Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,
    Este tópico tem como objectivo apresentar a minha experiência num projecto de reabilitação que tenho.
    Sou aquilo que é designado por “dono de obra” – o que significa que tenho um terreno com uma construção para remodelar.
    Significa igualmente que, não sendo arquitecto/engenheiro/empreiteiro, preciso de contar com a colaboração de profissionais nestas áreas para atingir os meus objectivos.
    Evidentemente que essa colaboração tem um custo, mas em contrapartida esperaria que estes profissionais assumissem os seus compromissos e acrescentassem valor (pela sua experiência, pelo conhecimento) ao projecto.
    O “dono de obra” não é obrigado a ter esses conhecimentos – poderá ter uma noção dos objectivos que quer atingir, mas garantidamente terá ideias e expectativas impraticáveis – e aqui também os profissionais devem (deviam…) intervir corrigindo essas expectativas e acima de tudo propondo soluções.

    Infelizmente a minha experiência até ao momento é claramente negativa: comecei com uma arquitecta que antes do projecto estar aprovado foi trabalhar para a CM da área – Alcácer do Sal - (e desligou-se por completo, sem recomendar um colega para prosseguir com o projecto!), a engenheiros que adiam os projectos de especialidade e depois dizem não ter tempo para os fazer, e por último um 2º arquitecto que pegou no processo, tratou de coordenar os projectos de especialidades (não todos, tenho a CM a exigir projectos adicionais!!!), embora ultrapassando os prazos que me dava sucessivamente, e que de súbito desapareceu, deixando de responder aos meus contactos – até receei que lhe tivesse ocorrido alguma desgraça, mas como continua a intervir em quase todas as questões deste fórum – é uma presença constante – parece estar bem de saúde…

    Saliento que das 2 ocasiões solicitei várias propostas, que incluíam quer o projecto e especialidades, quer a elaboração do “caderno de encargos” (coloco aspas porque este pode não ser o nome correcto, mas dá a ideia) a apresentar aos empreiteiros, o apoio na selecção de materiais e do empreiteiro, e o acompanhamento (visitas) à obra.

    Das 2 vezes não escolhi as propostas mais baixas, optando em função do que me foi apresentado (e no 2º caso o facto de ser um arquitecto tão interveniente neste fórum teve o seu peso na escolha).

    Também não deixei de cumprir com as minhas obrigações, quer financeiras – o que foi feito foi pago a tempo e horas – quer disponibilizando-me para o que fosse necessário.
    Infelizmente de nada me serviu – o projecto ainda não está efectivamente aprovado (a CM continua a pedir especialidades), e terei de ir procurar um 3º arquitecto (caso algum verdadeiro Profissional pretenda contactar-me, deixe o seu contacto - não sei poderei receber msg privada).
    Tenho uma actividade profissional que não está ligada à construção; também lido com Clientes e numa área em que todos pensam ser especialistas – mas por isso mesmo sei que quando assumo um compromisso com um Cliente tenho de o cumprir, e quando um Cliente me contacta sei que tenho de colocar valor no seu projecto (se não o fizer porque é que o Cliente me há-de escolher???).
    Também por isso me revolta ver a falta de profissionalismo que tenho encontrado; se não querem assumir compromissos, não o façam, mas se os assumem cumpram-nos.
  2.  # 2

    Boa noite,

    Mas o projecto de arquitetura já foi aprovado? Que especialidades a cm está a pedir?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosMC
  3.  # 3

    Bom Dia,
    O projecto inicial foi entregue; as especialidades também.
    No entanto, em contacto meu ontem com a CM Alcácer do Sal estão em falta:
    1. Projecto de arranjos exteriores - trata-se de um logradouro de 105.5 m2, dos quais 73,60 serão revestidos a mosaico e o restante como "Área verde (Rev. Permeável)" (é isto que está no projecto) - a CMAS quer um projecto para 31,90 m2, que tem de ser assinado por um arquitecto...
    2. PPGRCD - plano de gestão de resíduos de construção e demolição.
    Depois disto (se não existirem mais dúvidas da CMAS) o projecto estará pronto para ser aprovado.
    • MDM
    • 15 maio 2024

     # 4

    Isso são pinéres. Deve haver mais qualquer coisa.
  4.  # 5

    Colocado por: MDMIsso são pinéres. Deve haver mais qualquer coisa.

