Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, como estão?
    Preciso de ajuda, pois não sei como recorrer a uma situação que venho passando por alguns condóminos do prédio, arrendei a casa da porteira a 1 ano, venho sofrendo assédio moral por alguns condóminos, onde a administradora do condomínio foi notificada, porém não teve mudanças, e as coisas só se agravaram, onde fui ameaçado por um dos condóminos, já foi feito uma participação na PSP, porém as perseguições continuam, uma situação de xenofobia.
    Como posso e onde posso denunciar administração do prédio e os condóminos? Pois descobrir que a administradora do condomínio é a própria também responsável pela gestão do condomínio.
    Não existe uma empresa pessoal que faça a gestão do condomínio, quem faz todo os procedimentos da “empresa” de condomínio, é a própria síndica/administradora do condomínio.
    Nesse caso, não existe nem a possibilidade de registrar uma reclamação no livro de reclamações, pois não é uma empresa de condomínio que faz a gestão do prédio e sim uma síndica/administradora.
  2.  # 2

Qual foi o problema, ao certo?

Já chamou a PSP?
    Concordam com este comentário: fabsil
  3.  # 3

A Administração de condomínio, seja ela qual for, não tem nada a ver com os comportamentos individuais dos condóminos.
    Pelo que relata, a queixa que tem de efetuar é direcionada às pessoas que o ameaçaram, ou que tem comportamentos que o ameacem.

Pode sempre tentar por estes canais:
    https://eportugal.gov.pt/servicos/apresentar-uma-queixa-a-comissao-para-a-igualdade-e-contra-a-discriminacao-racial

https://lisboaacolhe.pt/apoio-ao-a-imigrante/denuncia-de-xenofobia/
    Concordam com este comentário: Pickaxe, BoraBora, happy hippy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
  4.  # 4

Qual é o motivo para andarem atrás de si?
  5.  # 5

A casa da porteira é propriedade de TODOS os Condóminos do prédio. São os seus senhorios. A Administração apenas faz a gestão administrativa com ou sem o apoio de uma Empresa externa. Se os seus senhorios o tratam mal a melhor solução é ir viver para outro lado pois não deve demorar que eles acabem com o contrato de arrendamento.
  6.  # 6

Como a discussão sobre "Mercearias de Lisboa e Porto de indianos paquistaneses e chineses" está fechada, uso esta para o mesmo fim.
    Pois é realidade e verdade o que vem nesta notícia:
    “Sem os imigrantes nepaleses, os restaurantes já tinham fechado”, garante o dono do Solar dos Presuntos https://expresso.pt/economia/2025-01-02-sem-os-imigrantes-nepaleses-os-restaurantes-ja-tinham-fechado-garante-o-dono-do-solar-dos-presuntos-af2492b9

Muitos destes trabalhadores são óptimos funcionários, outros estão na agricultura às centenas. Muito deve a nossa economia a estas pessoas.

Infelizmente, tem havido casos de xenofobia e violência contra pessoas apenas pela multiculturalidade não ser bem aceite por indivíduos pouco esclarecidos.

Outras coisas passam-se porque o sistema permite.

https://forumdacasa.com/discussion/47338/mercearias-de-lisboa-e-porto-de-indianospaquistaneseschineses/
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 7

Só não percebo é como é que aquele restaurante tem 120 empregados!
  8.  # 8

Uma bela treta... O que ele quer dizer é que sem os nepaleses, tinha de pagar melhores salários a portugueses e tinha de comprar um BMW novo em vez de um Porsche
    Concordam com este comentário: Susi, jorgemlflorencio
  9.  # 9

No twitter alguém fez as contas, e pelo número de empregados e pelos € gastos em remunerações dava qualquer coisa como 1123€/mês, ora, como as chefias devem ganhar uns trocos a mais, cheira-me que alegadamente, alguém deve andar a trabalhar fins de semana como semana.
    Deixo o print.
      Screenshot_20250104_132139_X.jpg
  10.  # 10

Ainda bem que há gente que sabe das coisas 👍

Mas enquanto estes trabalhadores efetivamente trabalham (julgo eu!!!🙏).

Há por todo o lado, não apenas em Lisboa e Porto. Porque o fenómeno é nacional, muitos estabelecimentos "fantasma" que têm dezenas de funcionários registados e não estão lá, a loja não factura para pagar a tanta gente nem para pagar a renda, e mantém portas abertas.

