Antes de mais, desejo a todos uma boa e feliz páscoa.
Indo ao assunto, estou a planear a fazer as obras da minha moradia. Trabalhei em construção na Alemanha e Suíça durante alguns anos, por esse motivo, eu e mais outro mestre, vamos tratar do grosso, arredores, pintura, isolamento térmico e impermeabilização, sendo que o resto das especialidades será entregue a empresas especializadas. A minha dúvida é: devo abrir uma firma ou se ser trabalhador independente é o suficiente? Deste que cumpra com os requisitos exigidos por lei, claro. É que não pretendo fazer outras obras depois de terminada a nossa casa. Outra dúvida que até pode soar tonta: como vou ter financiamento bancário (crédito para obras), há algum problema sendo um trabalhador independente a fazer a obra e não uma firma? Já me foi sugerido pedir o alvará a outra empresa de construção para esta obra, mas pelo que tenho de pagar por esse alvará emprestado, sai mais barato ser eu a tratar de tudo. Por último, sendo o trabalhador independente a fazer as obras, é preciso algum engenheiro assinar este projeto antes de eu entregar o alvará na câmara?
O alvará é equiparado á carta de condução. Pode ser um excelente condutor, se não tiver carta de condução estará sempre ilegal. Se quiser alugar um carro necessita de indicar qual a sua carta de condução. Para assumir uma obra perante a câmara necessita de apresentar o seu alvará. Além do alvará necessita de indicar alguém que tenha habilitação para ser diretor técnico. Esse diretor técnico pode ser: Técnico condutor de obra Agente técnico de arquitetura e engenharia Engenheiro técnico civil Engenheiro civil ou na falta destes, arquiteto
O projecto , ou melhor, os projectos , são obrigatórios e são elaborados por equipa multidisciplinar. Constituída por arquitecto e engenheiros.
Antes tem de saber a Viabilidade de edificação no terreno que está a pensar. Sendo possível a construção , existem ainda outros requisitos e limitações a ter em conta.
Pelo exposto , antes de se meter nessa aventura , contacte um Arquitecto ou gabinete de projectos.
O projeto já se encontra aprovado na câmara. Neste momento estão a pedir os dados da empresa que vai fazer a construção e o seguro, daí as minhas dúvidas. Em relação a obra, trata-se de uma renovação de um prédio existente e uma construção nova, tudo no mesmo terreno.
Colocado por: oMadeirenseMas uma empresa obriga a ter contabilidade organizada (mais custos) enquanto trabalhador independente não. Certo?
Não, não é obrigado a contabilidade organizada. Eu pessoalmente abri uma lda para assim separar as coisas da empresa das coisas pessoais casa aconteça alguma coisa. E se não tiver contas separadas a casa é considerada da empresa e não sua pessoalmente
Pois mas como vou hipotecar a propriedade, não a posso ter no nome da empresa. Poderia poupar em sede de IVA (ao comprar material para a obra) mas tinha que ter essa propriedade no nome da firma, no entanto, isso ia me impedir de pedir o crédito para obras porque estou a pedir o crédito em meu nome.