Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Já tive varias opiniões, mas venho aqui pedir algumas opiniões do forum.

Este ano fiz mais valias de 140mil euros na venda de um apartamento HPP.

Ate aqui tudo bem, tenho 3 anos para fazer apos data venda.

Sou obrigado a reinvestir o valor da venda, 200mil euros numa nova hpp (valor da venda, pois ja nao existia Credito habitação).

Mais valia
    140mil

Reinvestir para insençao
    200mil

Novo credito construção
    160mil

Acontece que so devo chegar aos 150mil euros de faturas, porque a empresa de construcao é da família, e vou apenas faturar os materiais.

Entrego ás finanças 150mil euros de faturas (acima dos 140mil), e as finanças sabem que fiz um crédito á construção?

Ou vou ser obrigado a faturar +200mil euros do crédito habitação de construção e pagar 23% de iva?

O meu banco já me disse que nao quer faturas nenhumas, apenas ver a evolução da obra e liberta as tranches.

Alguém sabe o que pedem as finanças?
    Faturas da construção com o meu NIF e local da obra apenas, ou têm acesso ao meu pedido de crédito habitação?

Obrigado a todos, e fica este caso para outras pessoas que precisem.
  2.  # 2

Caso de construção,

Apresente as faturas dos 140.000€ e esqueça o que pedir ao banco...
    A questão que muitos fazem: e numa possível venda futura, como será atribuído o valor do imóvel para serem atribuídas as mais valias?
    Nesse caso há duas formas das finanças atribuírem esse valor:

O valor de aquisição do imóvel a considerar é O MAIS ALTO entre:

- O valor do terreno, acrescido dos custos de construção devidamente comprovado(faturas)
    ou o VPT.
  3.  # 3

O seu nome é engraçado... PJ :)

Brincadeira.

Mas será que as finanças não terão acesso a que eu pedi crédito para construir de +200mil e vão pedir + 200mil em faturas?

Sabemos que numa venda futura só teremos os 140mil + valor do terreno de despesa.

Mas agora passar + 200mil em faturas e pagar 46mil euros em IVA é um abusurdo, porque a empresa que fará os serviços é familiar.
    Não queriamos faturar +200mil, apenas os 140 mil que precisamos reinvestir.

É que o banco **** se nas faturas, quer é o projeto feito.

O nosso receio mesmo, é a AT ver depois que existe nesse nif um crédito habitação construção também e vir dizer que as faturas foram usadas com o crédito construção.

Será que eles chateiam?
  4.  # 4

Colocado por: joseobraO seu nome é engraçado... PJ :)

Brincadeira.

Mas será que as finanças não terão acesso a que eu pedi crédito para construir de +200mil e vão pedir + 200mil em faturas?

Sabemos que numa venda futura só teremos os 140mil + valor do terreno.

Mas agora passar + 200mil em faturas e pagar 46mil euros em IVA é um abusurdo, porque a empresa que fará os serviços é familiar.

O nosso medo é a AT ver depois que existe nesse nif um crédito habitação construção também.

Será que eles chateiam?

As finanças tem acesso a tudo quanto queiram saber, mas isso é outra história...

"Sabemos que numa venda futura só teremos os 140mil + valor do terreno"
    Ou o VPT caso seja superior.
    • Dias12
    • 15 julho 2024 editado

# 5

Colocado por: joseobraO seu nome é engraçado... PJ :)

Brincadeira.

Sabemos que numa venda futura só teremos os 140mil + valor do terreno de despesa.

Não queriamos faturar +200mil, apenas os 140 mil que precisamos reinvestir.

É que o banco **** se nas faturas, quer é o projeto feito.

O nosso receio mesmo, é a AT ver depois que existe nesse nif um crédito habitação construção também e vir dizer que as faturas foram usadas com o crédito construção.

Será que eles chateiam?

Veja bem... as finanças nem precisam de se preocupar em você não ter faturas e não pagar o IVA do valor total que construiu.

Ela vai ficar sentadinha à espera que você um dia venda a casa, provavelmente com por valoer superior ao que gastará agora e aí sim... vai afiar a faca (e corretamente) com as mais-valias que você vai ter de pagar. Sem faturas, não vai poder fugir.
  5.  # 6

Mas continuamos com aquela dúvida.

1. Coloco 140mil Euros de Faturas de construção (valor que tenho obrigação de Reinvestir) do meu bolso.

2. Peço Credito Construção + 200 mil euros, construo o restante mas sem faturas.

A nossa questão é, a AT nao chqteia de existir um credito construção em meu nome?

Declaro só os 140mil Euros de faturas e limpo a insençao de mais valias para nova HPP, e passa pelos pingos da chuva?
  6.  # 7

Essa questão apenas se coloca para uma futura venda dessa HPP, aí sim, ela é tributada sobre o valor mais alto entre valor do terreno + faturas da construção, ou o VPT.
  7.  # 8

Talvez eu nao esteja a ser claro.

Se comprasse uma HPP pronta, um apartamento por exemplo, ao fazer o reinvestimento teria de fazer compra de um apartamento pelo menos de 340mil Euros (140mil das mais valias + 200mil emprestimo).

A minha questão central é se a AT nao me vai considerar os 140mil euros em faturas para reinvestimento na nova casa de HPP, existindo agora um novo Credito, que neste caso de construção de 200mil euros.

