Iniciar sessão ou registar-se
    • argo
    • 10 fevereiro 2024

# 41

Porque razão grande maioria dos vãos das WCs são desenquadrados da arquitectura da fachada?
  1.  # 42

Colocado por: argoPorque razão grande maioria dos vãos das WCs são desenquadrados da arquitectura da fachada

Deficiente resolução da Arquitectura , ou por insistência do dono de obra.
  2.  # 43

Acho que a discussão desviou-se um bocado da questão que levantei com o tópico.

A questão que levando é: A não colocação de vão/janela numa IS, mesmo que esteja junto ao perímetro da edificação, pode ser uma opção válida de projeto, se o objetivo for redução do consumo energético e o custo da construção.

Sei que o vão na fachada é mais um elemento que o arquitecto tem a disposição para dar por exemplo ritmo e escala à fachada. E por isso tenho impressão que a maioria dos arquitectos não abdicam de mais este elemento quando tem a possibilidade.

Não me recordo de alguma vez ter visto uma IS confinante com uma fachada que não tivesse um vão aberto. Salvo em situações que por limitações regulamentares não seja possível. Por isso fico com a ideia de que é quase que "obrigatória" a abertura do vão. Quando não deveria ser, se a opção fosse a de ter maior eficiência energética e custo da construção.

Mas se calhar estou enganado. :\
  3.  # 44

está enganado, na maioria das vezes o tal vão só "atrapalha" a arquitetura
    em termos de redução de valores etc, não é nada significativo nas contas gerais.
    para mim é apenas uma opção pessoal como tantas outras.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 45

Epah desculpe lá mas secalhar só no seu meio as pessoas acham isso. Meter janelas na wc é uma opção e diria que é uma opção que a maioria prefere, principalmente por ventilação natural. A moradia dos meus pais tem 3 wcs e as 3 têm janelas e são extremamente utéis. Tenho amigos a construir que todos colocaram janelas porque moradia--->wcs janela. É uma opção apenas e até hoje continuo sem perceber a questão dos custos, continua a ser uma mijinha de dinheiro perto de tudo o que uma casa é obrigada hoje em dia a ter.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 46

Colocado por: marco1em termos de redução de valores etc, não é nada significativo nas contas gerais.

Ficaria agradecido se me pudesse dar dados científicos que pudessem comprovar a afirmação. É que todos os dados que tenho confirmam que há ganho de eficiência energética e redução de custo de construção, manutenção e conservação ao longo da vida útil do edifício.

Colocado por: desofiapedroA moradia dos meus pais tem 3 wcs e as 3 têm janelas e são extremamente utéis.

E provavelmente a moradia não tem VMC, certo? Estou certo de que neste caso as janelas são bastante úteis. E se não percebe a questão dos custos é porque: ou não é relevante para o seu perfil socioeconómico, ou não tem informação técnica (dados relativos à redução do consume energético, custos de material, mão de obra, manutenção e conservação).
  6.  # 47

wilson, se as coisas fossem somente escolhidas pelas "contas" e pela eficiência"... Mas a vida real, não é assim que funciona, tem outros factores a considerar em sede de projecto.
    As opções finais de projecto são o resultado de ponderação de uma miríade de factores.

Boas dissertações.

PS: Resido atualmente num apartamento, tenho o privilégio de ter a IS com uma janela...Que agradável é ter o sol a entrar neste momento na IS e ser banhado de luz natural o resto do dia...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 48

Colocado por: Pedro BarradasAs opções finais de projecto são o resultado de ponderação de uma miríade de factores.

É exatamente este o meu ponto. Uma miríade de fatores que não significa "moradia--->wcs janela".

Colocado por: Pedro Barradas...Que agradável é ter o sol a entrar neste momento na IS e ser banhado de luz natural o resto do dia...

Que bom para si! A sério. Mas para muitos DO isto não tem valor algum.

