Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma bomba de calor monobloco de 300L instalada neste anexo coberto. Há algum problema ou desvantagem em ter a bomba de calor aqui instalada? Deveria fechar o vão com alguma persiana ripada?

bomba de calor

Devia ter uma porta como se consegue ver na seguinte imagem? Aquela coisa quase uma bola azul à esquerda da minha bomba está ao contrário em relação à da imagem seguinte, está bem instalada?
  2.  # 2

Sim devia.. isso não é feito para estar apanhar com chuva
  3.  # 3

Essa de baixo com a porta, para mim está mal instalada.
  4.  # 4

Colocado por: VarejoteEssa de baixo com a porta, para mim está mal instalada.

O que está mal, é a tal "bola" que está ao contrário?
  5.  # 5

Colocado por: vascooool

O que está mal, é a tal "bola" que está ao contrário?

Para mim na ventilação está mal, casa fechada só com porta ventilada, o ar vai andar dentro do cubículo em loop, isso não tem ≥20m3 de volume.

Sai ar frio e entra frio.

Manual Arostor...
      Screenshot_20240804_190354_Samsung Notes.jpg
  6.  # 6

Eu não fechava completamente, faça o ripado só até onde tem a instalação.
      Screenshot_20240804_211335_Chrome.jpg
  7.  # 7

a desvantagem que vai ter é um rendimento baixo no inverno, a não ser que vá buscar ar ao interior da casa.
  8.  # 8

É colocar a tubagem e fazer uma portada ventilada
  9.  # 9

Fazer um controlo da origem do ar, "inverno - interior" / "verão - exterior" é algo que faça sentido? utilizando um sistema tipo registos ou algo do género... Independentemente da chatice ou complexidade da engenhoca, seria algo que permitia tirar melhor partido do sistema? É exequível?
  10.  # 10

Colocado por: RuikodeFazer um controlo da origem do ar, "inverno - interior" / "verão - exterior" é algo que faça sentido? utilizando um sistema tipo registos ou algo do género... Independentemente da chatice ou complexidade da engenhoca, seria algo que permitia tirar melhor partido do sistema? É exequível?

Já vi em vários locais colocarem umas curvas para direcionar/canalizar o ar de entrada e saida para locais diferentes, certamente ajuda bastante, principalmente em locais apertados e pouco arejados.
  11.  # 11

Colocado por: RuikodeFazer um controlo da origem do ar, "inverno - interior" / "verão - exterior" é algo que faça sentido? utilizando um sistema tipo registos ou algo do género... Independentemente da chatice ou complexidade da engenhoca, seria algo que permitia tirar melhor partido do sistema? É exequível?

Agora não percebi. Acho que de inverno não deve ser bom retirar calor do interior para aquecer a água. De verão até deve ser produtivo usar ar do interior e expelir o ar mais frio também para o interior.
  12.  # 12

Colocado por: Dias12Agora não percebi. Acho que de inverno não deve ser bom retirar calor do interior para aquecer a água. De verão até deve ser produtivo usar ar do interior e expelir o ar mais frio também para o interior.

Eu posso ter dado um exemplo sem sentido Dias12, confesso que nunca me preocupei em perceber o ciclo de uma bomba de calor.
    O meu comentário, independentemente da lógica estar certa ou errada, foi no sentido de entender se seria boa ideia prever o tal sistema de possibilidade de mudança de entrada do ar, da forma que fosse mais eficiente.
  13.  # 13

Eu altero as minhas saídas conforme me interessa.
    Por norma no verão, puxa da rua e manda para o interior, ou não, como fica na cave é amena o ano inteiro.

De inverno, puxa do interior e manda para a rua.

Mas só desengato o tubo da BC, não fecho o tubo de entrada, assim não puxa na totalidade o ar dentro de casa e acaba por entrar a uma temperatura mais alta que no exterior.

Se no exterior estiver cerca de 7/8/9°C, o ar entra na BC a rondar os 16°C.
  14.  # 14

Estou a ponderar fechar com uma persiana ripada. Este orçamento parece bom?
  15.  # 15

É normal a bomba de calor perder temperatura mesmo quando não se consume água quente em casa? Ontem de manhã a bomba aqueceu a água até aos 40ºC e à noite, passadas ~12 horas, sem se ter usado água quente nesse dia, a temperatura desceu para os 38ºC. A canalização de água quente da minha casa não tem isolamento e passa pelo chão da casa.

Tem algum problema o vaso de expansão estar instalado de pernas para o ar, como se vê nas fotos?

16.  # 16

17.  # 17

Bem bom. Só desceu 2 graus em 12 horas
  18.  # 18

A minha BC tem estas perdas, com temperatura ambiente de 21.
      Screenshot_2024-10-15-14-29-27-767_cloud.shelly.smartcontrol-edit.jpg
  19.  # 19

Colocado por: vascoooolÉ normal a bomba de calor perder temperatura mesmo quando não se consume água quente em casa? Ontem de manhã a bomba aqueceu a água até aos 40ºC e à noite, passadas ~12 horas, sem se ter usado água quente nesse dia, a temperatura desceu para os 38ºC. A canalização de água quente da minha casa não tem isolamento e passa pelo chão da casa.

Tem algum problema o vaso de expansão estar instalado de pernas para o ar, como se vê nas fotos?

Infelizmente não há equipamentos desses que não percam temperatura.. uns mais depressa, outros mais devagar, mas todos perdem e quanto maior for o diferencial para a temperatura ambiente mais depressa isso acontece.
    Como disse o Bigmouse, 2 graus em 12 horas é uma descida pequena.
  20.  # 20

Colocado por: vascoooolÉ normal a bomba de calor perder temperatura mesmo quando não se consume água quente em casa?

Você acha mesmo que água quente dentro de um depósito se mantém sempre à mesma temperatura, sem uma fonte de energia para a aquecer?

0.0192 seg. NEW