Tenho um aquecedor antigo Efacec (1500 watt ; 220 volt ; Tipo 4C) embutido numa parede e gostava de lhe ligar um interruptor inteligente Wi-Fi(por exemplo o Sonoff Mini Extreme - Mini R4) no interior da parede por onde passam os cabos neutro e fase, para o poder ligar e desligar através do meu telemóvel.
Fui a uma loja de venda de artigos de eletricidade para comprar o interruptor inteligente Sonoff Mini Extreme - Mini R4, mas o senhor disse-me que esse interruptor trabalha com 10 amperes e que por esse motivo não dá para funcionar com o meu aquecedor pois segundo ele o meu aquecedor trabalha com mais de 10 amperes. Para funcionar ele disse-me que seria necessária uma peça para adaptar o interruptor em causa ao meu aquecedor devido à diferença de amperes.
As minhas dúvidas são as seguintes:
1-O meu aquecedor trabalha com mais de 10 amperes ou com menos de 10 amperes? Segundo o senhor da loja, o meu aquecedor trabalha com mais de 10 amperes. Porém, pelo que vi na internet, ao fazer a conta 1500W / 220 A = 8,8 A, ou seja, o meu aquecedor segundo este raciocino trabalha com cerca de 8,8 amperes.
2- Posso utilizar o interruptor inteligente Sonoff Mini Extreme com o meu aquecedor? Se não puder, que interruptor inteligente posso usar?
Obrigado pela rápida resposta. Se puder, esclareça-me por favor a dúvida 1. O meu aquecedor funciona com 8,8 amperes? O senhor da loja estava errado ao dizer que o meu aquecedor funciona com mais de 10 amperes?
Bom dia a todos. Agradeço as vossas respostas. Já estava preparado para avançar nesta bricolagem (que para mim é uma aventura), mas o "Bigmouse" desaconselha a utilização do interruptor inteligente Sonoff Mini Extreme com o meu aquecedor e agora estou na dúvida. Porque refere isso? Desaconselha a utilização deste interruptor em específico, ou desaconselha a utilização de qualquer interruptor inteligente com o aquecedor? Acha inseguro (risco de incendiar por exemplo)?
Gostava mesmo de controlar o aquecedor à distância com o telemóvel (com esse interruptor ou outro qualquer), mas só o farei se estiver convencido que o faço em segurança e sem correr risco de incêndio.
Agradeço a vossa atenção e desejo a todos uma boa Páscoa :)
Mais uma vez obrigado pela resposta. Relativamente à pergunta, eu não sei bem se a percebo devido à ausência de conhecimentos de eletricidade da minha parte. Sei que está numa fase conjuntamente com outros equipamentos (torradeira, máquina de café, lâmpadas, …). Não faço ideia se isto vai de encontro à pergunta.
@Bigmouse, tem algum exemplo de contactor (ou aparelho com contactor) que use para estes casos?
De qualquer forma, acho que o risco é estes aparelhos serem mal fabricados e isso colocar algum risco de curto circuito/ incêndio. Aqui fala-se deste risco.
Não sendo eu engenheiro, pelo que tenho lido, não devia ser preciso um contactor para controlar aparelhos que trabalham a menos que 10A. Há relés para bem mais do que isso. Por exemplo, o Sonoff de que se falou acima parece ter um relé para até 10A, mas facilmente se encontram alternativas para 16A.