Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, agradeço desde já algum esclarecimento que me possam dar relativamente à questão que vou apresentar.
    Tenho andado a ponderar instalar ar condicionado devido às elevadas temperaturas que se verificam. Contudo moro num edificio que possui várias frações. Anexo uma foto obtida no google maps, (agora não tenho uma actual aqui a jeito). A minha fração é essa assinalada a azul. Quando a comprei tinha os estores partidos, infiltraçoes em vários sitios, inclusive nessa varanda, que impermeabilizei às minhas custas e acabou por resolver problema dos vizinhos de baixo.
    Sei que as paredes externas são áreas comuns por fazer parte da fachada, então pensei instalar a maquina externa do AC no piso da minha varanda, e metendo uma cobertura estilo floreira, para não ser visivel. Achei eu que tinha o problema resolvido, contudo na minha pesquisa fiquei com duvidas se a minha pequena varanda, com apenas (40cm de largura x 4 metros de comprimento) poderá ser considerada um terraço de cobertura e desse modo fazer parte das áreas comuns, requerendo autorização e aprovaçao do condominio para colocação de ar condicionado. Na caderneta predial está classificada como fazendo parte da minha fração, como área bruta dependente. Não sei se apesar disso poderá ser na mesma classificada como terraço de cobertura/parte comum.
    Desde já agradeço a ajuda de quem me puder esclarecer. Obrigado
      foto.jpg
  2.  # 2

Pessoalmente, não considero que a sua varanda possa ser classificada como terraço de cobertura? Cobre o quê?
    O problema poderá ser da estética. Já falou com os vizinhos e, em particular, no que está no piso inferior? Por acaso nõa tem a possibilidade de colocar o AC na zona do telhado?
  3.  # 3

Boa tarde, falei com a vizinha de baixo, que não levantou qualquer problema. Quem me levantou problemas foi o vizinho do lado, que basicamente adquiriu a casa para alugar,(por preços completamente fora de lógica). Na altura questionei quanto à instalação na fachada, ele não concordou (e respeito, daí ter perguntado aos vizinhos) e ocorreu-me então a ideia de colocar na minha varanda, pensando eu que nesse caso não teria qualquer problema, pois ficaria abaixo das grades e colocaria uma cobertura semelhante à foto que anexo. Mas enquanto pesquisava deparei-me com o conceito de varandas consideradas terraços de cobertura (não fazia ideia que podiam assim ser consideradas). Como tenho receio que ele seja pessoa de interesses próprios, não quero arriscar a colocar e ele vir invocar que aquilo é parte comum do prédio e arranjar-me problemas. Porque apesar de ser uma extensão muito pequena, a minha varanda serve de "telhado" aos meus vizinho de baixo, naquele bocadinho que cobre. Por isso penso que técnicamente possa ser considerado "terraço de cobertura". Não querendo arriscar perder um investimento avultado, provavelmente terei mesmo de aguardar pela próxima reunião do condomínio, que costuma ser em Fevereiro.
      71y98uDEF5L._AC_SL1500_.jpg
  4.  # 4

Varandas são espaços comuns.

Se servem de cobertura ou não é irrelevante
  5.  # 5

Se for uma varanda normal não é considerado espaço comum (o interior da varanda), apenas as paredes da mesma. Se algo for colocado no chão não tem problema. Mas se esse chão for considerado um espaço comum, aí sim há problema. Daí a minha questão, se apesar de ser muito pequena é considerada terraço de cobertura.

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/condominio/dicas/partes-comuns-condominio-como-identificar
  6.  # 6

Pequena varanda a servir de telhado à fração de baixo, terraço de cobertura.

Que brincalhão.
    Concordam com este comentário: BoraBora
  7.  # 7

Colocado por: VarejotePequena varanda a servir de telhado à fração de baixo, terraço de cobertura.

Que brincalhão.

