Colocado por: argoPorque razão grande maioria dos vãos das WCs são desenquadrados da arquitectura da fachada
Colocado por: marco1em termos de redução de valores etc, não é nada significativo nas contas gerais.
Colocado por: desofiapedroA moradia dos meus pais tem 3 wcs e as 3 têm janelas e são extremamente utéis.
Colocado por: Pedro BarradasAs opções finais de projecto são o resultado de ponderação de uma miríade de factores.
Colocado por: Pedro Barradas...Que agradável é ter o sol a entrar neste momento na IS e ser banhado de luz natural o resto do dia...
Colocado por: WilsoooonSerá que os arquitetos estão preparados para aceitar quando um DO lhes diz: "Não quero janelas na IS, mesmo que as possa aplicar.
Colocado por: Pedro BarradasO Wilson não quer entender que ambas as opções, com ou sem janela são válidas.
Colocado por: Pedro BarradasPreparados !?. Então se esse é um parâmetro fixo do programa do cliente. Que quer que lhe responda!?
Colocado por: Pedro BarradasPessoalmente valorizo muito. E mais de 90 % dos meus clientes também o fizeram durante o processo de elaboração de projecto.
Colocado por: WilsoooonE será que o facto do Pedro valorizar muito não influenciou/condicionou/inibiu o DO de optar por abdicar da janela na IS?
Colocado por: Wilsoooonnão é relevante para o seu perfil socioeconómico
Colocado por: Wilsoooon
Ficaria agradecido se me pudesse dar dados científicos que pudessem comprovar a afirmação. É que todos os dados que tenho confirmam que há ganho de eficiência energética e redução de custo de construção, manutenção e conservação ao longo da vida útil do edifício.
E provavelmente a moradia não tem VMC, certo? Estou certo de que neste caso as janelas são bastante úteis. E se não percebe a questão dos custos é porque: ou não é relevante para o seu perfil socioeconómico, ou não tem informação técnica (dados relativos à redução do consume energético, custos de material, mão de obra, manutenção e conservação).