Mistério.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  11.  # 11

Colocado por: Pereira_89No twitter alguém fez as contas, e pelo número de empregados e pelos € gastos em remunerações dava qualquer coisa como 1123€/mês, ora, como as chefias devem ganhar uns trocos a mais, cheira-me que alegadamente, alguém deve andar a trabalhar fins de semana como semana.
    Deixo o print.
      Screenshot_20250104_132139_X.jpg

Isso é tão subjectivo, serão a tempo integral? Só ao fds como um extra...
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  12.  # 12

Colocado por: PalhavaComo a discussão sobre"Mercearias de Lisboa e Porto de indianos paquistaneses e chineses"está fechada, uso esta para o mesmo fim.
    Pois é realidade e verdade o que vem nesta notícia:
    “Sem os imigrantes nepaleses, os restaurantes já tinham fechado”, garante o dono do Solar dos Presuntoshttps://expresso.pt/economia/2025-01-02-sem-os-imigrantes-nepaleses-os-restaurantes-ja-tinham-fechado-garante-o-dono-do-solar-dos-presuntos-af2492b9

Muitos destes trabalhadores são óptimos funcionários, outros estão na agricultura às centenas. Muito deve a nossa economia a estas pessoas.

Infelizmente, tem havido casos de xenofobia e violência contra pessoas apenas pela multiculturalidade não ser bem aceite por indivíduos pouco esclarecidos.

Outras coisas passam-se porque o sistema permite.

https://forumdacasa.com/discussion/47338/mercearias-de-lisboa-e-porto-de-indianospaquistaneseschineses/

O desconhecido sempre causou muito medo e com culturas diferentes a entrar no nosso quotidiano, normal existir sempre algum atrito apesar de em muitos casos ser um autêntico exagero as atitudes dos locais. Normalmente são pessoas pacíficas e educadas que aceitam qualquer trabalho e em quaisquer condições, conheço um caso em que ganham o ordenado mínimo e apesar de trabalharem de noite, não têm direito a subsídio noturno nem nada, não sei se estão legais ou ilegais mas fazem o trabalho que mais ninguém quer a preços muito mais reduzidos. A restauração necessita de mão-de-obra e com as condições e ordenados que os empresários costumam pagar, muitos funcionários depois da pandemia recusaram o regresso enveredando por outras profissões, com menos cargas horárias e menos sacrifícios. A maioria dos distribuidores das empresas de entrega de comidas não faz descontos e por isso precisamos de mais fiscalização e coimas mais pesadas a quem anda a fugir às obrigações e punir quem se aproveita destes coitados que só tentam sobreviver. Perguntei uma vez a um distribuidor se tinha onde dormir e se as coisas estavam a correr bem e disse-me que dormia na rua, sempre com medo de ser assaltado e muitas vezes ao frio. Com estas condições, perguntei-lhe porque não regressava ao seu país e respondeu-me que mesmo assim, aqui era muito melhor. Enfim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  13.  # 13

Colocado por: spvale
    Isso é tão subjectivo, serão a tempo integral? Só ao fds como um extra...
    Concordam com este comentário:Pereira_89

Demasiado variaveis, mas se fizermos as 160154h/94= 1703,77, se depois dividirmos por 11 meses dá 154.89h/mês. Não fica longe das 40h semanais.
  14.  # 14

Ainda hoje na rtp3 um nepalês em Beja dizia que não há emprego/trabalho e ainda dizia que trabalhava na agricultura e num café.

Não sei quem diz a verdade, se os politicos ou os imigrantes.
  15.  # 15

Colocado por: Pereira_89No twitter alguém fez as contas,

E relativamente ao artigo de ano novo onde 'os imigrantes vieram pagar as nossas reformas' ainda ninguem fez as contas?
    E que curiosamente em todo o artigo do Expresso nunca se refere esse pormenor. O salario medio em Portugal ja ultrapassou os 1500e brutos. Qual e a contribuicao media dos imigrantes em Portugal? Falamos numa contribuicao media de 600 a 800e por mes dependendo da nacionalidade.... o que indica varias coisas relevantes. 1) O imigrante medio desconta bem menos que o portugues medio; 2) o imigrante medio esta subempregado (part-time, 'trabalhos flexiveis', etc; 3) o imigrante medio e provavelmente precario e a trabalhar em areas de baixo valor acrescentado.
    O imigrante medio em Portugal nao vem pagar reformas de ninguem. Vem ser uma liability futura (e em alguns casos, presente) para o nosso estado social. Basta pensar que por exemplo, um casal com um filho de 6 anos, imigrante, custa ao estado Portugues so em educacao 7 mil euros. Se ganharem os 2 o SMN... nao pagam sequer impostos para cobrir as despesas que o estado tem com a educacao do filho, que pode ou nao vir a ser uma mais valia futura. O estado ganhava muito mais em mover um desempregado ou inativo para uma situacao de emprego que em 'recrutar' imigrantes. No entanto isto passou a ser uma questao secundaria... Temos uma taxa de desemprego de 6.4% e uma taxa de subutilizacao de 10% mas sem os imigrantes 'a economia parava'... ou traduzindo para miudos, o dono do Solar dos Presuntos tinha de se contentar com um A5 novo em vez de um A7 todos os anos de lucros :)

Colocado por: AlexMontenegroNormalmente são pessoas pacíficas e educadas que aceitam qualquer trabalho e em quaisquer condições, conheço um caso em que ganham o ordenado mínimo e apesar de trabalharem de noite, não têm direito a subsídio noturno nem nada, não sei se estão legais ou ilegais mas fazem o trabalho que mais ninguém quer a preços muito mais reduzidos.

