Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde.
    primeiro gostava de agradecer a todos os participantes deste forum que já me ajudaram a tirar algumas dúvidas através de vários tópicos, este site revela-se um ajuda muito útil para quem é leigo na construção de uma casa e em valores de materiais.
    venho apresentar o meu projecto elaborado no floorplanner, que pretendo entregar ao meu arquitecto, mas gostava de saber outras opiniões antes. a casa é só de um andar com 187m quadrados medidas externas, tem 2 quartos e uma suite, sala, cozinha, despensa/garrafeira, escritório, e um telheiro ao lado para o carro. O telheiro não é considerado garagem visto não ser fechado. as medidas do terreno e da casa são exactas as da imagem.
    em conversas informais com um empreiteiro e outros, disseram me ser possível fazer esta construção por 100.000 euros mais 15000 para jardim e piscina. O terreno não necessita de terraplanagem, ja tem muros em toda volta e o terreno ja é meu, ou seja, o orçamento é mesmo só para a construção.
    o meu projecto é modesto, reparem que a casa só tem um piso, poupo nas placas, não tem recortes externos porque é um rectangulo, que fica mais barato.
    gostava de ler a vossa opinião e se necessitarem de mais informação eu faculto. todos os orçamentos e avanços, e até fotos serão postadas neste tópico de forma agradecer toda ajuda que me deram.
    obrigado
      hpqscan00012.jpg
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2010

     # 2

    Uma coisa que quase adivinho que lhe vão dizer: muito espaço perdido em circulação (corredores).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SRPP - Arquitectura, bhp | arq, Carlos_alves19
  2.  # 3

    Creio que o WC não cumprirá as medidas minimas em relação à lei das acessibilidades.
    Já rparou que tem corredores de 1,7m de largura?
    Quanto à distribuição do espaço... prefiro não comentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  3.  # 4

    Os corredores na minha opinião dão ideia de pensão ou residencial, quanto aos 115.000 euros? é para construir essa área de 187? é que se for digo-lhe já que não tem qualquer hipotese.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  4.  # 5

    é verdade que tem muito corredor mas como é uma moradia em comprimento é a única solução para fazer a ligação das divisões todas sem ter de passar por umas para chegar as outras. Quais são as medidas dos WC na lei das acessibilidades??? os corredores tem 1,5m de largura, o ´nico que tem 1,7 é o de acesso ao WC de serviço, e a ideia das divisões assim e corredores é haver o mínimo de recortes e esquinas dentro da casa. na minha modesta opinião está simples, grande e tem espaço para tudo, tento poupar na construção a nível de placas, e recortes e outros para depois investir em materiais e extras...
    agradeço a vossa opinião
  5.  # 6

    Os meus comentários:

    1. creio que não consegue cumprir a lei das acessibilidades com nenhuma das I.S.
    2. Área dos quartos parecem-me pequenas (ainda falta os roupeiros)
    3. Se possível colocar janela nas I.S. (porque não trocar o closet com a I.S da suite?)
    4. Não sei onde é o Norte mas, seria interessante o acesso à piscina ser pela sala e não por um corredor de acesso aos quartos (zona privada)
    5. Reduzir a largura dos corredores
    6. Existe uma janela da cozinha para o telheiro? E os cheiros?
    7. Fazer uma separação entre a zona privada e a social com uma porta
    8. Já pensou se quer fazer uns petiscos junto à piscina? Tem de, ou dar a volta à casa ou passar pelo corredor de acesso aos quartos.... ponderou puxar a piscina para a frente da casa?

    Em resumo, sugiro que pense numa outra disposição....
    Já agora, onde está o norte e qual é o limite do terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  6.  # 7

    mafgod obrigado pelo seu comentário, é construtivo e útil
    1- não tenho conhecimento da lei mas vou inteirar me e reparem que essa parte do projecto é fléxivel, posso alterar sem mexer nas divisões principais
    2- os quartos penso serem suficientes, neste momento tenho um quarto com 16m mais armários embutidos e é exagerado, estes ficam com 14,30m perdendo 2,30m para o armário embutido, mas também pode ser alterados
    3- vai te janela o closet, e é possível mas não pretendia para ir ao closet ter de passar pela I.S. da suite
    4- o norte fica do lado do telheiro, o sol nasce na piscina e corre pela suite, passa pela sala e deita-se na frente
    5- quanto aconselha a ter o corredor de medidas???
    6- o telheiro é aberto na frente e traseiras e a janela, penso não ter problemas de cheiros visto o telheiro ser muito arejado
    7- gostei da sua ideia da porta privada, vou estudar essa posibilidade juntamente com a diminuição dos corredores e medidas das I.S.
    8- a piscina na frente penso que também ficaria agradável mas o terreno ai será menor visto ter a entrada para carros, mas é possível porque ainda tenho cerca de 13m livres laterais e posso puxar a casa para o fundo do terreno
    9- o terreno é 35mx17 e o norte é na lateral do telheiro
    obrigado
  7.  # 8

