Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, trago uma questão que pode parecer simples mas a verdade é que pesquisei e não encontrei resposta para ela em parte nenhuma do forum. Adquiri uma casa nova com lareira equipada com recuperador de calor hergon. Como tem estado frio (e de que maneira) resolvi testar o recuperador de calor. A verdade é que, apesar de arder a lenha que lá coloco, só passadas algumas horas liga a ventilação (minuscula) de onde o ar não vem extraordinariamente quente e não chega sequer a aquecer nada com a excepção do vidro. Será normal? Será que nas primeiras utilizações o recuperador não funciona a 100%?
    Agradeço respostas...
  2.  # 2

    Olá,

    fecha o registo no fim de acender o lume? se não fecha um pouco o registo, o calor escapa todo pela chaminé
  3.  # 3

    Olá marcojose,
    o registo deve ser uma patilha que permite regular a entrada de ar, não?
    Desculpa a minha enorme ignorância relativamente a este assunto...
    Obrigado
  4.  # 4

    veja lá na imagem e mais uma vez peço desculpa por ser tão azelha
      curvo.jpg
  5.  # 5

    Olá,
    o que você necessita não é regular a entrada de ar, é sim a saída de fumos, tem algures no recuperador uma patilha que permite regular a saida de fumos, qdo tiver a lareira bem acesa deve fechar ao máximo essa patilha para queimar pouca lenha e conservar o calor.
    A melhor forma de confirmar se é essa é qdo acender a lareira fechar essa patilha e ver se a estufa se enche de fumo, pode mesmo tentar com a porta aberta, de forma rápida claro está, para ver se qdo fecha essa patilha o fumo deixa de subir na chaminé.....


    Boa sorte e desfrute bem :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migrabino
  6.  # 6

    Continuo com o problema de não saber onde encontrar essa dita patilha de que fala o sr. marcojose.
    Esta semana queimei muita lenha e sentiu-se já algum calor mas nada comparado com outros recuperadores de calor que já vi em funcionamento o que leva a questionar a instalação. Enquanto que muitos têm saídas de ar na parede ou mesmo em outras divisões, o mesmo não acontece com o meu.
    Será que não se trata de uma instalação deficiente?
  7.  # 7

    Boa tarde,

    Poderia tirar umas quantas fotos do seu recuperador e partilhar para tentarmos ajudar?
  8.  # 8

    Colocado por: gugasBoa tarde,

    Poderia tirar umas quantas fotos do seu recuperador e partilhar para tentarmos ajudar?


    Irei fazer isso assim que possível.
    Para já, está aí acima uma foto de um modelo muito semelhante. Espero que dê para me ajudar.
  9.  # 9

    O calor não foge todo pela chaminé se o registo estiver aberto...o registo aberto até aumenta a chama e pode até aumentar o calor libertado, só que a lenha tb queima mais depressa. Se não aquece podem ser perdas por outros lados, ou folga no tubo da chaminé-
    • RuiR
    • 5 janeiro 2011

     # 10

    Boa tarde!!!
    Gostaria de saber como é que se adapta um ventilador/dissipador num recuperador de calor que não possui ventilação!!!
    Qual o melhor local tendo em conta que o local mais fresco é por baixo do recuperador (o meu tem espaço para isso)..é possível???
    Estava a pensar aplicar umas ventoinhas por baixo do recuperador para obrigar o ar frio a empurrar o ar quente pela grelha da hotte !!!
  10.  # 11

    Boas

    Eu tenho um Hergon C-10 Plano e funciona bem, dependendo da lenha colocada (termostato dispara aos 50 graus) posso dizer que ao fim de ~10min os ventoinhas começam a trabalhar..
  11.  # 12

    BOAS

    procuro ajuda por causa de um recuperador de calor q possuo em casa e este nao me aquece a sala ja abri o registo fechei deixei meio aberto e nao ha meio de a dita divisao aquecer acabei por isolar o interior com la de vidro tentando q o calor saisse e consequentemente aquecesse o ambiente mas nao aconteceu sentiu-se algumas melhorias mas nada do q ja vi pois certos vizinhos colocam apenas um ou dois troncos a arder e aquece de tal maneira a divisao q so de tshirt se andava bem
    agradeço ajuda
  12.  # 13

    estranho dá para colocar uma foto dele aqui?
  13.  # 14

    Boa tarde
    Preciso de ajuda, mudei de casa e tenho um recuperador sem ventilação.Não sei como funciona e nem consegui encontrar o modelo na net. Alguém consegue ajudar? imagem em anexo
      recup.jpg
    •  
      taunus
    • 30 janeiro 2022 editado

     # 15

    Boa noite,

    Não consigo ajudar o joia5555 mas aproveito a foto do seu recuperador para colocar uma questão. Vou substituir um recuperador do mesmo tipo (nem lhe chamaria bem recuperador mas mais lareira fechada). Andava a sondar para um recuperador a lenha, pois serviria para aquecimento local e tornar a sala mais agradável visto que tenho AC em toda a minha casa. Entretanto vieram falar-me para colocar um recuperador a pellets, mas se um recuperador a lenha já ficava caro (cerca de 2100€ instalado e c/ iva) o de pellets ia para os 2800€. Isto seria para submeter ao fundo ambiental. Estava a ficar entusiasmado com os pellets, devido à capacidade de ter mais tempo a funcionar sem abastecer, mas este fim de semana resolvi fazer um ponto da situação.

    As conclusões a que cheguei foram as seguintes:
    - Recuperador a pellets fica mais caro
    - Recuperador a pellets é mais complexo logo mais manutenção
    - Tenho AC logo a vantagem de ter pellets fica muito dissipada

    O recuperador seria para substituir outro (é mais uma lareira fechada) que tenho na sala. Já tenho alguns orçamentos e tudo de marcas diferentes. Há alguma a evitar?

    Tenho para Carbel, Solzaima, Flamebox, Bronpi...

    Um deles disse-me que Solzaima dava problemas em pellets. Mas não sei se é conversa de vendedor, já que não vende Solzaima...

    Gostaria de ouvir as vossas opiniões perante este cenário.
  14.  # 16

    Tenho um recuperador a lenha da Solzaima há mais de 10 anos, só este ano é que levou uma chapa de cima, a velha ainda fazia mais um ano, e fio de vedação nas portas. De resto sempre a bombar.
  15.  # 17

    Colocado por: luisrdsTenho um recuperador a lenha da Solzaima há mais de 10 anos, só este ano é que levou uma chapa de cima, a velha ainda fazia mais um ano, e fio de vedação nas portas. De resto sempre a bombar.


    A lenha são bem menos complexos... Tenho receio é dos recuperadores a pellets
 
0.0188 seg. NEW