Não percebi, brincalhão porquê? A minha esperança era que não se enquadre na categoria de terraço de cobertura por possuir pequenas dimensões, daí estar a questionar para ver se alguém me consegue esclarecer este assunto. Uma vez que "tecnicamente enquadra-se" na descrição de terraço de cobertura. Apenas estou a tentar esclarecer o assunto
    • size
    • 16 agosto 2024

# 8

Dado o escasso espaço da varanda, a instalação do AC pode prejudicar a linha arquitectónica ou o arranjo estético do edifício, , precisamente, na fachada principal do prédio.
    No entanto, sendo poucos os vizinhos, talvez seja conveniente solicitar o seu acordo.
  8.  # 9

Valide bem as regras de conforto, quase de certeza que consegue colocar isso dentro da lei. Do outro lado não consegue nada ?

Contudo, eu acho que aí é possível colocar o AC, no chão, sem ficar muito mal. Uma máquina só

Essa varanda até parece ter uma grade baixa. Avaliava também isso.
  9.  # 10

Colocado por: NelsondacValide bem as regras de conforto, quase de certeza que consegue colocar isso dentro da lei. Do outro lado não consegue nada ?

Contudo, eu acho que aí é possível colocar o AC, no chão, sem ficar muito mal. Uma máquina só

Essa varanda até parece ter uma grade baixa. Avaliava também isso.

Bom dia, agradeço desde já a sua opinião.
    A minha ideia seria colocar conforme a imagem que anexo. Na zona a vermelho ficaria a maquina externa, a linha verde representa a parede entre a cozinha e a sala, onde tenho possibilidade de escoamento. A minha ideia seria colocar uma maquina externa multi-split e depois fazer drenagem de toda a condensação na minha canalização da fração, sem qualquer libertação de agua para o exterior e os inconvenientes que daí resultam. O aparelho exterior também não ficaria aparafusado ao chão, mas sim numa grade customizada, de forma a não comprometer a impermeabilização do pavimento. Bloquearia parcialmente a porta, mas essa porta tem um sofá em frente, nunca é usada. A outra porta fica completamente desobstruída. Entretanto vou aguardar pela reunião de condomínio para apresentar o assunto. Sei que pelo menos mais uma pessoa gostaria de instalar ac.
    A grade tem 90 cm de altura, pelo que penso que cumpre os requisitos que lei, em todo o caso foi colocada na altura da construção do prédio, muitos anos antes de eu fazer a aquisição da fração. Na parte traseira do prédio seria possível a colocação, mas o prédio é em L com um quintal na "traseira" ficando os quartos nessa zona, pelo que a minha primeira opção seria colocar deste lado para o ac ser completamente impossível de ouvir na zona dos quartos dos vizinhos. As máquinas hoje em dia já são bastante silenciosas, mas tudo o que se puder fazer para minimizar o impacto acho que é aconselhável.
      Imagem WhatsApp 2024-08-16 às 08.13.38_ae6e1baf.jpg
      foto-gigapixel-standard-scale-2_00x.jpg
  10.  # 11

Colocado por: Joao Serra

Bom dia, agradeço desde já a sua opinião.
    A minha ideia seria colocar conforme a imagem que anexo. Na zona a vermelho ficaria a maquina externa, a linha verde representa a parede entre a cozinha e a sala, onde tenho possibilidade de escoamento. A minha ideia seria colocar uma maquina externa multi-split e depois fazer drenagem de toda a condensação na minha canalização da fração, sem qualquer libertação de agua para o exterior e os inconvenientes que daí resultam. O aparelho exterior também não ficaria aparafusado ao chão, mas sim numa grade customizada, de forma a não comprometer a impermeabilização do pavimento. Bloquearia parcialmente a porta, mas essa porta tem um sofá em frente, nunca é usada. A outra porta fica completamente desobstruída. Entretanto vou aguardar pela reunião de condomínio para apresentar o assunto. Sei que pelo menos mais uma pessoa gostaria de instalar ac.
    A grade tem 90 cm de altura, pelo que penso que cumpre os requisitos que lei, em todo o caso foi colocada na altura da construção do prédio, muitos anos antes de eu fazer a aquisição da fração. Na parte traseira do prédio seria possível a colocação, mas o prédio é em L com um quintal na "traseira" ficando os quartos nessa zona, pelo que a minha primeira opção seria colocar deste lado para o ac ser completamente impossível de ouvir na zona dos quartos dos vizinhos. As máquinas hoje em dia já são bastante silenciosas, mas tudo o que se puder fazer para minimizar o impacto acho que é aconselhável.
      Imagem WhatsApp 2024-08-16 às 08.13.38_ae6e1baf.jpg
      foto-gigapixel-standard-scale-2_00x.jpg

Bem, eu nesse lugar avançava.
    Vê bem o trabalho e as furações que vão ter que fazer aí.
    No meu caso, os tubos sobem por dentro de casa, por exemplo. Os buracos na parede são ao nível da máquina exterior, que está no chão.