    LuisFigeuiredo:

    Os corredores na minha opinião dão ideia de pensão ou residencial, quanto aos 115.000 euros? é para construir essa área de 187? é que se for digo-lhe já que não tem qualquer hipotese.

    resposta: eu entendo que o valor é baixo mas digo-lhe que pedi opinião a pessoas com experiência no assunto e a sua opinião é a primeira negativa.
    não gasto nada no terreno nem em muros, e só entrego a mão de obra, os materiais sou eu quem os escolhe e compra, e pretendo poupar em alguns aspectos que farei eu ou entregarei a conhecidos e amigos, por exemplo a pintura serei eu a faze-la...
    obrigado pela sua opinião mas pretendia algo com mais informação e realista, baseada em factos, e não tão péssimista...
  8.  # 9

    Carlos...

    é possível devido á sua simplicidade, mas está muito mal distribuída.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  9.  # 10

    Concordo com o mafgod quando diz que seria interessante o acesso à piscina ser pela área social e não pela área privada. Disse que a piscina fica a nascente... o facto de a posicionar atrás da casa dá-lhe mais privacidade mas tenha em conta a exposição solar, uma piscina quer-se com o maior número de horas de sol possível. A piscina em minha casa também fica por trás da casa, do lado nascente, mas a distância dela à casa e o posicionamento foram suficientes para garantir que ela apanha sol o dia todo, praticamente até ao pôr do sol. Isto é um detalhe importante, conheço quem tem piscina que fica à sombra de tarde e isso acaba por condicionar a sua utilização, sobretudo em dias com mais aragem.
    O telheiro e a cozinha: a ligação é uma janela? Talvez fosse interessante considerar uma porta de acesso directo da cozinha para o telheiro: em dias de chuva tem de sair pela porta (se é o que eu entendo que seja, uma porta na cozinha virada para a frente da casa?) e não tem abrigo para ir ao telheiro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  10.  # 11

    marco1

    agradeço desde já o seu comentário
    gostava de ter a sua opinião de, com o faria a distribuição das divisões? penso que é arquitecto, certo?
    este é apenas um esboço que ainda não foi apresentado ao arquitecto, estou apenas adiantar trabalho, recolher informações e orçamentos...
    obrigado
  11.  # 12

    Colocado por: celina2Concordo com o mafgod quando diz que seria interessante o acesso à piscina ser pela área social e não pela área privada. Disse que a piscina fica a nascente... o facto de a posicionar atrás da casa dá-lhe mais privacidade mas tenha em conta a exposição solar, uma piscina quer-se com o maior número de horas de sol possível. A piscina em minha casa também fica por trás da casa, do lado nascente, mas a distância dela à casa e o posicionamento foram suficientes para garantir que ela apanha sol o dia todo, praticamente até ao pôr do sol. Isto é um detalhe importante, conheço quem tem piscina que fica à sombra de tarde e isso acaba por condicionar a sua utilização, sobretudo em dias com mais aragem.
    O telheiro e a cozinha: a ligação é uma janela? Talvez fosse interessante considerar uma porta de acesso directo da cozinha para o telheiro: em dias de chuva tem de sair pela porta (se é o que eu entendo que seja, uma porta na cozinha virada para a frente da casa?) e não tem abrigo para ir ao telheiro...

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carlos_alves19



    agradeço a sua opinião e são dois aspectos que tenho que pensar
    pensei em fazer com que o telhado sobre a cozinha continue por mais 1m de forma a proteger da chuva a pssagem do telheiro até ao hall, não pretendia ter uma porta de acesso directo porque seriam portas a mais para a cozinha e perderia espaço para móveis.
    a piscina a frente torna-se uma ideia agradável, eu pensei nas traseiras pela privacidade mas na frente do terreno não perco total privacidade por causa da elevação do terreno e muros, de fora não se vê para dentro e de dentro para fora o muro tem cerca de 1,20m, o que dá para ver bem para fora se quiser... o unico senão é que em dias de aragem nas traseiras encontrava se protegida do vento e na frente ja não tanto...
    haver uma porta que distinga a parte social da parte privada agrada me, posso estreitar o corredor mas tem de continuar ali porque na minha opinião a casa deve ter um acesso para as traseiras, e nunca so a porta da frente.
  12.  # 13

    Carlos

    Reforço a ideia que com 115 mil euros... para essa área... ou o construtor vai poupar no material ou então vai-lhe sair a sorte grande... pois nunca vi tal coisa para termos uma qualidade de construção aceitável...

