Colocado por: VarejotePequena varanda a servir de telhado à fração de baixo, terraço de cobertura.
Que brincalhão.
Colocado por: NelsondacValide bem as regras de conforto, quase de certeza que consegue colocar isso dentro da lei. Do outro lado não consegue nada ?
Contudo, eu acho que aí é possível colocar o AC, no chão, sem ficar muito mal. Uma máquina só
Essa varanda até parece ter uma grade baixa. Avaliava também isso.
Colocado por: Joao Serra
Bom dia, agradeço desde já a sua opinião.
A minha ideia seria colocar conforme a imagem que anexo. Na zona a vermelho ficaria a maquina externa, a linha verde representa a parede entre a cozinha e a sala, onde tenho possibilidade de escoamento. A minha ideia seria colocar uma maquina externa multi-split e depois fazer drenagem de toda a condensação na minha canalização da fração, sem qualquer libertação de agua para o exterior e os inconvenientes que daí resultam. O aparelho exterior também não ficaria aparafusado ao chão, mas sim numa grade customizada, de forma a não comprometer a impermeabilização do pavimento. Bloquearia parcialmente a porta, mas essa porta tem um sofá em frente, nunca é usada. A outra porta fica completamente desobstruída. Entretanto vou aguardar pela reunião de condomínio para apresentar o assunto. Sei que pelo menos mais uma pessoa gostaria de instalar ac.
A grade tem 90 cm de altura, pelo que penso que cumpre os requisitos que lei, em todo o caso foi colocada na altura da construção do prédio, muitos anos antes de eu fazer a aquisição da fração. Na parte traseira do prédio seria possível a colocação, mas o prédio é em L com um quintal na "traseira" ficando os quartos nessa zona, pelo que a minha primeira opção seria colocar deste lado para o ac ser completamente impossível de ouvir na zona dos quartos dos vizinhos. As máquinas hoje em dia já são bastante silenciosas, mas tudo o que se puder fazer para minimizar o impacto acho que é aconselhável.
Colocado por: IkoEu no seu caso não expunha nada, os condomínios são sempre complicados e haverá sempre alguém a implicar com qualquer coisa sem razão. No seu caso a máquina como fica abaixo da linha da varanda, acho que legalmente nem se podem opor… Aqui onde moro sempre foi esse o entendimento.
Colocado por: pkasaApoiado no chão
Não na parede
Assim não obtruía nenhuma das janelas