interminável de origens do fenómeno (muitas delas coisas difíceis de controlar em obra), até a água ser mais calcária, até brinquei com ele que da próxima vez ia comprar água de nascente com o PH mais adequado...

Weber nunca mais.
    Concordam com este comentário: Peper87, Zé Meirinho, Cvera
  12.  # 14

No meu caso não tive nenhum técnico da Weber na obra. Aquando da escolha de cores até me apresentaram catálogos da mapei também, mas optei pela Weber apenas por pensar ficar melhor servido. Depois de aplicado e devidamente limpo e seco também fiquei com diferenças de tonalidade, por conselho do ladrilhador usei esse tal produto da mistolin e ficou bem melhor mesmo. Quase não há diferença de tonalidade, o tom é negro então será mais fácil de não haver tanta nuance na cor. Deixo foto do antes e depois
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      IMG_1372.jpeg
      IMG_1371.jpeg
  13.  # 15

Colocado por: reator22O betume é este..
      IMG_9022.jpeg

Alguém com o mesmo problema usando esta marca? Segundo relatos aqui do fórum esta não devia ficar de outra cor quando é molhada!
      IMG_90222.jpeg
  14.  # 16

Colocado por: reator22

Alguém com o mesmo problema usando esta marca? Segundo relatos aqui do fórum esta não devia ficar de outra cor quando é molhada!
      IMG_90222.jpeg

Usei essa marca numa parede de WC social mas não apanha quase água nenhuma. Mas tem toda a mesma tonalidade. Enquanto da Weber mesmo o betume seco tenho varios tons de cinza
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  15.  # 17

Estou a ver que fui o único que se safou com a weber 😅
    Ainda bem, porque sou demasiado perfeccionista com essas coisas.. ainda mandava refazer tudo.
  16.  # 18

Já agora, aproveito para perguntar o seguinte: acontece este tipo de problemas (manchas, diferenças de cor, etc.) com betumes epóxi?
  17.  # 19

Colocado por: Peper87No meu caso não tive nenhum técnico da Weber na obra. Aquando da escolha de cores até me apresentaram catálogos da mapei também, mas optei pela Weber apenas por pensar ficar melhor servido. Depois de aplicado e devidamente limpo e seco também fiquei com diferenças de tonalidade, por conselho do ladrilhador usei esse tal produto da mistolin e ficou bem melhor mesmo. Quase não há diferença de tonalidade, o tom é negro então será mais fácil de não haver tanta nuance na cor. Deixo foto do antes e depois
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI
      IMG_1372.jpeg
      IMG_1371.jpeg

este? https://www.lojapro.pt/mistolin-desincrustante
  18.  # 20

Ja tinha lido este tópico e mal eu sabia que cá vinha parar também 😅

Betume da weber, o mesmo saco, no chão ficou impecável, nas paredes está escuro e manchado. É a mesma cor e o mesmo saco no chão e nas paredes, note-se.

Alguma ideia do que se possa ter passado? Acham que o facto de a cola do cerâmico da parede estar menos seca que a do chão, pode ter originado este fenómeno?
      IMG_0504.jpeg

0.0217 seg. NEW