    Pinéres??? Essa não encontrei no dicionário... mas vou ler como "miudezas".

    Podem ser miudezas, mas o que é facto é que, como referi, de acordo com contacto que fiz ontem com a CMAS são estes os 2 pontos que me indicaram estar em falta - é evidente que podem sempre vir a descobrir outros.
  5.  # 6

    Colocado por: CarlosMCo que é facto é que, como referi, de acordo com contacto que fiz ontem com a CMAS são estes os 2 pontos que me indicaram estar em falta

    E o arquiteto tem conhecimento disso?
    • MDM
    • 15 maio 2024

     # 7

    Imagino alguma embrulhada com a coordenação. Isto porque os elementos instrutórios que referiu são fáceis de despachar. Já pagou a totalidade dos honorários ao segundo arquiteto?
  6.  # 8

    Veio para trás faz parte, infelizmente as câmaras gostam disso.
    Agora é fazer o que falta e enviar novamente..
    Infelizmente pegar em projectos a meio não é fácil e não estou a defender ninguém longe de mim.
    Falar novamente e solicitar o que falta, se não tiver sido acordado financeiramente é só pagar o que falta.
    Estive 3 anos para concluir arquitectura e especialidades.(finalmente chegou a carta).
    Paciência faz parte
  7.  # 9

    Colocado por: CarlosMCPinéres??? Essa não encontrei no dicionário
    obra do jesus
  8.  # 10

    Carlos lamento o sucedido com o seu projecto e só posso efectivamente imaginar o quão desagradável deve ser.

    Mas ao reler a sua publicação questiono-me do porquê de o ter feito. É na intenção de chamar a atenção desse profissional que sente que o deixou pendurado? É na intenção de ser aconselhado?! Exatamente o que pretende!?!

    Colocado por: CarlosMCpor último um 2º arquitecto que pegou no processo, tratou de coordenar os projectos de especialidades (não todos, tenho a CM a exigir projectos adicionais!!!), embora ultrapassando os prazos que me dava sucessivamente, e que de súbito desapareceu, deixando de responder aos meus contactos – até receei que lhe tivesse ocorrido alguma desgraça, mas como continua a intervir em quase todas as questões deste fórum – é uma presença constante – parece estar bem de saúde…
  9.  # 11

    Bom Dia,

    Agradeço os v/ comentários; vou responder às questões colocadas acima:

    Conforme referi, o 2º arquitecto está "desaparecido em combate..." - deixou de atender chamadas, responder a emails, etc.

    A proposta deste arquitecto considerava (vou resumir): A) os projectos de especialidades, a coordenação de projectos e instrução de processo, assistência técnica e esclarecimentos de dúvidas, telas finais. B) Projecto de Execução de todas as especialidades, incluindo Medições da obra e Caderno de Encargos, com vista o lançamento do concurso de empreitada C)Direcção de Fiscalização de obra - DFO;
    Adjudiquei as 3 alíneas.
    A alínea A) está totalmente paga - embora como é evidente não tenha sido totalmente executada, por ex. era impossível nesta fase apresentar as telas finais.
    B) e C) foram adjudicadas, mas não foram executadas nem pagas.

    Paciência... vou tendo (o projecto arrancou em 2020, e foi entregue na CMAS em Maio de 2021).

    O que não suporto mesmo é quem não assume os compromissos que assume.
  10.  # 12

    Colocado por: marize
    Mas ao reler a sua publicação questiono-me do porquê de o ter feito. É na intenção de chamar a atenção desse profissional que sente que o deixou pendurado? É na intenção de ser aconselhado?! Exatamente o que pretende!?!

    Tenho 3 objectivos:
    1º Para partilhar a minha experiência - talvez seja útil para outro DO que esteja a iniciar o seu projecto;
    2º Para obter da parte dos outros foristas sugestões e, como estou de novo "no mercado" à procura de profissionais para dar seguimento ao projecto (arquitecto, acompanhamento de obra, etc), eventuais contactos para elaboração de proposta - por ter tido uma má experiência neste fórum não vou assumir que os restantes profissionais que aqui colaboram não são responsáveis...
    3º Para que o 2º arquitecto, dado ignorar os meus contactos mas continuar muito interveniente neste fórum, possa reflectir sobre as suas atitudes e com sorte "crescer" um bocadinho e ser mais respeitador dos seus compromissos...
  11.  # 13

    Colocado por: CarlosMCConforme referi, o 2º arquitecto está "desaparecido em combate..." - deixou de atender chamadas, responder a emails, etc.


