Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Agradeço ajuda no seguinte:
    Adquiri apartamento com caldeira e aquecimento central, sem varandas.
    Tendo em conta que pretendo deixar de usar gás, gostaria de saber se é possível aproveitar-se os radiadores das paredes (do aquecimento central) sem usar gás?

Obrigada
  2.  # 2

Sim, é. Pode usar como fonte de calor um recuperador a lenha, ou uma máquina de pellets ou uma bomba de calor.
    Se tiver disponível gás natural no apartamento acredite que o mais barato quer no custo de aquisição da máquina quer ao longo do tempo no custo de utilização é mais barato manter o gás. Se não for gás natural é que já não compensa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luisamar
  3.  # 3

Muito obrigada pela resposta e ajuda.

Para instalar bomba de calor seria necessário espaço exterior (neste caso, não existe)?

Percebo que, ainda assim, sai mais barato usar o gás natural. Nesse caso, ficaria mais barato que colocasse uma caldeira nova?
    (Digo isto, pois a existente já tem uns 20 anos)

Há possibilidade de infiltrações devido à canalização do aquecimento central?
    Se sim, como averiguar se funciona bem?

Agradeço mais uma vez a ajuda.
  4.  # 4

Colocado por: LuisamarMuito obrigada pela resposta e ajuda.

Para instalar bomba de calor seria necessário espaço exterior (neste caso, não existe)?

Percebo que, ainda assim, sai mais barato usar o gás natural. Nesse caso, ficaria mais barato que colocasse uma caldeira nova?
    (Digo isto, pois a existente já tem uns 20 anos)

Há possibilidade de infiltrações devido à canalização do aquecimento central?
    Se sim, como averiguar se funciona bem?

Agradeço mais uma vez a ajuda.

Sim, a bomba de calor precisa de máquina exterior.

Qual é a caldeira que tem? Em princípio pode optar por uma recente (caldeira de condensação). Este equipamento é mais barato que qualquer outra máquina das alternativas. Use um cromo termostato que programa as rotinas da casa e ajuda a poupar.

Sim, pode haver roturas no sistema. Os instaladores podem meter o sistema à carga para testar.

P. S. Neste momento o preço do gás natural é mais barato no mercado regulado
  5.  # 5

Antes de mais, muito obrigada por responder.

A caldeira é Victoria 20/20 da Roca.

Percebi assim que a forma mais económica de usar os radiadores é sempre com caldeira por condensação a gás, correto?

Contudo realmente queria evitar usar gás.
    A opção do recuperador a lenha ou máquina de pellets necessita de uma espécie de chaminé?

No caso do aquecimento com pellets usando 2 radiadores, um saco de pellets daria para quanto tempo de aquecimento? Também seria possível usar para aquecimento de águas para banho?
  6.  # 6

Colocado por: LuisamarA opção do recuperador a lenha ou máquina de pellets necessita de uma espécie de chaminé?

Sim, precisa de chaminé e de adaptar a instalação que tem à máquina que vai instalar.

Colocado por: LuisamarTambém seria possível usar para aquecimento de águas para banho?

Sim, teria que instalar também um depósito e ligar a máquina de propósito no verão para as aqs. Não é nada prático.
  7.  # 7

Tenho uma situacao similar, e nunca achei uma solucao pratica. Adiquiri um apartamento que tinha aquecimento a gas com radiadores *enormes* nos comodos, e decidi remove-los. Porem, nas casas de banhao tenho toalheiros, e se os removesse iriam ficar os buracos na pedra, entao buscava uma solucao para trocar a caldeira a gas por uma eletrica e mante-la apenas para forcar agua quente para os toalheiros - porem a solucao que me foi apresentada era de por uma tal "serpentina", pois o aquecedor eletrico nao tem forca suficiente para criar a pressao necessaria para manter os toalheiros funcionando como planejado. Me parece que esta solucao poderia funcionar para voce, com as limitacoes de espaco que tem. Eu pessoalmente optei por manter a caldeira a gas apenas conectada a tubagem que vai aos toalheiros, e instalei ar condicionado nos demais comodos do imovel.
  8.  # 8

Colocado por: NewinLisbonTenho uma situacao similar, e nunca achei uma solucao pratica. Adiquiri um apartamento que tinha aquecimento a gas com radiadores *enormes* nos comodos, e decidi remove-los. Porem, nas casas de banhao tenho toalheiros, e se os removesse iriam ficar os buracos na pedra, entao buscava uma solucao para trocar a caldeira a gas por uma eletrica e mante-la apenas para forcar agua quente para os toalheiros - porem a solucao que me foi apresentada era de por uma tal "serpentina", pois o aquecedor eletrico nao tem forca suficiente para criar a pressao necessaria para manter os toalheiros funcionando como planejado. Me parece que esta solucao poderia funcionar para voce, com as limitacoes de espaco que tem. Eu pessoalmente optei por manter a caldeira a gas apenas conectada a tubagem que vai aos toalheiros, e instalei ar condicionado nos demais comodos do imovel.

A cena é que para aquecer uma casa a eletricidade é uma enormidade na fatura. A menos que a máquina seja uma bomba de calor porque por cada W consumido consegue transformar em p.ex. 4 W de calor (e retirar no verão ainda mais), dependendo da máquina.
    Comparativamente, o preço do Kw no gás natural, pellets ou lenha é muito mais simpático ao utilizador.
  9.  # 9

Colocado por: LrLisboa
    Sim, precisa de chaminé e de adaptar a instalação que tem à máquina que vai instalar.

Sim, teria que instalar também um depósito e ligar a máquina de propósito no verão para as aqs. Não é nada prático.

Sim, também não acho nada prático, pois implica "carregar" material combustível (lenha ou pellets). Também não tenho lareira para saída de fumos e realmente no Verão também precisaria aquecer a água sanitária, sem aquecer a casa.

Sendo assim, a solução para aproveitar os radiadores seria a caldeira por condensação, já que não tenho possibilidade de ter uma bomba de calor.
  10.  # 10

Apesar de concordar que o custo de gas e mais baixo, as vezes ha motivacao pessoal quanto ao uso de gas. No meu caso, eu prefiro nao ter gas na casa, e usar apenas eletricidade, mesmo que seja mais caro. Os radiadores ocupavam bastante espaco e ficavam proximos a paredes onde eu planejava por moveis e armarios novos, entao tinha de remove-los de qualquer forma.

Colocado por: LrLisboa

A cena é que para aquecer uma casa a eletricidade é uma enormidade na fatura. A menos que a máquina seja uma bomba de calor porque por cada W consumido consegue transformar em p.ex. 4 W de calor (e retirar no verão ainda mais), dependendo da máquina.
    Comparativamente, o preço do Kw no gás natural, pellets ou lenha é muito mais simpático ao utilizador.

0.0135 seg. NEW