Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    É uma situação que me irritou e fez cancelar o negócio mas quero perceber se faz sentido ou eu é que estive mal:
    -Apresentei proposta pela compra de um imóvel a uma imobiliára, o vendedor fez contra proposta e eu aceitei. Mandei a documentação toda para avançar, passado duas semanas ligam-me da imobiliária e disseram que receberam outra proposta por email e que eu ou cobria ou eram obrigados a apresentar ao cliente porque eu nao tinha assinado o CPCV. Não assinei porque nao existia CPCV para assinar, ficou do lado deles tratar disso! É comum mesmo alguma cláusula que obriga a imobiliária a apresentar propostas até à assinatura do CPCV? Hoje em dia a palavra conta pouco, já parece mais leilão do que venda.
  2.  # 2

E o vendedor, disse alguma coisa?
  3.  # 3

Vou explicar o que a imobiliária deve fazer:

- pedir um cheque/depósito de sinal quando o Diogo faz a proposta para ter a certeza que não vai dar o dito pelo não dito até ao cpcv.

- apresentar a proposta ao proprietário, indicar que a proposta é séria, e que os compradores entregaram cheque/depósito como reserva do imóvel. caso o proprietário aceite, fazer com que assine a ficha de proposta dos compradores.

Fincado a negociação, realizar o cpcv no máximo em 72horas, assinar com ambas as partes e devolver o sinal/cheque de reserva aos compradores.

O que esta imobiliária fez, foi ter o negócio seguro com o seu interesse de compra e aproveitar 2 semanas para tentar arranjar uma proposta mais alta. Não há nada que os impeça… haver há, chama-se honestidade e profissionalismo . Mas parece que essa imobiliária não tem.
  4.  # 4

Colocado por: Nalotil- pedir um cheque/depósito de sinal quando o Diogo faz a proposta para ter a certeza que não vai dar o dito pelo não dito até ao cpcv.

E qual é a base legal para fazer esse disparate?
    E quem é que fica com o cheque?
    E que garantia tem o comprador de que não levantam o cheque?
    O que é que é uma ficha de proposta? Qual a lei que refere esse documento?
    Concordam com este comentário: Diogo10s
  5.  # 5

Paleio de vendedor de imobiliária..
  6.  # 6

isso do sinal de reserva é uma treta, se o comprador nao aceitar a proposta têm que devolver, se aceitar e eu quiser desistir, têm que devolver na mesma. Mas va, é uma boa jogada para gerar comprometimento... Eu mantenho a opinião de que a palavra conta mais que um papel. Eu mandei fazer o contrato na condição de retificarem as áreas, que nao batem certo caderneta e conservatória, na condição de obterem uma cópia autenticada posterior à retificação do Mod 1 IMI, e ter alguém das finanças na escritura ja que ela devia 10mil, se calhar exigi demasiado 😂
  7.  # 7

As imobiliárias têm os CPCV em computador e demoram poucos minutos a preencher os dados de quem compra (até porque os do proprietário do imóvel/terreno já têm), podem é não ter interesse.

A desvantagem de lidar com as "grandes", é que são várias pessoas a ganhar do mesmo pote e é um negócio.
    Ao mesmo tempo que falavam consigo, tinham outras tantas pessoas a promover e quanto maior a comissão, mais dá para todos (inclusive para o proprietário).

Diogo> agradeça, porque esse negócio não era para si e em um futuro, olho aberto e se gosta de algo peça por escrito/email/msg para emissão e envio do CPCV, concorda com o mesmo e vai ao banco fazer o chque de sinal.
    Em uma imobiliária familiar, o promotor até vai consigo ao banco e fazem tudo em conjunto e no mesmo dia do acordo.
  8.  # 8

Colocado por: RicardoPortoPaleio de vendedor de imobiliária..

Concordo. Eu se fosse o diogo respondia por mail que nao cobria o aumento.
    Depois espera para ver se foi bluff. Se nao foi siga para outra. Se foi, eles vêm outra vez. E se vierem, diz-lhe que só aceita pela sua primeira proposta. Se quiserem, vão ter de arrear.
  9.  # 9

Colocado por: Sirruper
    Concordo. Eu se fosse o diogo respondia por mail que nao cobria o aumento.
    Depois espera para ver se foi bluff. Se nao foi siga para outra. Se foi, eles vêm outra vez. E se vierem, diz-lhe que só aceita pela sua primeira proposta. Se quiserem, vão ter de arrear.

o que eu lhes disse foi que se quiserem voltar atrás na decisão, eu ofereço menos 5mil. A situação das finanças era fácil resolver...
  10.  # 10

Diogo, a proposta que fez e que posteriormente aceitou a contraproposta foi diretamente com o vendedor, ou através da imobiliária?
  11.  # 11

Colocado por: Diogo10sisso do sinal de reserva é uma treta, se o comprador nao aceitar a proposta têm que devolver, se aceitar e eu quiser desistir, têm que devolver na mesma. Mas va, é uma boa jogada para gerar comprometimento... Eu mantenho a opinião de que a palavra conta mais que um papel. Eu mandei fazer o contrato na condição de retificarem as áreas, que nao batem certo caderneta e conservatória, na condição de obterem uma cópia autenticada posterior à retificação do Mod 1 IMI, e ter alguém das finanças na escritura ja que ela devia 10mil, se calhar exigi demasiado 😂

Como disse é uma treta, mas gera compremetimento.
    E acaba por filtrar aqueles que são sérios nas propostas dos imóveis, dos turistas do imobiliário.

Agora é pesquisar outro imóvel e desta vez se o negócio for mesmo bom, feche o CPCV o mais cedo possível.
  12.  # 12

Colocado por: Vítor MagalhãesDiogo, a proposta que fez e que posteriormente aceitou a contraproposta foi diretamente com o vendedor, ou através da imobiliária?

através da imobiliária...O vendedor não aceitou e fez contra-proposta, eu aceitei a contra-proposta e mandei avança para contrato...
  13.  # 13

E será que o vendedor está ao corrente deste volte face da imobiliária? Eu tentava falar diretamente com ele, afinal a palavra ainda deve valer alguma coisa.
  14.  # 14

Colocado por: Vítor MagalhãesE será que o vendedor está ao corrente deste volte face da imobiliária? Eu tentava falar diretamente com ele, afinal a palavra ainda deve valer alguma coisa.

parece que é mesmo problema do vendedor, ja outra pessoas passou pelo mesmo. Esta a vender tipo leilão, segura uma oferta, leva ao limite e espera se aparece outra 😬

0.0144 seg. NEW