Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Obrigado pelas imagens.

    Estive a comparar este tipo de isolamento de aglomerado de fibras de abeto e tou com duvidas em relação ao Wallmate IB (face porosa)...
    http://wallmate.materiaisdeconstrucao.org/wallmateib.php.

    Qual deles será o melhor para estar exposto ao exterior somente com o reboco por cima?

    Obrigado.
    • RLV
    • 10 outubro 2010

     # 62

    Colocado por: tiagoantunesQual deles será o melhor para estar exposto ao exterior somente com o reboco por cima?


    Estão ambos preparados para serem aplicados no exterior.
  2.  # 63

    Colocado por: vitocrilOlá tiagoantunes,

    Acho este tema bastante interessante assim como estes esquemas que, também eu, gostaria de ver a serem discutidos por foristas experientes neste assunto.
    A minha construção encontra-se na fase de levantar paredes e está previsto utilizar a mesma solução para correcção das pontes térmicas mas com poliestireno de30mm da BASF Styrodur 2800 C, assim como, na caixa de ar de 80mm e colado ao pano interior,BASF Styrodur 3035 CN de 60mmde espessura deixandouma caixa de ar de 20mm com ventilaçãojunto ao pano exterior, não sei se será a melhor solução.

    Cumps


    Obrigado pelo comentário Vitocril,

    O que é que o engenheiro civil lhe disse em relacção ao reboco sobre o isolamento?

    Basicamente, este e o meu principal medo...como o reboco vai estar sobre dois materiais distintos com propriedades de expansão-contracção diferentes, tenho receio que vá abrir fissuras...

    Cumprimentos,
    Tiago
  3.  # 64

    Respondeu-me que se utilizava umas redes/mantas próprias assim como uma argamassa própria a sobrepor todo o XPS avançando cerca de 10 a 15 cm pela alvenaria e evidenciou que o poliestireno a utilizar já detém caracteristicas específicas de comportamento vocacionadas para o efeito.

    Cumps
  4.  # 65

    Boa Noite

    Estou neste momento no segundo ano do curso de Arquitectura e este Fórum tem me sido muito util, não só para perceber como certas coisas de fazem, mais sim as Diferentes maneiras que há de fazer a mesma coisa. Depois de ler alguns comentários dest discussão, fiquei com algumas dúvidas...
    Primeiro: os meus professores insistem constantemente que o isolamento térmico (XPS ou outro) nunca deve ter menos de 10 centímetros, porque menos que isso apenas garante um nível de conforto mínimo que ronda os 15º, quando a temperatura interior deve rondar os 20º. Contudo aqui parece ser da opinião geral que 6 cm é suficiente. Estarão os professores a exagerar?
    Outra dúvida é: o isolamento não serve também para prevenir a entrada de calor, durante o Verão? Se assim é, e visto que o nosso país é relativamente quente no Verão, porque é que os locais mais amenos podem ter menos cms em isolamento?

    Obrigada desde já pela atenção
  5.  # 66

    Boas

    Primeiro: os meus professores insistem constantemente que o isolamento térmico (XPS ou outro) nunca deve ter menos de 10 centímetros, porque menos que isso apenas garante um nível de conforto mínimo que ronda os 15º, quando a temperatura interior deve rondar os 20º. Contudo aqui parece ser da opinião geral que 6 cm é suficiente. Estarão os professores a exagerar?


    Sem querer duvidar do que afirma, parece-me difícil de acreditar que um professor diga uma coisa dessas mas, se o dizem, estão enganados. Qualquer projecto de comportamento térmico será certificado se e só se garantir as condições interiores de referência indicadas no Art.º 14º do Decreto-Lei n.o 80/2006 de 4 de Abril:

    Inverno: Temp.do ar = 20º
    Verão: Temp.do ar = 25º; Humidade relativa = 50%

    Para contrariar o que dizem bastará consultar os projectos que são elaborados, certificados e levados a cabo com espessuras inferiores aquelas que os professores mencionam. Serão todos ou quase todos.

    Outra dúvida é: o isolamento não serve também para prevenir a entrada de calor, durante o Verão? Se assim é, e visto que o nosso país é relativamente quente no Verão, porque é que os locais mais amenos podem ter menos cms em isolamento?

    Será que colocou bem a dúvida? No nosso país locais mais amenos serão, penso eu, locais com menor amplitude térmica, sem arrefecimento ou aquecimento em demasia. Logo, é lógico que as condições de referência serão alcançadas com menor espessura de isolamento.