    Carlos,

    Pelas suas palavras, parece haver aí um mal entendido, o melhor será tentar reunir pessoalmente com o profissional que contratou e chegar a um entendimento.

    Desejo-lhe boa sorte na resolução do assunto!
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 14

    Carlos
    Já tentou contactar o técnico no escritório dele?
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 15

    Realmente é estranho, isso parece ser mesmo miudezas e dar andamento a isso seria pacifico.
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 16

    Colocado por: CarlosMC
    Tenho 3 objectivos:
    1º Para partilhar a minha experiência - talvez seja útil para outro DO que esteja a iniciar o seu projecto;
    2º Para obter da parte dos outros foristas sugestões e, como estou de novo "no mercado" à procura de profissionais para dar seguimento ao projecto (arquitecto, acompanhamento de obra, etc), eventuais contactos para elaboração de proposta - por ter tido uma má experiência neste fórum não vou assumir que os restantes profissionais que aqui colaboram não são responsáveis...
    3º Para que o 2º arquitecto, dado ignorar os meus contactos mas continuar muito interveniente neste fórum, possa reflectir sobre as suas atitudes e com sorte "crescer" um bocadinho e ser mais respeitador dos seus compromissos...


    Boa tarde Carlos,
    Conforme o forista snob referiu, primeiramente deverá tentar sanar as suas questiúnculas com o 2º arquitecto (e coordenador, presumo), de forma a que consigam chegar a um entendimento, beneficiando ambas as partes e para que ninguém fique prejudicado.
    No limite, fico à sua disposição para reunir, e tentar ajudá-lo daqui adiante, se assim o desejar.

    Obrigado.
    [email protected]

    Cumprimentos,
  15.  # 17

    Pergunta honesta: se efectivamente da sua parte facilitou a informação devida e fez os pagamentos respectivos, porque não identifica o profissional?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  16.  # 18

    Colocado por: CarlosMCBom Dia,
    O projecto inicial foi entregue; as especialidades também.
    No entanto, em contacto meu ontem com a CM Alcácer do Sal estão em falta:
    1. Projecto de arranjos exteriores - trata-se de um logradouro de 105.5 m2, dos quais 73,60 serão revestidos a mosaico e o restante como "Área verde (Rev. Permeável)" (é isto que está no projecto) - a CMAS quer um projecto para 31,90 m2, que tem de ser assinado por um arquitecto...
    2. PPGRCD - plano de gestão de resíduos de construção e demolição.
    Depois disto (se não existirem mais dúvidas da CMAS) o projecto estará pronto para ser aprovado.


    Olá,
    Txiiii, isto são mesmo pormenores.
    Qual o motivo do Arquitecto estar desaparecido? Ganhou a lotaria?
    Já passou no escritório dele?

    Queixa na Ordem!
    Se vir que as coisas não chegam a bom porto, procure novo profissional. O que lhe falta entregar não deverá custar mais que 200 ou 300€. E já é demais até.

    Boa sorte.
  17.  # 19

    Colocado por: marizePergunta honesta: se efectivamente da sua parte facilitou a informação devida e fez os pagamentos respectivos, porque não identifica o profissional?

    Tenho a proposta original, os mails de adjudicação, diversos mails trocados, facturas/recibos emitidos, comprovativos de pagamento, e desde meados de Março diversos emails enviados, SMS, e registos de tentativas de contacto.
    Neste momento não iria ganhar nada em identificar a pessoa pelo nome, estou mais preocupado em prosseguir com o projecto; com o comportamento que este arquitecto teve agora também já não me sentia seguro em continuar com ele.
  18.  # 20

    Então e os arquitectos que espontaneamente comentam bastante no Forum, e não têm nada a ver com esta situação, não estão indirectamente a ser "acusados"?

    Sinto que quando se atira um tiro ao ar, cai em quem tem de cair, mas quando se identifica uma categoria, gera especulação.

    Já vi acontecer com "um empreiteiro aqui do Forum", um "vendedor aqui do Forum".

    Falar com meias palavras traz inevitavelmente juizos de valor, mas vá, cada um gere o seu post como considera melhor.

    Desejo-lhe boa sorte e que tudo se resolva!
    Concordam com este comentário: joanamsequeira
 
0.0195 seg. NEW