Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Ando a pensar comprar uma moradia antiga (cerca de 60 anos) geminada, de cave, r/c e 1º andar (50m2 cada piso), com 230m2 de terreno, no Porto. Trata-se duma casa num antigo bairro económico, do tempo do Estado Novo.

    A minha dúvida principal (ou antes inicial), é:
    - será que a estrutura interior - que é em madeira - pode ser conservada e apenas fazer uma remodelação? [claro que isto seria muito mais barato, não é?)
    - ou será mandatório fazer 'placa' (suponho que é assim que se chama...)?
    Para além disso, quem melhor para me dar uma ideia quanto a esta estrutura interna: 1 engenheiro? 1 arquitecto? os 2? (não faço a menor ideia).

    Muito Obrigado pelas sugestões.
  2.  # 2

    Hoje não faço nada ehehe

    As moradias do estado novo eram em tijolo maciço. Embora essa possa ter os 60 anos e ter estrutura de madeira.

    Não é obrigatório nem aconselhável fazer placa num edificio com estrutura de madeira, o peso é demais. existem imensos edifícios de madeira com bastantes mais anos e em muito boas condições.

    Agora só saberá o estado dela depois de picar e ou dar 2 pulos valentes ao centro do compartimento e ver se vibra muito. As remodelações de estruturas de madeira são sempre uma caixinha de surpresas e raramente baratas, a menos que seja só lavar a cara

    Quem melhor para lhe dar uma ideia? Um engenheiro que esteja ligado a esse tipo de obras, porque o engenheiro normal, percebe de betão. Madeira sabe que serve para cofragem ou para a lareira. Existem alguns gabinetes de engenharia, especializados nessa área que lhe poderão dar uma boa ideia e um melhor preço ainda. outra hipótese é descobrir uma empresa que trabalhe nessa área e pedir-lhes a opinião.

    Trata-se de uma área (reabilitação urbana) com muito pouca gente a trabalhar e é difícil de encontrar alguém que perceba do assunto.

    Mas pode ver se os pavimentos fazem barriga, se tem rachas nas paredes e para que lado estão inclinadas, se as cantarias do vãos estão partidas ou se os pavimentos baixam nalgum canto. São tudo maus sinais e se não existirem, em principio a estrutura estará boa.

    outros sinais são as humidades por cima das janelas no ultimo piso, coberturas a fazer barrigas ou abatidas.

    Cumps
  3.  # 3

    Muito obrigado Paulo Correia!

    Quanto à estrutura da moradia que ando a ver, não me expliquei bem: as paredes de fora são em pedra, ou tijolo, ou adobe.
    Só a parte de dentro é que é de madeira e estuque (nota-se que é assim porque na cave, quando se olha para o tecto, vêem-se vigas de madeira...).

    Vou levar em conta as sugestões que me deixou.
    Boas tardes.
  4.  # 4

    ESTOU AQUI PARA O AJUDAR DIZENDO QUE ALEM DAS OBRAS TERA DE FAZER VARIOS REGISTOS FISCAIS E NAO SO
    NOS TRATAMOS DE TUDO
    WWW.PAPELADA.NO.SAPO.PT
 
0.0104 seg. NEW