Iniciar sessão ou registar-se
    • nars
    • 18 julho 2024 editado

# 1

Bom dia, Alguém me sabe informar de algum(s) modelo de frigorifico que ainda se comercialize (novo) que ainda tenha prateleiras em grade metálica ou totalmente em plástico? Antigamente havia muitos mas espantosamente vejo actualmente todos os modelos com prateleiras em vidro e preferia um modelo que assim não fosse.
  1.  # 2

Talvez comprando um que lhe agrade e depois mandar fazer as prateleiras num serralheiro que trabalhe bem o inox.

Eu adoro os Philco vintage.
    Uma maravilha do design.
      old-philco-refrigerator-still-in-use-at-my-local-fish-and-v0-sqalg0xtp8xa1.jpg
  2.  # 3

Há ou havia uma loja no Porto que vendia frigoríficos vintage restaurados.

Veja no OLX se tiver interesse.
    • nars
    • 19 julho 2024

# 4

Obrigado pela sugestão, eu procurava mesmo novo mas parece ser muito dificil ou impossivel encontrar.
  3.  # 5

Prefere plástico ao vidro? Tem receio que se parta?
  4.  # 6

O que tenho visto de modelos novos "Retro" é que têm o design interessante só no exterior.
    No interior é mais do mesmo.
    Uma desilusão!
    • nars
    • 20 julho 2024

# 7

Ruikode: Eu preferia mesmo era em grade metálica (de plástico sería para ver, nunca tive, mas sei que havia alguns samsung há anos). Todos os que tive eram em grade metálica e nunca me dei mal, não tinha preocupações de caírem coisas ou de colocar tachos ainda algo quentes, etc... tenho alguns receios de ter problemas com as de vidro, não exactamente/só por mim, mas porque tenho mais gente em casa que por vezes não são lá muito cuidadosos :)
  5.  # 8

O vidro é resistente, n tem problema
  6.  # 9

Colocado por: narsou de colocar tachos ainda algo quentes,

Nunca deve fazer isso!

Colocado por: narstenho alguns receios de ter problemas com as de vidro, não exactamente/só por mim, mas porque tenho mais gente em casa que por vezes não são lá muito cuidadosos :)

Ha que educar e insistir. Isso não pode ser desculpa ou argumento.

As prateleiras de vidro são muito resistentes, são em vidro temperado.
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 10

Colocado por: narscolocar tachos ainda algo quentes,

Não apenas pelas questões energéticas(obriga a gastos de electricidade extra), de conservação dos materiais (choque térmico pode danificar vidros ou até provocar deformações plásticas) há também a considerar as questões bromatológicas(termo técnico para a conservação dos alimentos).
    Há bactérias que nessas condições podem proliferar com maior expressão. Efectivamente porque a temperatura global do frigorífico sobe e os alimentos que já lá estavam inicialmente podem ficar alterados.
    • nars
    • 21 julho 2024

# 11

Sim, eu sei que não é um bom procedimento, por diversos motivos, mas por vezes sou forçado a fazê-lo por falta de tempo. Também não coloco lá exactamente "a queimar", mas por vezes ainda quentinho, por falta de tempo para esperar arrefecer completamente, porque tenho que sair ou algo assim e se não o fizer depois só tenho possibilidade de colocar no frio muitas horas depois e fica horas ao calor :( Assim em alguns minutos está frio (e também não me parece que altere assim tão significativamente a temperatura global do frigorífico) e assim continua. Mas agradeço bastante as sugestões e informações que me estão a dar.
  8.  # 12

Entre os vários cursos que fiz...
    Uma professora de nutrição disse que se deve arrefecer a sopa, nem que seja na pia do lava loiças com gelo.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  9.  # 13

Ainda ontem a minha esposa me falou que leu um artigo que não se deve deixar arrefecer os alimentos se for para colocar no frigorífico..

Vou ver se encontro..
  10.  # 14

Colocado por: Bragas VAinda ontem a minha esposa me falou que leu um artigo que não se deve deixar arrefecer os alimentos se for para colocar no frigorífico..

Vou ver se encontro..

Seria interessante ver essa justificação.

Comida cozinhada quente, não deverá ir para o frigorifico antes de arrefecer naturalmente ou dentro de um "banho-maria" invertido, para retirar o calor mais rapidamente. Altera não só as propriedades dos alimentos como o seu aspeto e textura.

O exemplo do Palhava sobre a sopa é correto. Colocar sopa quente no frigorifico vai diminuir rapidamente a sua duração e azedar rapidamente.

Admite-se que o recipiente ainda tenha algum calor residual, mas não que o conteúdo ainda vá quente.
    Concordam com este comentário: hangas
  11.  # 15

12.  # 16

Nos dias de calor, a comida fora do frigorífico altera-se com muita facilidade.
  13.  # 17

Colocado por: RuikodeO exemplo do Palhava sobre a sopa é correto. Colocar sopa quente no frigorifico vai diminuir rapidamente a sua duração e azedar rapidamente.

Admite-se que o recipiente ainda tenha algum calor residual, mas não que o conteúdo ainda vá quente.

Sim, também já tinha lido isso ha uns tempos. Como em tudo o equilibrio está no meio termo.

O motivo do (mito) de não meter coisas quentes no frigorifico vem de quando os frigorificos não tinham a potencia/eficiência que têm hoje em dia. Tinham volumes bem mais pequenos, e colocar 1 ou 2kg de material morno que fosse era o suficente para praticamente anular a refrigeração quase de imediato e demorar bastante tempo a recuperar o set point.

Hoje em dia os frigoríficos recentes, tem muito mais volume de espaço refrigerado, o que aumente a inercia ao aquecimento pela introdução de massas mais quentes, com também recuperam mais rapidamente (consumindo mais energia). Basta ver que muitos têm express freeze que recupera o setpoint em menos 30min ou menos mesmo depois de ter sido carregado totalmente com compras novas à temperatura ambiente.

Agora claro, não se lá vai colocar uma panela com 2L de sopa acabada de ferver. Se calhar estamos a falar ai de uns 5kW de calor a descompensar o sistema.

A ideia de não deixar arrefecer ao ar livre, é minimizar tempo em que os alimentos estão na temperatura ideal de incubação da maioria das bacterias, que é pouco acima da temperatura ambiente.
  14.  # 18

Já o descongelamento de alimentos deve ser feito dentro do frigorífico.
    • nars
    • 3 setembro 2024

# 19

Respondendo "a mim mesmo" e caso ajude alguém que procure o mesmo... uma boa solução é comprar qualquer frigorífico e posteriormente mandar cortar (de preferência numa empresa que faça corte a laser para ficar com medidas e acabamento perfeito) umas prateleiras em acrílico transparente de 8mm ou 10mm de espessura, ficam muito resistentes e acabam-se as preocupações com pesos, impactos, etc.
  15.  # 20

Colocado por: narsRespondendo "a mim mesmo" e caso ajude alguém que procure o mesmo... uma boa solução é comprar qualquer frigorífico e posteriormente mandar cortar (de preferência numa empresa que faça corte a laser para ficar com medidas e acabamento perfeito) umas prateleiras em acrílico transparente de 8mm ou 10mm de espessura, ficam muito resistentes e acabam-se as preocupações com pesos, impactos, etc.

Boa 👍
    Concordam com este comentário: Moradiacoimbra

0.0140 seg. NEW