Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.
    Moro num prédio constituído por 3 andares. O meu apartamento é no último piso. No ano de 2023 efetuei uma remodelação completa ao meu apartamento, incluindo tubos da casa de banho. O sentido da base de duche foi invertido para um melhor layout da casa de banho.
    Em agosto de 2023 fomos para lá morar.

Em dezembro de 2023, o vizinho de baixo chamou-me porque tinha uma mancha húmida no teto da casa de banho dele (na direção do ralo da base de duche). Chamei o picheleiro que fez a instalação da base e da sanita para verificar se tinha deixado algo mal e não viu que tinha algo fora do normal. Ainda assim, fizemos o seguinte: isolamos com silicone o contacto da base ao ralo de esgoto; retiramos a coluna de duche para verificar senão era fuga nas ligações da água; não gastamos água durante 2 dias para verificar se o contador mexia (e não mexeu). Nos dias seguintes o vizinho disse que realmente a mancha tinha desaparecido.

Na altura da páscoa deste ano, voltou a acontecer exatamente o mesmo. Desta vez, eu acionei o meu seguro. O perito concluiu que a minha base estava totalmente isolada e, com o aparelho, viu que o meu teto da casa de banho (por cima do pladur) estava a apresentar medições de possível humidade. Fomos a casa do vizinho, com o aparelho mediu no teto e dava ainda mais húmido. Conclusão do perito: seria uma infiltração do telhado que corria pela caixa dos tubos. Como se tratava de uma mancha branca então não poderia ser da rede de esgotos.

Pode ser meramente coincidência mas nessas duas alturas choveu muito.

Desde então, o meu vizinho não relatou mais nenhum problema. Ontem, voltou-me a chamar porque o problema ainda lá está, mas desta com uma mancha bem maior (3x mais). Ele acionou o seguro dele e ficou de me dar novidades.

O que acham que pode ser?
    Acham que devo acionar novamente o meu seguro?

Obrigado.
  2.  # 2

Nos tetos das casas de banho tem focos?
    Se sim retirem um tentem fotografar ou filmar o interior do teto falso, provavelmente vão conseguir ver de onde vem a humidade
  3.  # 3

Na minha casa de banho tem pladur. Na do vizinho não e é aí que está a humidade.
    Em relação ao meu teto, já retirei os focos e o meu teto está seco. Contudo, tem manchas pretas e tinta empolada (talvez devido a humidade)
  4.  # 4

Colocado por: marcosaclopesNa do vizinho não e é aí que está a humidade.

Não será uma infiltração pela fachada que depois passa para a lage?
  5.  # 5

Colocado por: zedasilva
    Não será uma infiltração pela fachada que depois passa para a lage?

A casa de banho faz parede com o vizinho. As paredes da fachada são dos quartos e da sala.
    O perito que veio a minha casa, em Abril, disse que era infiltração na cobertura que ia pelos tubos de extração de vapores das casas de banho.
  6.  # 6

Também já pensei se a origem não estará na casa de banho do vizinho do lado (que está encostada à minha). Mas eles estão no estrangeiro. Creio que devem ter a água cortada.
    • size
    • 18 julho 2024

# 7

Colocado por: marcosaclopes

Pode ser meramente coincidência mas nessas duas alturas choveu muito.

Desde então, o meu vizinho não relatou mais nenhum problema. Ontem, voltou-me a chamar porque o problema ainda lá está, mas desta com uma mancha bem maior (3x mais). Ele acionou o seguro dele e ficou de me dar novidades.

O que acham que pode ser?
    Acham que devo acionar novamente o meu seguro?

Obrigado.

Se tais infiltrações ocorrem quando chove, há que fazer uma peritagem na cobertura, sobre a suposta entrada de água pela tal corete de tubagem do prédio.

Informe o administrador sobre essa situação, juntando opinião do perito da Seguradora.
  7.  # 8

Espetaculo esse perito. Olhando para a base viu que estava completamente impermeabilizada!
  8.  # 9

Colocado por: pc ferreiraEspetaculo esse perito. Olhando para a base viu que estava completamente impermeabilizada!

Colocado por: marcosaclopeseu acionei o meu seguro.

