Iniciar sessão ou registar-se
    • thsa
    • 1 fevereiro 2024

     # 1

    Boa tarde.
    Vou fazer uma intervenção nos espaços exteriores da minha moradia, que neste momento são em relva, e aplicar betão para posterior colocação de lajetas de betão.
    Como é habitual pedi orçamentos e o primeiro que recebi aponta para valores que eu acho elevados, mas que gostaria da opinião do fórum.
    A obra é no distrito de braga, os espaços a intervencionar somam cerca de 140 m2, e a movimentação das terras está negociada à parte.
    O orçamento inclui a colocação de tela plático, malha metálica, betão C25/30 com 8cm de espessura e a aplicação das lajetas de betão. As lajetas de betão são fornecidas por mim e não estão incluidas no orçamento. O acesso aos espaços não pode ser feito por camião betoneira e tenho muitas dúvidas que uma autobomba seja uma solução plausível.
    O primeiro orçamento que recebi foi de 15.000 € + IVA.
    Qual a vossa opinião?

    Obrigado
  1.  # 2

    peça mais orçamentos.
  2.  # 3

    Fazer betão para colocar betão?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

    Mande aplicar:
    Remoção da camada superficial de terra vegetal por froma a atingir a cota para a sub-base.
    - Compactação e nivelamento.
    - aplicação de geotextil
    - aplicação de sub-base em agregado britado de granulometria extensa (vulgo tout-venant), min. 10cm.
    - Aplicação de cama de areia min. 7cm.
    - Aplicação de lajetas em betão (dependendo se é para transito pedonal, ou de veículos ligeiros, assim deve escolher a espessura e tipo de lajeta).

    PS: Impermeabilizar um logradouro , é sempre das piores coisas que pode fazer, ainda por cima de forma tão intrusiva e de difícil (custos) reversão.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thsa
    • thsa
    • 5 fevereiro 2024

     # 5

    Obrigado pelos comentários. Confesso que sou completamente leigo nestes temas e quando me apresentam esta solução técnica (mais do que um empreiteiro), assumi que seria a indicada. Mas já percebi que não será assim... Entretanto recebi um outro orçamento com valores muito abaixo do primeiro (9000€ + iva)
  4.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasPS: Impermeabilizar um logradouro , é sempre das piores coisas que pode fazer, ainda por cima de forma tão intrusiva e de difícil (custos) reversão.

    E será que o user pode legalmente impermeabilizar 140m2? 🤔 Também desconheço se essa questão foi acautelada, é só uma chamada de atenção...
    Conheço vários casos em que intervenções dessas tiveram de ser partidas e retiradas.
  5.  # 7

    eventualmente faça uma solução mais robusta onde circularem automóveis (a tal com betão armado).
    E veja no PDM se não está a impermeabliizar demasiado...é que depois todos de queixam que a rede pluvial transborda durante as chuvadas.
 
0.0075 seg. NEW