Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Escrevo esta mensagem para saber quanto é que vocês acham que custaria a construção de uma casa num terreno que herdei numa de Oliveira do Hospital (Coimbra). Gostaria de obter uma estimativa bastante geral para um projeto chave-na-mão, de modo a avaliar se este sonho é financeiramente viável face aos meus rendimentos atuais e futuros. Preciso de ter informações e noções gerais para poder planear o futuro. Eu não tenho mesmo noções dos valores de mercado.

Detalhes do Projeto:

- Aldeia no concelho Oliveira do Hospital (Coimbra)

Estilo Arquitetónico:
    - Versão moderna inspirada nas grandes casas antigas/clássicas típicas desta região no século XVIII.

Área do Terreno:
    - 10 000 metros quadrados (terreno urbano).

Área da Casa:
    - Entre 2 a 3 pisos, totalizando aproximadamente 300 metros quadrados.

Necessidades e Funcionalidades:

Exterior:
    - Piscina: 8x4 metros com espreguiçadeiras.
    - Anexo junto à piscina: Casa de banho, snooker, metraquilhos, bar.
    - Cozinha: Externa (ou interna no anexo).
    - Churrasco.
    - Relvado.
    - Pátio de convívio.
    - Entrada na propriedade: Grande e não logo junto à entrada casa mesmo.
    - Estacionamento: Espaço para dois carros (não necessariamente uma garagem fechada).
    - Horta: Hortaliças, ervas, frutas, plantas aromáticas e árvores.

Interior:
    - Sala de Jantar.
    - Sala de Estar (TV).
    - Sala de Convívio.
    - Escritório.
    - 5 Quartos: Simples, "apenas" cama de casal e armário
    - 2 Casas de Banho.
    - Cozinha.

Objetivos e Estilo de Vida:
    - Funcionalidade: A casa é para ser uma casa de férias, prática e simples, com todas as comodidades à mão para permitir o máximo de relaxamento e comodidade.
    - Decoração Interior: Fusão entre o moderno e clássico/antigo, com classe, mas simples e funcional. (transitional interior design style)
    - Eficiência Térmica: Priorizar uma construção termicamente eficiente para minimizar o uso de ar condicionado ou aquecedores/lareiras/salamandras.
    - Durabilidade: Estruturas, mobiliário e instalações sanitárias simples e duradouras, com prioridade para a facilidade de manutenção e substituição.

Gostaria de saber se podem fornecer uma estimativa de custos para a realização deste projeto, incluindo uma faixa de valores para um projeto chave-na-mão que atenda a estas especificações. Eu sei que os valores dependem de muitas variáveis e vocês podem-me dar valores para cenários diferentes, mas gostaria de saber a vossa estimativa para realizar este projeto com qualidade.

Agradeço desde já pela atenção e agradeço que evitem perguntas como "mas e porque não 4 quartos em vez de 5? Será que precisas destes quartos todos? E porque não assim ou assado?". Queria só mesmo saber para a descrição da casa que detalhei.

Com os melhores cumprimentos,
    Tiago Bettencourt
    Concordam com este comentário: vz1984
  2.  # 2

Sem perguntas e sem espinhas como se diz no norte 425k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_bettencourt
  3.  # 3

Colocado por: spvaleSem perguntas e sem espinhas como se diz no norte 425k
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiago_bettencourt

Obrigado imenso pela resposta, é mesmo o tipo de resposta que quero. Abraço para o norte
  4.  # 4

Eu não sei mas acho demasiado curto. mesmo os 425 + iva parece-me curto.

E 1000m² será que dá para isso tudo? Se quer algo do século XVIII normalmente há espaço entre piscina terraços e etc, 1000m² acho curto, ou então terá de organizar como se for século XXI.

Acho que primeiro deve definir o que quer, e quantos m² isso dá, e depois tentar obter estimativas.

Convém dizer que isto tudo não passa de 1 simples posta de pescada, que pode errar por muitos €€€
  5.  # 5

Colocado por: Pereira_89

E 1000m² será que dá para isso tudo? Se quer algo do século XVIII normalmente há espaço entre piscina terraços e etc, 1000m² acho curto, ou então terá de organizar como se for século XXI.

Acho que primeiro deve definir o que quer, e quantos m² isso dá, e depois tentar obter estimativas.