Obvio, sao os escravos dos tempos modernos.
    Aqui a questao e... se nao existisse essa pessoa para fazer esse trabalho, qual era a solucao?
    Se calhar... oferecer melhores condicoes de trabalho aos portugueses 'que nao querem trabalhar'.

Eu nao tenho nada contra as pessoas que entram. Coitadas... sao umas vitimas da nossa politica. Fazem trabalho em condicoes inaceitaveis, precarias, vivem na pobreza, e para o lucro de uns poucos, pagamos o resto de nos a fatura. Obviamente que para muitos deles isto continua a ser melhor do que as condicoes de origem. E a culpa mais uma vez nao e deles. E de quem permitiu este regabofe.

Colocado por: nielskyAinda hoje na rtp3 um nepalês em Beja dizia que não há emprego/trabalho e ainda dizia que trabalhava na agricultura e num café.

Claro que nao ha. Criou-se foi o mito de que existe 'muito emprego que ninguem quer fazer'. O emprego que grande parte desta malta vem fazer na realidade e subemprego, que nem existiria se eles nao viessem para ca. Por exemplo... quantos estafetas da Uber existiriam sem imigrantes? E na realidade... fazem alguma falta quer a nos, quer a economia? Entre muitos outros casos.
    E estamos a falar numa situacao economica de quase 'pleno emprego', crescimento economico e rios de dinheiro europeu para gastar.

Eu ja disse varias vezes. Quem agora em Portugal acha que somos um pais de 'xenofobos', esperem ate a proxima crise e estes pobres coitados forem todos parar a situacao de desemprego, pobreza extrema, etc. E ai quando os imigrantes deixarem de pagar as nossas reformas e muitos ate acabarem na marginalizacao e criminalidade e que vamos ver verdadeira xenofobia, ate por muitos que hoje se consideram 'a favor da imigracao'. Quando chegar a altura, ate a propria classe politica vai ser rapida a identificar logo o problema 'facil' e o 'inimigo comum', ignorando quem foi que o criou.
    Concordam com este comentário: fadadolar, jorgemlflorencio, Na_mouch, Contratempo, ecteixeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ecteixeira
  16.  # 16

Em directo agora de um bar na margem sul.
    Um indivíduo africano que tem pouco mais que nada insuge-se e bota discurso a dizer que Portugal/Lisboa está com gente a mais.
    Que se isto continuar assim que se vai embora.
    Há tanta revolta em quem não era suposto...
    Fiquei estupefacto.
      Screenshot_2025-01-08-00-57-28-81_99c04817c0de5652397fc8b56c3b3817.jpg
  17.  # 17

Colocado por: PalhavaHá tanta revolta em quem não era suposto...

Em quem nao era suposto?
    Eu acho que e precisamente onde e 'suposto'. Porque esses pobres coitados sao dos mais afetados com isto... nao esquecer o contexto dessa malta. Sao eles que mais sofrem das consequencias do dumping salarial, da competicao pelos mesmo tipo de apoios e sao eles que acabam a levar por tabela pelos comportamentos dos seus compatriotas.
    Ate culturalmente... nao e raro ver brasileiros que estao em Portugal ha muito tempo queixarem-se do comportamento bostileiro dos novos imigrantes. Ate porque muitos deles sairam do Brasil para nao viver naquele ambiente.
    • Soliva
    • 8 janeiro 2025 editado

# 18

Ahh sim …os pobres coitados a queixarem-se dos outros pobres coitados num eterno círculo vicioso.
    E quando os “recentes” pobres coitados forem corridos os “velhos “ pobres coitados esquecem-se que são o alvo seguinte.
    Pois tem sempre de haver um alvo para alimentar as hostes, tanto á esquerda como á direita.

Enfim… faz lembrar aquele português que votava em Trump , porque ia acabar com as invasões “dos ilegais”… sendo ele mesmo … um ilegal .

Lógica da batata… mais propaganda …
  18.  # 19

Sim.
    Tudo verdade.

Há emigrantes portugueses em França de 2a geração que também votam na LePen.

As pessoas esquecem-se, num ápice, de onde vieram.
    Só pensam na sua sobrevivência e manutenção do seu estatuto para si e os seus filhos.
    Não há espaço para a solidariedade 💔.
  19.  # 20

A Europa está a ficar demasiado cheia.
    As tensões sociais vão surgir.
    Não há respostas capazes perante tal fenómeno.
    É preciso uma intervenção política consciente.

Vão começar a aparecer fenómenos que não eram comuns na nossa pátria até agora de brandos costumes.

Lamento ter que ter esta conversa.
    Mas é a realidade.
    Concordam com este comentário: Contratempo, John Doe

0.0252 seg. NEW