Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Necessito de ajuda para fazer um trabalho de medições de umas planta de obra.

Preciso de medir aço, betão, sapatas, pilares alvenaria etc, o projeto é pequeno mas as dúvidas são muitas..

Se alguém me poder dar umas dicas e ajudar a fazer o trabalho agradecia muito.
  2.  # 2

Aço medir metros lineares, converter para barras somando já os desperdícios.
    Betão M3
    Alvenaria m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RenatoM
  3.  # 3

Vou precisar de mais ajuda que isso..
    É que tenho muitas dívidas de como faço as medições de aço em sapatas e Pilares..

Por exemplo

Nas sapatas para fazer a medição de aço tenho que separar a armadura superior da inferior, certo? Mas como faço a medição para conseguir preencher a tabela? (Tenho uma tabela em Excel de armaduras e fiz um exemplo na tabela, não sei se está certo..)
    Nos Pilares como faço a medição?
  4.  # 4

No projeto de estabilidade, por norma tem a dimensão de cada um dos ferros.
    O Renato é técnico ou Dono de obra?
  5.  # 5

Nem uma nem outra..
    Estou a tirar um curso de encarregado e obra, o problema é que fui operado a um joelho e tive que faltar a maior parte das aulas do curso..
    Por isso tenho imensas dúvidas..
    Tenho plantas da obra com informação, mas penso que não está completa..
  6.  # 6

Ponha aqui um extrato de uma sapata e de uma viga.
    Atenção que eu não sou orcamentista mas certamente que outros me corrigirao se disser asneira
  7.  # 7

Colocado por: RenatoMNas sapatas para fazer a medição de aço tenho que separar a armadura superior da inferior, certo?

Para cada elemento estrutural, sapata, viga, pilar, etc, mede o comprimento de todos os varões por cada diâmetro, com o comprimento total de cada diâmetro multiplica pelo peso por metro, e depois multiplica pelo desperdício que varia de 9% para ferro de 6 a 24% para ferro de 20% (estas são as percentagens que eu uso, outros podem utilizar outros valores)

Dá trabalho, mas não tem nada que saber.
  8.  # 8

Renato

de certeza que esse curso terá um manual com a matéria do programa, tente arranjar isso.
    há várias formas de fazer a medição do que pede por isso convinha seguir o que está a ser preconizado no curso.
    Tambem penso que a medição do ferro em muitos casos é feita com o volume da peça e com a taxa de ferro, não é andar a medir todos os varões, não sei se será o caso.
  9.  # 9

Colocado por: marco1Tambem penso que a medição do ferro em muitos casos é feita com o volume da peça e com a taxa de ferro, não é andar a medir todos os varões,

Só há uma forma de medir o aço, é medir o comprimento de todos os varões em cada elemento estrutural, mesmo assim dá erros que dependem da taxa para desperdício e sobreposições utilizada. Medir o betão e depois utilizar uma taxa para calcular o ferro, não tem rigor nenhum.
  10.  # 10

Obrigado a todos que responderam.

Vou anexar aqui umas imagens de maneira que me consigam dizer a melhor forma de como fazer as medições.
      pilares.jpeg
      corte.jpeg
      ex pilares.jpeg
  11.  # 11

Fiz a medição do aço das vigas de fundação no excell que faz o cálculo das armaduras.

Nas sapatas para fazer a medição de aço tenho que separar a armadura superior da inferior, certo? Mas como faço a medição para conseguir preencher a tabela? (Fiz um exemplo na tabela, não sei se está certo..)

Nos Pilares como calculo a coluna E (m)? No corte não tenho a altura dos pilares.. E como faço nas cintas?
    Concordam com este comentário: Sophie
      quandro sapatas.jpeg
      pormenor sapata.jpeg
      planta.jpeg
  12.  # 12

.
      em sapata.jpeg
  13.  # 13

vigas de fundação
      viga fundação.png
  14.  # 14

A altura dos pilares pode retirar através da diferença entre as cotas entre pisos. Tem um desenho com isso. Nas tabelas a coluna partes iguais é para colocar o número de elementos iguais. Por exemplo existem 5 pilares com a mesma secção, com a mesma altura e a mesma armadura…
  15.  # 15

Colocado por: RenatoMNem uma nem outra..
    Estou a tirar um curso de encarregado e obra, o problema é que fui operado a um joelho e tive que faltar a maior parte das aulas do curso..
    Por isso tenho imensas dúvidas..
    Tenho plantas da obra com informação, mas penso que não está completa..

É um curso em e-learning?
    Estou a pensar tirar esse curso tambem
  16.  # 16

Colocado por: marcocar

É um curso em e-learning?
    Estou a pensar tirar esse curso tambem

É presencial..
  17.  # 17

Por exemplo nas sapatas, são 8 no total, mas existem 2 que serão recortadas com as vigas de fundação.. Logo nas partes iguais seriam 6 certo?!
    Na quantidade de varões como faço esta conta? Tenho que separar a armadura inferior da superior com campos diferentes no excell certo?
    Na metragem da sapata é m3? ela tem 1x1x0.4= 0.4

Arm superior 10/0.125
    Arm inferior 10/0.250

O recobrimento de todo o projeto é de 2.5
      em sapata2.jpeg
      vista tridimensional.jpeg
      planta2.jpeg
  18.  # 18

O comprimento dos varões das sapatas não é 0,40. É 1,1-(2*0,025)+0,4*2…
    Ou seja tem de imaginar o varão moldado e calcular o comprimento

Para calcular o número de peças de varão è dividir a dimensão da sapata pelo respetivo espaçamento e juntar uma unidade No seu caso 1,1/,125 +1

Se é presencial o melhor é pedir a um colega que o ajude… por aqui e por muito boa vontade q possa existir é dificil
  19.  # 19

Colocado por: SophieO comprimento dos varões das sapatas não é 0,40. É 1,1-(2*0,025)+0,4*2…
    Ou seja tem de imaginar o varão moldado e calcular o comprimento

Para calcular o número de peças de varão è dividir a dimensão da sapata pelo respetivo espaçamento e juntar uma unidade No seu caso 1,1/,125 +1

Se é presencial o melhor é pedir a um colega que o ajude… por aqui e por muito boa vontade q possa existir é dificil

Agora em Agosto o curso fecha para férias.. Volta em Setembro mas o curso está mesmo no fim e tenho que entregar o trabalho nas primeiras semanas..

Será que podemos contactar por outro tipo de plataforma, precisava mesmo de ajuda..

Fica aqui o meu email caso queira entrar em contacto

[email protected].

Obrigado pela atenção

0.0209 seg. NEW