    Para alem do que já foi dito, porque é que entra num hall de entrada totalmente encerrado, virado novamente para a entrada de um corredor? Tire essa parede dai...

    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  13.  # 14

    Colocado por: bhpCarlos

    Reforço a ideia que com 115 mil euros... para essa área... ou o construtor vai poupar no material ou então vai-lhe sair a sorte grande... pois nunca vi tal coisa para termos uma qualidade de construção aceitável...

    Para alem do que já foi dito, porque é que entra num hall de entrada totalmente encerrado, virado novamente para a entrada de um corredor? Tire essa parede dai...

    Cumpts

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carlos_alves19



    quanto ao orçamento, eu acredito que é possível mas também posso pagar um pouco mais, estou é avançar números baixos para não perder o controlo das contas.
    o hall é verdade que não tem muita lógica ser fechado, mas o que fazer? sem hall? não gosto da ideia. porta da cozinha e sala passarem para o hall??? depois tenho um jantar na sala e tenho que passar com a comida pelo hall... não está facil...
    obrigado
  14.  # 15

    Tem que se desprender dessa disposição e organigrama que tem a habitação nesse esquema.
    Uma habitação com uma volumetria em bloco ou caixote não tem necessáriamente de ser assim. O projecto pode ser cozinhado de 1000 maneiras diferentes logo o hall assim como o esquema base, precisa de ser trabalhado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  15.  # 16

    Caro Carlos_alves19, já que vai pagar ao arquitecto.. deixe-o fazer o trabalho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  16.  # 17

    Está tanta gente a falar que os 115 mil são baixos para os 187m2 de área...

    Acho perfeitamente aceitável! são €618/m2. Com a crise que a construção civil tem, esse preço baixa sem grandes problemas até aos €550/m2. Já para não falar da questão que é o Carlos que vai comprar alguns materiais.

    Fica o conselho, se puder, vá comprar os materiais a Espanha, existem diversas empresas de materiais de construção junto ás fronteiras. Grande vantagem, não cobram Iva, pois está isento. enquanto as empresas portuguesas cobram o Iva e não passam facturas! Eles entregam em Portugal.

    Só para ter uma ideia, chão que no passado era vendido a 25 / 30 euros o M2, vendem agora por €10/M2.

    Quanto ao distribuição das áreas... Não faz muito sentido a disposição, pelo que já disseram, mas os quartos parecem-me com boas áreas.

    Eu como nasci em berço humilde, um quarto com 14 m2, já é bom.


    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  17.  # 18

    pois...é isso mesmo, já que vai pagar ao menos pague por trabalharem e não apenas por uma assinatura. Este esquema e as suas ideias já são mais que suficientes para dar inicio a uma coisa com pes e cabeça e com os regulamentos e com certas regras arquitectónicas/construtivas e funcionais já em consideração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  18.  # 19

    Caro p.fonseca

    Se está a dizer que a casa deve ser construida com pavimentos de 10 euros m²... ora eu por ai nem vou entrar. Não é pelo preço que disse mas se as pessoas querem qualidade, boa mão de obra e bons materiais... só neste exemplo que deu, acho que é complicado.
    Agora claro, quem quer ter qualidade tem que a pagar, e não estou a falar de valores muito altos, mas aceitáveis para o efeito. E com 115 mil euros, acho quase impossivel... é melhor contar com derrapagens orçamentais e dores de cabeça
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisFigueiredo, Carlos_alves19
  19.  # 20

    Colocado por: PBarataCaro Carlos_alves19, já que vai pagar ao arquitecto.. deixe-o fazer o trabalho!


    sim, concordo mas preteendia ter já uma base pra entregar ao arquitecto e pra pedir já orçamentos, só assim terei um controlo maior sobre os custos totais da moradia, senão entra em derrapagem como as obras públicas... que entram sempre...
    antes de entregar ao arquitecto pretendia ter orçamentos para: pedreiro, electricista, carpinteiro, canalizador, pavimentos, janelas, estores eléctricos, aquecimento, cozinha mobilada, pintura, portão eléctrico, piscina, picheleiro... falta me alguma coisa???
    eu tenho noção que o arquitecto vai fazer alterações mas serão pequenas, mas a ideia desta discussão é retirar ideias e alterações, agradeço desde já toda ajuda
 
0.0218 seg. NEW