O meu pai tinha um terreno onde construiu a sua casa (area do terreno muito maior à area da casa). O meu pai ficou com dívidas mas conseguimos passar a casa para mim, o nome da filha. Foi possivel porque quando a casa foi alvo de penhora, usei o direito de remição. Mas nada mais foi alvo de penhora, foi mesmo o artigo da casa que foi a leilão.
Agora, queria atualizar aquilo e ficar com o terreno também em meu nome (porque nem faz muito sentido ter sido possível, a casa ficar em meu nome e a área do terreno em nome do meu pai).
Já confirmei com o solicitador que a area do terreno continua em nome do meu pai mas só o artigo da casa onde ele vivia é que foi alvo de penhora.
O nome do meu pai ficou "manchado" e não pode ter nada em seu nome porque a dívida não foi saldada (mesmo apos gastarmos milhares em usufruir o direito de remição). Mas o terreno sobre a casa continua ok.
Será que consigo passar para o meu nome? Ou a área do terreno é intocável porque depois faz "soar" alarme no assunto da divida por resolver? é que a forma mais simples de resolver isto no imediato, era o meu pai fazer doação do terreno para mim.
Ou em ultimo caso, o meu pai faz uma "venda" desse terreno a alguém?
Olá, Que tamanho tem o terreno? Pelo que se entende, são dois terrenos, dois artigos, certo? Havendo mais que isso, será que não poderia vender uma parte apenas? E assim atenuar ou saldar as dívidas? Será que o seu pai pode desfazer-se de um bem enquanto tem dívidas a saldar? E não prestar satisfações ao banco?
Não seria mais sensato tentar resolver os problemas com o banco primeiro? Mantendo o terreno em nome do seu pai?