Convém dizer que isto tudo não passa de 1 simples posta de pescada, que pode errar por muitos €€€

Eu enganei-me, vou corrigir o post inicial. São 10000 e não 1000 metros quadrados. Agradeço que dê na mesma uma opinião de quanto custaria um projeto destes mesmo que errasse por muitos €€€. Estou a tentar perceber o intervalo de preços de forma bastante abrangente.
  6.  # 6

Boa tarde Tiago,
    há por este fórum muitas almas com grande capacidade que ajudam outros utilizadores em muitas situações.

Essa questão que coloca já foi também colocada por muitos utilizadores antes de si, e pelo que eu tenho lido, vão começar aqui a chover comentários a dizer que é impossível só com os dados que forneceu, dar uma estimativa que lhe sirva de referência.

As variáveis são inúmeras e é praticamente impossível ajudá-lo a quantificar os euros que lhe vão ser necessários para a realização do seu projeto.

Eu também podia aqui dar um palpite e dizer-lhe que vai necessitar de uma quantia entre 500k e 1 milhão, e se calhar até acertava, mas não o ajudo em nada porque é uma amplitude muito grande.

Creio que o passo mais acertado seria contactar algum profissional da área para fazer um estudo prévio e tentar quantificar aproximadamente o valor que o Tiago procura.

Talvez não lhe agrade o meu comentário, e peço-lhe desculpa se sentir que não estou a contribuir para o ajudar, mas na minha opinião seria o passo mais sensato e construtivo.

Abraço
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  7.  # 7

Colocado por: Pereira_89

Por isso é que disse este valor, ainda pensei em colocar a terminar em cêntimos...
    Sem mapas e afins é impossível de aferir valores reais
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  8.  # 8

Colocado por: tiago_bettencourt- Aldeia no concelho Oliveira do Hospital (Coimbra)
    Linda cidade e arredores e com bastantes construtores civis.
    Boa sorte e saúde para a poder gozar e desfrutar do ar puro da "nossa" Serra da Estrela
  9.  # 9

Eu diria o dobro.

Acabei de construir, 3 quartos, 1 escritório, sala e cozinha em openspace, a casa tem 3 casas de banho, lavandaria, garagem e piscina de 3,5x7.

Nada de anexo para jogos, etc e tal e os 425.000€ nao chegaram, nao que tenha passado muito, mas à volta da piscina continua terra... ou seja sem arranjos exteriores feitos.

O que você pretende é maior, nao acredito muito que vá poupar nos materiais...
  10.  # 10

Colocado por: diouf_matosEu diria o dobro.

Não compare Algarve com Oliveira do Hospital, é que são realidades totalmente distintas.
  11.  # 11

Colocado por: powerPT

Não compare Algarve com Oliveira do Hospital, é que são realidades totalmente distintas.

Claro que tem razão, mas pela discrição inicial, vai construir o dobro ou perto disso e com arranjos exteriores.
    Como já referi noutros topicos, podia ter feito a mesma casa, com outra cozinha, outras carpintarias, sem domotica, talvez pelos 350.000€. Nao me diga que construir o dobro da casa no centro/norte, custa metade de construir no algarve... que o valor comercial da mesma casa seja o dobro ok, agora a construção não fará muito sentido custar o dobro...
  12.  # 12

Eu diria 450k, sem decoração.
  13.  # 13

Colocado por: tiago_bettencourt- Versão moderna inspirada nas grandes casas antigas/clássicas típicas desta região no século XVIII.

Portanto uma casa senhorial, cheia de cantarias e pormenores em pedra, um telhado bonitinho, interior com um belo soalho de boa madeira, alguns azuleijos QB para dar aquele toque "classe", pé direito de 3 metros, etc.

Por muito que goste de casas senhoriais, com 10 000m² de terreno, a minha abordagem seria mais uma casa estilo quinta, que propriamente fazer um "monólito" de 3 pisos. Faria mais sentido, tendo em conta esse caderno de encargos face à relação que quer com o exterior.

Se quer uma casa com estas especificações, a questão do preço não pode ser um tabu nem ter problemas com financiamento.
  14.  # 14

Nesta fase precoce, apenas para poder ter uma noção muito grosseira, não me chocaria se contasse com 1500 €/m2 + IVA, sem arranjos exteriores. Mais os custos do costume: projectos, licenças, taxas e taxinhas...

Mas claro, valores minimamente realistas, só mesmo com a quantificação do projecto.

0.0195 seg. NEW