Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,é o meu 1º post neste fórum...fórum que descobri á pouco tempo,onde já aprendi bastante,só de ir lendo algumas páginas,parabéns a todos.Vamos lá ao meu caso:

    Tenho um problema grave em casa:humidades/infiltrações:

    -Tinha colocado massa para "alisar" paredes...essa massa fez uma bolha,da qual saíu água,sendo que depois a massa cedeu em algumas partes.
    -Tenho bolor em diversas divisões nomedamente em tectos e paredes juntos aos tectos,sendo que num dos quartos,também tenho bolor junto ao chão/roda-pé.
    -Tenho algumas "rachas" no interior,nos tectos da sala e da cozinha,rachas essas na tal "massa" com que também "alisei" os tectos.

    (conto,mal aprenda a faze-lo...colocar as fotos aqui no fórum)

    Como veem,tenho um problema...eu,na minha condição de leigo,suspeito que tenha um problema no telhado(a casa é de 1976,e creio que nunca foi mudado o telhado)...por isso estava a pensar em mudar por completo o telhado,o que levanta outro problema:a estrutura do meu telhado,é em vigas de madeira,vigas essas que são assustadoras de tão mau estado que apresentam...ou seja,a minha mudança de telhado,implicaria também uma mudança da sua estrutura.

    E como diz o povo "já que estou com a mão na massa" creio que seria bom aproveitar a "obra" a fazer também o aproveitamento do sótão,que é alto no centro,mas creio que precisaria de subir cerca de 1 metro nas laterais da casa.(aqui,apenas a estrutura em si,já que as paredes interiores tenho um familiar especialista no assunto)

    Resumidamente:Pretendo fazer a renovação do telhado,aproveitar o sótão (lá fazer uma casa de banho,e 2 quartos) e claro...afastar de vez os problemas com infiltrações que tenho tido nestes últimos 2 anos.

    Mas a verdade é que sou um leigo nestas matérias...desconheço se o problema será mesmo do telhado,se será das paredes,dos solos...enfim.

    Gostaria por isso da vossa opinião:

    1-Qual será a origem deste problema?(será mesmo o mau estado do telhado?)
    2-No caso da renovação total do telhado,que preços devo esperar (mais ou menos)?
    3-Qual a melhor(relação preço-qualidade) solução para estes problemas de humidade?tanto no telhado,como no isolamento de paredes(mais uma vez,por ser leigo, desconheço se o isolamento deve ser feito no interior ou no exterior,se com tintas ou com outro tipo de material,não faço ideia mesmo).
    4-Qual o preço de um bom isolamento nas paredes com o objectivo de acabar com inifltrações?

    Devo referir que habito na margem sul do tejo,na penalva..(junto á autoeuropa/Palmela),e que a casa tem apenas 52 m2.

    E pronto,acho que é tudo...gostaria muito de contar coma vossa ajuda,e espero no futuro,ser útil de alguma forma ao fórum,tal como o fórum já me foi útil a mim.

    Muito obrigado,abraço a todos.

    Aqui ficam as fotos dos vários problemas que tenho.
      DSC00393.JPG
      DSC00377.JPG
      DSC00380.JPG
      DSC00381.JPG
      DSC00386.JPG
      DSC00385.JPG
      DSC00389.JPG
    •  
      FD
    • 8 março 2010

     # 2

    Colocado por: Vasilgonpor isso estava a pensar em mudar por completo o telhado

    Não pense, tenha a certeza que precisa.

    Colocado por: Vasilgon1-Qual será a origem deste problema?(será mesmo o mau estado do telhado?)
    2-No caso da renovação total do telhado,que preços devo esperar (mais ou menos)?
    3-Qual a melhor(relação preço-qualidade) solução para estes problemas de humidade?tanto no telhado,como no isolamento de paredes(mais uma vez,por ser leigo, desconheço se o isolamento deve ser feito no interior ou no exterior,se com tintas ou com outro tipo de material,não faço ideia mesmo).
    4-Qual o preço de um bom isolamento nas paredes com o objectivo de acabar com inifltrações?

    Não sou especialista, vou escrever só pelo que tenho visto/aprendido aqui no fórum.
    O telhado parece estar em bom estado. Acho que numa das fotos que colocou se vê uma telha partida... já as verificou todas? Arranje um arnês, um capacete e umas botas antiderrapantes e vá ver, se possível.

    Quanto ao resto, as infiltrações são de difícil resolução porque tanto podem ser coisas evidentes (telhas partidas) como coisas que só um detective com lupa consegue descobrir.
    Ainda há pouco tempo o PauloCorreia falou num caso: água no telhado.

    As manchas no interior podem ser de simples condensação. Normalmente, quando há infiltrações as paredes ficam húmidas, mesmo quando não há condensações.
    Sobre a humidade e os bolores, leia e experimente a minha receita caseira.