A função do perito é defender o seguro não é resolver o problema ao marcosaclopes
  9.  # 10

Colocado por: zedasilva

A função do perito é defender o seguro não é resolver o problema ao marcosaclopes

Calculo que sim
  10.  # 11

Acham que devo ativar já novamente o seguro ou aguardar pela visita do seguro do vizinho?

Tendo em conta os dados que dei, qual a vossa opinião? As obras foram feitas até abril/23 e começamos a habitar em agosto/23. A água nunca esteve cortada e a infiltração começou a aparecer em dezembro/23.
  11.  # 12

Colocado por: size

Se tais infiltrações ocorrem quando chove, há que fazer uma peritagem na cobertura, sobre a suposta entrada de água pela tal corete de tubagem do prédio.

Informe o administrador sobre essa situação, juntando opinião do perito da Seguradora.

A questão é que nos últimos dias não choveu assim tanto para chegar aquele ponto.
  12.  # 13

Colocado por: marcosaclopesAcham que devo ativar já novamente o seguro ou aguardar pela visita do seguro do vizinho?

Tendo em conta os dados que dei, qual a vossa opinião? As obras foram feitas até abril/23 e começamos a habitar em agosto/23. A água nunca esteve cortada e a infiltração começou a aparecer em dezembro/23.

Como impermeabilizou as paredes da zona do duche?
  13.  # 14

Colocado por: pc ferreira

Como impermeabilizou as paredes da zona do duche?

Foi colocada tela líquida para impermeabilização. Debaixo da base e nas paredes.
  14.  # 15

Foi colocada tela líquida para impermeabilização. Debaixo da base e nas paredes.

Vamos partir do princípio que a tela liquida pintura está bem aplicada, com armadura, com bandas perimetrais e de aresta, e que o suporte nao tem fissuras superiores a 0,3mm, como foram feitos os remates aos pontos singulares, como torneiras, sifão de escoamento?
  15.  # 16

Colocado por: pc ferreira

Vamos partir do princípio quea tela liquidapintura está bem aplicada, com armadura, com bandas perimetrais e de aresta, e que o suporte nao tem fissuras superiores a 0,3mm, como foram feitos os remates aos pontos singulares, como torneiras, sifão de escoamento?

Para os tubos da água foi utilizado o tubo ppr e joelho do mesmo material. Utilizamos aquela maquina de "colar". A aplicação da base de duche já foi efetuada pelo picheleiro, não estive presente. Mas retiramos a coluna de duche para verificar se as torneiras estavam a perder e o cimento cola estava seco.
  16.  # 17

UPDATE: o perito já fez a inspeção à casa de banho e tudo indica que seja fuga de água ou fuga nos tubos de prumo (presumo no sifão/tubo de escoamento do sifão).

Tenho de acionar o meu seguro. A minha questão é: o seguro é que trata de comprar cerâmicas e base de duche nova ou tenho de ser eu a tratar disso?
    • size
    • 23 julho 2024

# 18

Depende...
    Se está a equacionar a base de duche, afinal, o que é que está com rutura ? A base de duche ou canalizações horizontais ?

A base de duche será recuperada. Porque não ?
  17.  # 19

Colocado por: sizeDepende...
    Se está a equacionar a base de duche, afinal, o que é que está com rutura ? A base de duche ou canalizações horizontais ?

A base de duche será recuperada. Porque não ?

O perito do vizinho de baixo só apenas disse que deve ser fuga de água ou fuga nos tubos de prumo.

Eu é que estou a presumir que vão partir o chão, pelo menos na zona do sifão e dos tubos que ligam ao sifão (que por sua vez é debaixo da base).
    Quanto à base foi colocada com espuma e a tijoleira da parede fica por cima, isto é, a base entra por debaixo da espessura da tijoleira. Se é que me faço entender.
  18.  # 20

O perito do vizinho de baixo só apenas disse que deve ser fuga de água ou fuga nos tubos de prumo.

Eu é que estou a presumir que vão partir o chão, pelo menos na zona do sifão e dos tubos que ligam ao sifão (que por sua vez é debaixo da base).
    Quanto à base foi colada com cola e veda e a tijoleira da parede fica por cima, isto é, a base entra por debaixo da espessura da tijoleira. Se é que me faço entender.

As tijoleiras da parede só foram colocadas depois de ter a base no sítio.

0.0187 seg. NEW