Colocado por: LuisamarMuito obrigada pela resposta e ajuda.
Para instalar bomba de calor seria necessário espaço exterior (neste caso, não existe)?
Percebo que, ainda assim, sai mais barato usar o gás natural. Nesse caso, ficaria mais barato que colocasse uma caldeira nova?
(Digo isto, pois a existente já tem uns 20 anos)
Há possibilidade de infiltrações devido à canalização do aquecimento central?
Se sim, como averiguar se funciona bem?
Agradeço mais uma vez a ajuda.
Colocado por: LuisamarA opção do recuperador a lenha ou máquina de pellets necessita de uma espécie de chaminé?
Colocado por: LuisamarTambém seria possível usar para aquecimento de águas para banho?
Colocado por: NewinLisbonTenho uma situacao similar, e nunca achei uma solucao pratica. Adiquiri um apartamento que tinha aquecimento a gas com radiadores *enormes* nos comodos, e decidi remove-los. Porem, nas casas de banhao tenho toalheiros, e se os removesse iriam ficar os buracos na pedra, entao buscava uma solucao para trocar a caldeira a gas por uma eletrica e mante-la apenas para forcar agua quente para os toalheiros - porem a solucao que me foi apresentada era de por uma tal "serpentina", pois o aquecedor eletrico nao tem forca suficiente para criar a pressao necessaria para manter os toalheiros funcionando como planejado. Me parece que esta solucao poderia funcionar para voce, com as limitacoes de espaco que tem. Eu pessoalmente optei por manter a caldeira a gas apenas conectada a tubagem que vai aos toalheiros, e instalei ar condicionado nos demais comodos do imovel.
Colocado por: LrLisboa
Sim, precisa de chaminé e de adaptar a instalação que tem à máquina que vai instalar.
Sim, teria que instalar também um depósito e ligar a máquina de propósito no verão para as aqs. Não é nada prático.
Colocado por: LrLisboa
A cena é que para aquecer uma casa a eletricidade é uma enormidade na fatura. A menos que a máquina seja uma bomba de calor porque por cada W consumido consegue transformar em p.ex. 4 W de calor (e retirar no verão ainda mais), dependendo da máquina.
Comparativamente, o preço do Kw no gás natural, pellets ou lenha é muito mais simpático ao utilizador.