Boa noite. No condomínio onde moro a garagem é estanque, não permite a renovação do ar no seu interior. Contudo o único condómino que utiliza a garagem inclusive várias vezes ao dia, não se preocupa com isso. É frequente abrir a porta de casa e sentir logo o cheiro a gases de escape. Contudo hoje fui confrontado e ameaçado por esse condomínio, porque quando isso acontece eu abro o portão da garagem entre 5 a 10 cm, para permitir a renovação do ar. Que não posso deixar o portão assim, e eu disse-lhe que também não tenho que respirar os gases de escape do carro dele mal abro a porta de casa (moro no 2 andar). Resposta do dito, que se estava a lixar para os gases de escape, se eu estava mal que me fosse embora, e que se voltasse a encontrar o portão assim eu ia ter problemas com ele. Alguém me sabe dizer a que entidade me posso dirigir para apresentar queixa, e obrigar o condomínio a corrigir este problema? Desde já grato pela atenção. Cumprimentos.
Há que apurar algo mais detalhado. Como é que essa dita garagem comunica com o interior do prédio, para que haja a passagem dos gases ? A utilização da garagem é só dele, ou é colectiva ? É, realmente uma garagem de veículos ou é um armazém ?
É que, no licenciamento de um prédio colectivo com garagem, essa situação não deveria acontecer.
A garagem comunica com o interior do prédio através do elevador que abre diretamente no interior da garagem e por porta de acesso às escadas do prédio. A garagem está localizada na cave. Tem garagens individuais, mas com zona comum.
A meu ver tem pelo menos 2 erros, o facto do elevador abrir diretamente na garagem, devia abrir para o lado das escadas, exterior á garagem, o outro o facto de ter ficado estanque sem entrar ou sair ar do exterior.
Tal como está a meu ver não deveria ter sido aprovado o projeto.
Agora importa saber a quem se pode recorrer para obrigar a corrigir estes erros.