Eu não esperava muito. Pegava nessa imagem, começava a pedir orçamentos, e avisava o condomínio que em Outubro irá fazer obras para montar o ar condicionado.

Siga e boa sorte.
  11.  # 12

Sim, a minha ideia seria essa, os tubos entrariam ali junto à porta e por dentro de casa é que teria algumas obras para subida da tubagem ac e tubagem de drenagem, minimizando o impacto no exterior, ficando apenas visível a máquina no chão.
    A minha dúvida prendia-se com esta questão de apesar de muito pequena se a varanda poderia ser realmente considerada terraço de cobertura. Uma vez que aparentemente é, penso que vou aguardar pela reunião para expor o assunto.
    Desde já agradeço as suas sugestões.
    • Iko
    • 19 agosto 2024 editado

# 13

Eu no seu caso não expunha nada, os condomínios são sempre complicados e haverá sempre alguém a implicar com qualquer coisa sem razão. No seu caso a máquina como fica abaixo da linha da varanda, acho que legalmente nem se podem opor… Aqui onde moro sempre foi esse o entendimento.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  12.  # 14

Colocado por: IkoEu no seu caso não expunha nada, os condomínios são sempre complicados e haverá sempre alguém a implicar com qualquer coisa sem razão. No seu caso a máquina como fica abaixo da linha da varanda, acho que legalmente nem se podem opor… Aqui onde moro sempre foi esse o entendimento.

Sim, era a minha ideia, mas sendo uma varanda que é considerada terraço de cobertura é melhor expôr. Já falei com vários vizinhos e ninguem se opôs de forma nenhuma, excepto um vizinho que basicamente é um investidor, comprou a fração ao lado e é contra instalação de ar condicionados. Ele que nem ca mora. Assim, de forma a precaver-me de eventuais gastos que esse individuo me possa provocar, terei de seguir todos os passos necessários para garantir que ele não me incomoda depois de eu fazer o investimento. Se fosse uma varanda normal eu metia sem pensar 2 vezes, mas pelas informações que me foram aqui prestadas neste forum, é melhor aguardar antes de investir.
  13.  # 15

O único problema poderia ser a alteração da estética do edifício, mas também os estendais nas varandas, e todas as tralhas que o pessoal coloca nas varandas alteram a estética e toda a gente faz isso.
    É aplicar o AC e não pedir autorização a ninguém.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
    • Iko
    • 20 agosto 2024

# 16

Quase todas as varandas são terraços de cobertura, mas são de usufruto seu apenas. O ar condicionado mal será visível nesse caso, ficará quase escondido e abaixo da linha da varanda, que penso que existe uma lei/regra sobre isso (pele menos onde moro, o meu condomino tem essa regra).
    Faça isso e mais nada, certifique-se que fique bem feito que hoje em dia os AC mal fazem barulho, nada que incomode.

O seu vizinho que vá dar uma volta, e implicar com ele mesmo…
  14.  # 17

E porquê não neste intervalo entre as duas janelas?
      foto-gigapixel-standard-scale-2_00x2.jpg
    • pkasa
    • 21 agosto 2024 editado

# 18

Apoiado no chão
    Não na parede
    Assim não obtruía nenhuma das janelas
  15.  # 19

Colocado por: pkasaApoiado no chão
    Não na parede
    Assim não obtruía nenhuma das janelas

Inicialmente seria onde assinalei por ter acesso mais directo à canalização e passagem de tubagem com menos roços, mas a ser colocado será de facto no sítio que sugere.

0.0226 seg. NEW