    Ou seja, há que descobrir as causas e só depois avançar com soluções. Parece-me prematuro substituir esse telhado com base nessas queixas mas, talvez algum especialista possa dar uma ajuda mais substanciada que a minha. :)
  2.  # 3

    Bravo, FD! ;-)
  3.  # 4

    Antes de tudo,muito obrigado pelas respostas;)

    A questão aqui é que eu sou um completo totó nestas coisas...não sei como averiguar de onde é o problema.

    Eu concluí que era um problema de telhado,porque os problemas mais graves que tenho veem do tecto,o ano passado por exemplo,sempre que chovia...tinha sitios em casa onde chovia :( ,nas rachas existentes no tecto.

    Um senhor conhecido,foi lá desenrascar,e colocou aquele produto cor-de-telha que se ve nalgumas fotos,e isso acabou,mas parece que está a começar a contecer outra vez,ainda que sem a gravidade do passado.

    Mas,eu como totó que sou...não sei para onde me virar,não sei a que tipo de especialistas recorrer,se a uma empresa,se ao senhor "ali da esquina" que trabalha nisso,enfim...depois existe também o receio de ser "enganado"...porque como leigo,vou "papar" tudo o que me digam.Não sei bem a quem recorrer para me dar um "relatório" correcto dos problemas...nem das soluções :(

    Ainda assim,continuo interessado em pelo menos "apalpar" as seguintes questões que já tinha colocado:

    2-No caso da renovação total do telhado,que preços devo esperar (mais ou menos)?
    3-Qual a melhor solução para estes problemas de humidade(relação preço-qualidade)?tanto no telhado,como no isolamento de paredes(mais uma vez,por ser leigo, desconheço se o isolamento deve ser feito no interior ou no exterior,se com tintas ou com outro tipo de material,não faço ideia mesmo).
    4-Qual o preço de um bom isolamento nas paredes com o objectivo de acabar com inifltrações?

    Mais uma vez,o meu muito obrigado a todos.

    Abraços.
  4.  # 5

    Boas

    Acho que deveria contratar um técnico (arquitecto ou engenheiro) para avaliar a situação no local. Se realmente fosse necessário alterar a estrutura do telhado, ou se for essa a sua opção mesmo não sendo necessário, o técnico avaliaria junto da Câmara da possibilidade de fazer as alterações que pretende (pode até nem ser autorizado a construir o que pretende para o sótão). Se fosse possível, o mesmo técnico trataria do projecto e indicar-lhe-ia as soluções possíveis e respectivos custos.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 6

    Obrigado j cardoso.

    Se for então o melhor,e a 1ª pessoa que contactarei antes de fazer o que seja,será um arquitecto/engenheiro para ver a questão do telhado,obrigado.

    E quanto a paredes?qual a melhor forma de fazer isolamento interior e principalmente exterior numa moradia com as condições da minha a fim de evitar humidades e infiltrações?

    Obrigado mais uma vez :)
  6.  # 7

    Boas

    E quanto a paredes?qual a melhor forma de fazer isolamento interior e principalmente exterior?

    Se está a falar de isolamento térmico:

    1 - Pelo exterior: é usar o sistema ETICS - mais conhecido por "Capotto" -, mas talvez não seja o mais adequado já que provavelmente implicaria alterações em soleiras e peitoris.

    2 - Pelo interior (provavelmente o mais indicado): aplicação de paredes interiores em Pladur com instalação de isolamento térmico entre estas e as paredes exteriores. Tem a desvantagem de roubar algum espaço interior.

    PS: Pelo que se pode ver das fotografias expostas parece-me ter aí problemas de dois tipos: infiltração de humidades (pela cobertura?) e condensação da humidade no interior devido ao mau isolamento térmico da construção.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

    Bom dia José Cardoso,mais uma vez,porque nunca é demais...muito obrigado.

    O Pior aconteceu...a noite passada,cheguei a casa...e chovia novamente em casa através de uma das fendas no tecto (que porcaria isto) :(

    Quanto á sua questão:

    Eu não sei se o termo é "isolamento térmico" (mais uma vez,o meu lado leigo a falar )...a ideia era mesmo evitar as humidades/infiltrações que tenho tido.

    Pesquisei sobre esse sistema ECTICS que referiu...e pareceu interessante de facto.

    Quanto a aplicação de pladur no interior,se for solução,para mim é perfeito...porque tenho um familiar que trabalha exclusivamente com isso,ele faria-me isso sem problema,num preço até muito em conta,ou até gratuitamente :)

    Já agora,esse sistema Ectics...estaremos a falar de que preços,tem alguma ideia?e já agora(e desculpe o abuso) tem alguma ideia dos preços que devo esperar se optar pela renovação total do meu telhado(estruturas e telhas)? (em ambos os casos,preços já com mão-de-obra incluída)

    Muito obrigado,mais uma vez.