Se assim for, o reinvestimento em construcao de mais valias tem nuances diferentes de reinvestimento em casas já prontas em venda.
    Estou a ver bem?
  8.  # 9

Colocado por: joseobraSou obrigado a reinvestir o valor da venda, 200mil euros numa nova hpp (valor da venda, pois ja nao existia Credito habitação).

Isto é que são grandes negócios, vende por 200K e tem uma mais valia de 140K !!!
  9.  # 10

O intuito nao é discutir qual o negócio que fiz da venda.

A questão central é se posso apenas apresentar faturas de 140mil euros na construção, tendo eu necessidade de um credito adicional de +200mil , mas que nao vamos faturar porque a empresa de construcao é familiar.
  10.  # 11

Colocado por: joseobraTalvez eu nao esteja a ser claro.

Se comprasse uma HPP pronta, um apartamento por exemplo, ao fazer o reinvestimento teria de fazer compra de um apartamento pelo menos de 340mil Euros (140mil das mais valias + 200mil emprestimo).

A minha questão central é se a AT nao me vai considerar os 140mil euros em faturas para reinvestimento na nova casa de HPP, existindo agora um novo Credito, que neste caso de construção de 200mil euros.

Se assim for, o reinvestimento em construcao de mais valias tem nuances diferentes de reinvestimento em casas já prontas em venda.
    Estou a ver bem?

De uma forma geral se comprasse outro apartamento tinha de comprar pelo valor de venda do antigo para não ser tributado com mais valias.
    Vendeu por 200k, tem de comprar outro de pelo menos 200k

Aplicar isto em auto construção, diria que a totalidade das despensas na construção da HPP têm de ser 200k. Independentemente se o dinheiro é seu ou é do banco. Isso não interessa.

Penso que seja essa a regra, mas é uma área que não domino inteiramente.
    Concordam com este comentário: Dias12
  11.  # 12

Colocado por: Pickaxe
    Isto é que são grandes negócios, vende por 200K e tem uma mais valia de 140K !!!

Se não chamasse à atenção, nem tinha reparado.
    Da forma como tudo subiu é normal.

Sei de um caso na Mouraria-Martim Moniz, em que um imóvel em 5 anos quintuplicou o valor.
  12.  # 13

Bom dia a todos

Mas continuo sem saber se apresentando faturas da construção de 140K para comprar as mais valias, se a AT me chateia sobre o Credito construção adicional... :)
  13.  # 14

joseobra.

Eu vendi a minha hpp e comprei um terreno com uma ruina (na altura considerada casa).

Primeiro problema nas Finanças, queriam contar apenas a compra do terreno (pois para eles tinha comprado uma casa), lá me explicaram que se a casa não reunia condições de habitabilidade e eu queria contar a compra do terreno (até 2 anos antes) e construir (até 3 anos depois), tinha que obter uma declaração de ruina por parte da Camara e la consegui (e aceitaram isso nas Finanças).

Resumindo, vendi a minha casa HPP e comprei terreno para construir.

Fui informado de que quando fizesse o IRS e fosse colocar o valor reinvestido, teria que descontar o credito de construção, exemplo pratico se gastasse 300.000€ a construir e fizesse empréstimo de 200.000€ para construção. Apenas poderia colocar como reinvestimento 100.000€, agora como é que eles verificam se fiz o credito construção ou não, não sei.
  14.  # 15

Temos tido varias opiniões, até porque a venda e mais valias foi só de 1 títular, e o credito habitação vai ser de 2 títulares, se o crédito contar para mais valias, será que o crédito também só conta 50% ?

Também ja me aconselharam fazer as faturas dos 140mil antes de pedir o credito construção, e comprovar á AT no caso de ser questionado, que as faturas e pagamentos da conta foram realizadas antes do crédito construção.

São muitas duvidas, e parece que na construção as coisas nao são tão lineares do que apenas comprar e vender uma HPP reinvestindo o as mais valias.

Deve ser por isso que muita gente no forum refere que a AT nao gosta de construção...
  15.  # 16

Então o seu caso é parecido ao meu...

Vendeu o seu...

Comprou em conjunto, vai construir em conjunto... tambem só lhe contam metade das faturas e claro apenas metade do credito, não pode ser tudo mau 😅
  16.  # 17

Podia ter doado 50%, antes da venda?
  17.  # 18

Quando expus a minha frustração, sobre irem apenas contar 50% das faturas, 50% da compra etc, o que o Sr me disse foi, que o ideal neste caso teria sido, ter feito tudo em meu nome e após a casa terminada, doar à minha mulher (mas nós estamos juntos em união de facto, se eu e ela fossemos casados, julgo que não existia este inconveniente (tenho quase a certeza), de só contarem 50% das coisas)
  18.  # 19

Mas no meu caso o apartamento estava em meu nome apenas (comprado antes de casado), e agora queremos construir em nome dos 2, mas a venda e realizacao mais valias foi feita este ano e já eramos casados, e vamos construir tambem casados.

Será que só contam 50% mesmo assim?
  19.  # 20

Colocado por: joseobraMas no meu caso o apartamento estava em meu nome apenas (comprado antes de casado), e agora queremos construir em nome dos 2, mas a venda e realizacao mais valias foi feita este ano e já eramos casados, e vamos construir tambem casados.

Será que só contam 50% mesmo assim?

Diria para questionar nas Finanças, mas pelo que me foi explicado em 2022, diria que para si vão contar 100% das faturas, pois sao casados.

0.0192 seg. NEW