O meu receio é: Será que os arquitetos estão preparados para aceitar quando um DO lhes diz: "Não quero janelas na IS, mesmo que as possa aplicar. Pois vou optar por VMC e um tubo solar e assim pretendo reduzir o custo da construção, consumo energético, manutenção e conservação" Se me disser que estão, acho que a minha questão está esclarecida e não vos vou mais maçar com "dissertações".
  8.  # 49

Wilson
    é uma opção.
    dados cientificos? deve estar a brincar, isso são é calculos que se fazem em termos de termica e ventilação, se quer uma coisa calcula para isso, se quer outra calcula para tal, isto nem estou a considerar preços pois não terá uma carga astronomica "face ao desejo da opção"
    hoje em dia face á legislação as janelas já não contam para os parametros de ventilação, dai que friso que garantindo a ventilação ter janela ou não ter é uma opção pessoal que terá mais a ver com estetica, vistas, emoção, ...custos...
  9.  # 50

Colocado por: WilsoooonSerá que os arquitetos estão preparados para aceitar quando um DO lhes diz: "Não quero janelas na IS, mesmo que as possa aplicar.

Preparados !?. Então se esse é um parâmetro fixo do programa do cliente. Que quer que lhe responda!?

O Marco1 tb já respondeu...

O Wilson não quer entender que ambas as opções, com ou sem janela são válidas.
    No final não é o custo que decide uma coisa dessas no projecto de uma moradia, são outros valores.

Pessoalmente valorizo muito. E mais de 90 % dos meus clientes também o fizeram durante o processo de elaboração de projecto.
  10.  # 51

Colocado por: Pedro BarradasO Wilson não quer entender que ambas as opções, com ou sem janela são válidas.

Desculpe mas nunca dei a entender isso. Sempre afirmei que ambas soluções são válidas mediante o preço que o DO esteja disposto a pagar.
    O que eu ponho em causa é o dogma que existe (e de que desofiapedro clara e talvez inadvertidamente expôs) de que "moradia--->wcs janela".

Colocado por: Pedro BarradasPreparados !?. Então se esse é um parâmetro fixo do programa do cliente. Que quer que lhe responda!?

Colocado por: Pedro BarradasPessoalmente valorizo muito. E mais de 90 % dos meus clientes também o fizeram durante o processo de elaboração de projecto.

E será que o facto do Pedro valorizar muito não influenciou/condicionou/inibiu o DO de optar por abdicar da janela na IS?

Enfim... Para concluir o meu ponto de vista, fica aqui para memória futura para os futuros DO, de que é perfeitamente aceitável optar por uma IS sem janela (De forma a reduzir o custo de construção e aumentar a eficiência energética), mesmo quando ela é possível de ser aplicada, quando forem garantidas a ventilação e iluminação adequada das IS por outros meios.
    Obrigado a todos.
  11.  # 52

Colocado por: WilsoooonE será que o facto do Pedro valorizar muito não influenciou/condicionou/inibiu o DO de optar por abdicar da janela na IS?

Pode acontecer - Sou uma pessoa de convicções- mas os assuntos são falados, explicam-se as vantagens e desvantagens. Normalmente as pessoas fazem questão de ser previsto iluminação natural nas IS.
    Quanto aos supostos maiores custos de construção e pelo chavão da eficiência energética - não é por haver janela da Is que as coisas descambam... É por outras razões..;)
  12.  # 53

Colocado por: Wilsoooonnão é relevante para o seu perfil socioeconómico

Não consigo consigo conceber que quem constrói como D.O. não seja indivíduo privilegiado, que poupa em janelas ou clarabóia no WC.
  13.  # 54

Colocado por: Wilsoooon
    Ficaria agradecido se me pudesse dar dados científicos que pudessem comprovar a afirmação. É que todos os dados que tenho confirmam que há ganho de eficiência energética e redução de custo de construção, manutenção e conservação ao longo da vida útil do edifício.

E provavelmente a moradia não tem VMC, certo? Estou certo de que neste caso as janelas são bastante úteis. E se não percebe a questão dos custos é porque: ou não é relevante para o seu perfil socioeconómico, ou não tem informação técnica (dados relativos à redução do consume energético, custos de material, mão de obra, manutenção e conservação).

Caro, quem constrói uma casa hoje em dia ou tem dinheiro ou não tem, e não são as janelas ou a falta delas na wc que vão encarecer a obra ou poupar valores que sejam consideráveis. Essa de construir pra qualquer um terminou, ou tem bolso ou não tem, e como diz e bem o Palhava, as pessoas que constroem hoje não estão a poupar nas janelas das wcs, há outros factores onde se poupa e bem.

0.0199 seg. NEW