    Cumprimentos.
  8.  # 9

    Boas

    a ideia era mesmo evitar as humidades/infiltrações que tenho tido.

    Terá de rever a situação da cobertura, provavelmente fazer mesmo uma intervenção.
    Vamos partir da hipótese que considerou inicialmente e que consistia em tornar o sótão habitável (admitindo que é possível, o que deve confirmar na câmara):
    Neste caso tem duas hipóteses:
    1 - fazer a cobertura com laje de betão (aligeirada ou outra) e com o respectivo isolamento térmico. Desvantagens: terá de confirmar (com um técnico) se a estrutura actual permite essa solução.
    2 - usar uma estrutura leve - madeira, por exemplo - e usar o sistema com sub-telha (e respectivo isolamento térmico).
    provavelmente esta será a solução mais indicada - não tem problemas com a estrutura actual, trabalho mais "limpo" e fácil de executar.

    Em qualquer dos casos deverá igualmente verificar se a laje que actualmente constitui o tecto tem capacidade para funcionar como laje de piso (cargas mais elevadas)

    No caso de pretender apenas resolver os problemas de infiltração pela cobertura, sem utilização do sótão, a solução 2 será mais indicada, mas com o isolamento colocado sobre o tecto (pavimento do sótão).
    E relação ao isolamento térmico, se tem essa facilidade com o seu familiar na aplicação do Pladur, penso que deve aproveitar e ficará bem servido.
    No que diz respeito a preços, não sou a pessoa mais indicada para isso. Porém, se fizer uma pesquisa aqui no forum vai deparar com alguma opiniões acerca disso.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 10

    Se optar pela estrutura leve no telhado...

    ...não será um telhado de menor qualidade?não percebo nada disso...mas pensar num telhado em madeira,o que imediatamente me ocorre é um telhado frágil(provavelmente estou enganado)

    Obrigado,cumprimentos.
  10.  # 11

    Boas

    Se optar pela estrutura leve no telhado...

    ...não será um telhado de menor qualidade?


    Não, é mesmo uma boa opção (na minha opinião, claro e acredite que sou daqueles a quem às vezes "acusam" de só usar betão)

    cumps
    José Cardoso
  11.  # 12

    Prometo que são as última perguntas sobre este assunto:

    Um telhado desse género,não tem menor "tempo de vida"?
    E quanto á manutenção do mesmo,é necessária alguma manutenção da madeira,ou não me preciso de preocupar com isso?

    Muito obrigado,foi realmente esclarecedor...e já sei pelo menos por onde começar.

    Obrigado,abraço ;)
  12.  # 13

    Boas

    Um telhado desse género,não tem menor "tempo de vida"?
    E quanto á manutenção do mesmo,é necessária alguma manutenção da madeira,ou não me preciso de preocupar com isso?

    Todos os telhados necessitam de manutenção periódica. Se o assusta a madeira, pode sempre usar ripas de betão.

    Prometo que são as última perguntas sobre este assunto

    Esteja à vontade, se respondo é porque quero e para tirar dúvidas a quem precisa (quando sou capaz). É para isso que este fórum existe.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 14

    desculpe mas ao ver as fotos ,o sr tem caleiras interiores já se lembrou de ver o estado das mesmas? podem estar obstruidas e assim a agua não podendo seguir o seu trajecto começa a inundar paredes.
  14.  # 15

    Obrigado a todos pelas respostas :)

    Creio que a solução para que vou avançar é mesmo:

    1-chamar um técnico para avaliar se posso ou não construir um 2º piso/aproveitamento de sótão(parece que sim,porque os antigos proprietários disseram-me agora que já tinham averiguado isso...e inclusive,facultaram-me uns projectos que um arquitecto já lhes tinha feito)de qualquer forma,vou saber isso com certeza.

    2-Reconstruir todo o telhado,terei ainda de averiguar a melhor solução para o telhado(não sei que tipo de estrutura será melhor,e também o tipo de revestimento...já vi telhados "apenas com telhas",outros com uma qualquer placa por baixo das telhas...enfim,terei de tentar saber a melhor solução para o meu caso.

    3-Recorrer ao falado sistema ECTICS...parece que é quase unânime que é a melhor solução para evitar infiltrações pelas paredes.

    Parece-me a mim que com isto estou a dar os passos certos.

    Será que 20 mil euros chega para tudo isto numa casa de 60m2?

    Obrigado....abraços

    ps-sonhos...(desculpe a ignorancia) mas por caleiras interiores quer dizer aquela zona onde convergem os 2 telhados?se sim,tem-me dado bastantes problemas...
 
0.0215 seg. NEW