    Editado: O NOVO RCCTE - METODOLOGIA DE APLICAÇÃO DO NOVO RCCTE E IMPLICAÇÕES CONSTRUTIVAS

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 67

    Colocado por: EugéniaPrimeiro: os meus professores insistem constantemente que o isolamento térmico (XPS ou outro) nunca deve ter menos de 10 centímetros

    mande-os às "malvas" :)
    bem se calhar são dos países nórdicos, não é na Suécia que está a tirar o curso pois não? :)
  7.  # 68

    Boa Noite!

    Sim, talvez a ultima pergunta tenha sido mal colocada, só queria mesmo perceber que o isolamento também diz respeito ao à entrada de calor excessico.

    Quando aos 10 centímetros de isolamento... Eu estou a tirar o curso em lisboa, mas muitas vezes dao-nos valores de referencia para Portugal e outros países europeus. Será que é uma medida internacional, de países mais frios? :S Não sei, mas vou indagar!

    Obrigada pela ajuda! :)
  8.  # 69

    Sabe Eugénia, algumas vezes os profs. fazem essas coisas com o intuito de espicaçar o aluno e ver se este se limita a ser seguidista ou procura desenvolver um espirito critico perante as questões. Pode ser que até seja isso.
  9.  # 70

    Colocado por: Eugénia

    os meus professores insistem constantemente que o isolamento térmico (XPS ou outro) nunca deve ter menos de 10 centímetros,


    Vê-se logo que são arquitectos. Se está no segundo ano, ainda está a tempo de mudar para engenharia civil.
  10.  # 71

    @J Cardoso

    Boas,

    Compreendo-o mas não concordo consigo. Nmo está a ter uma lógica de mediocridade.
    Será que não pode haver a expectativa de ir mais além? Teremos todos que nos conformar com as condições de referência mínimas estabelecidas no RCCTE?

    Qualquer projecto térmico será certificado se atingir a classificação B-. Qualquer projecto básico parede dupla com xps 3cm e gás canalizado facilmente atinge, na generalidade, esta classificação, será isto suficiente? É o que se pretende para o futuro da construção civil em Pt?

    Então quem anda preocupado em revestir termicamente os pilares e lajes, em isolar pelo interior, pelo exterior, etc, em suma, quem se preocupa por atingir uma classificação superior a B- é um lunático, desfasado da realidade?

    As condições exigidas pelo RCCTE são nmo condições de referência básicas e até mediocres. Temos a obrigação de fazer (empreiteiros) e exigir (donos de obra) muito melhor.

    Cump.
  11.  # 72

    As casas em Portugal tirando os últimos anos são mesmo muito más...mas isso também se deve ao facto de que as pessoas preferem ter casas grandes em vez de confortáveis, a mentalidade infelizmente ainda não dá para muito mais.
  12.  # 73

    Boas

    Nuno neiva:

    Acho que não percebeu a intenção do meu comentário, nunca defendi que se projectasse a cumprir os mínimos.O que eu rebati - e rebato - é a afirmação segundo a qual com menos de 10 cm de isolamento não é possível cumprir as condições de referência. Como decerto saberá, essa afirmação não só não é verdadeira como ainda por cima induz em erro aqueles que pretendem aprender: os alunos.

    PS: acha que só com 10 cm de isolamento se atinge um A ou A+?

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 74

    Colocado por: nunoneiva75Qualquer projecto térmico será certificado se atingir a classificação B-. Qualquer projecto básico parede dupla com xps 3cm e gás canalizado facilmente atinge, na generalidade, esta classificação, será isto suficiente? É o que se pretende para o futuro da construção civil em Pt?


    Ainda não vi mas o engenheiro do meu projecto (que dará amanhã entrada nos SM) mencionou isolamento de 5cm (xps).
    Vi hoje mesmo o certificado energético. Classificação A+ c/ instalação de ar condicionado.
  14.  # 75

    Boas!

    Entre o B1 e o B2 a diferença é a colocação do xps e da caixa de ar. Como se deve por? Ou em termos térmicos é igual?
  15.  # 76

    Para não estar a abrir um tópico novo, queria colocar uma questão em relação ao método de parede dupla com o espaço totalmente preenchido por XPS.

    Na imagem a baixo está um esquema representativo e gostaria de saber qual é a melhor "posição" da mesma.. Lado 1 interior e lado 2 exterior, ou o contrário?

    Obrigado

  16.  # 77

    Colocado por: rjmpiresNa imagem a baixo está um esquema representativo e gostaria de saber qual é a melhor "posição" da mesma.. Lado 1 interior e lado 2 exterior, ou o contrário?

    Lado 2 no exterior, para o isolamento revestir também as vigas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  17.  # 78

    Lado 2 - Exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  18.  # 79

    Sendo o pilar no "lado de dentro" a parede exterior fica "agarrada" ao quê?
  19.  # 80

    fica agarrada ao mesmo caso estivesse por dentro... á laje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
 
0.0320 seg. NEW