Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos

Mudei-me recentemente para um apartamento situado num prédio já com alguma idade, construído nos anos 80. A zona em si é uma das principais avenidas de uma pequena cidade a sul do país.

Um dos grandes problemas que estou a ter está relacionada com a instalação de internet por fibra. Antes de adquirir o apartamento, fui informar-me junto das 3 principais operadoras, fui informado pela NOS e MEO que ambas tinham o serviço de fibra disponível no meu prédio. Fui a diversas lojas físicas para mostrar exatamente qual o prédio em questão para não apanhar nenhuma surpresa aquando da mudança.

Entre obras e remodelações no prédio, o imóvel ficou pronto a meio de Agosto. Solicitei à Meo a alteração de morada e instalação do serviço de fibra, que eles garantiram que estava pronto a ser utilizado.

No dia do agendamento da instalação, técnico da Meo disse que o meu prédio não estava preparado para fazer a instalação do serviço fibra. Não fiquei surpreendido, mas não nego que fiquei extremamente desapontado. Isto porque passo bastantes horas no computador e aqui em casa fazemos trabalho remoto, logo uma boa conexão é essencial, tanto para lazer como para trabalho. Até fizemos uma caixa na parede dedicada para receber o router e ligações diretas para TV, escritório, etc. Portanto confesso que estou bastante inconformado com a situação.

Adiante, visto que a Meo não demonstrou mais interesse em resolver a situação, contactei uma outra operadora que apenas atua aqui na zona do Algarve, a Lazer. Disseram novamente que o prédio estava dentro da zona de cobertura deles, mas que seria necessária uma intervenção antes de fazer a instalação. Até aqui tudo bem.

No dia da instalação, outra má notícia: não conseguiram passar os cabos necessários de fora para dentro do edifício. Parece haver alguma obstrução nas tubagens.

Posto isto, gostaria de saber quais as opções que tenho. Sei que o ideal e lógico a fazer é contactar diretamente o condomínio, coisa que já fiz. Mas aqui existe outro problema. A administração é feita pela vizinhança, que são pessoas com +50 anos e que não dão importância a esta questão, pois estão satisfeitos apenas com serviço TV ou ADSL. Além disso, o prédio tem poucos apartamentos habitados a tempo inteiro, cerca de 5 no máximo a contar com o nosso. Isto é cerca de metade do total. Os restantes são utilizados para férias.

A questão torna-se ainda mais frustrante quando junto ao nosso prédio está colado outro literalmente igual, mas é considerado um lote independente e com uma administração diferente, que já tem fibra instalada. O mesmo se verifica em todos os prédios à nossa volta.

Já falei também com a DS Telecom, que tem feito diversas instalações em toda a cidade, ficaram de me contactar de volta, mas não tenho grandes esperanças.

Alguém já passou por alguma situação parecida? Têm alguma sugestão de como resolver isto? É necessário pedir autorização ou solicitar à CM uma autorização para intervir ou pedir que sejam eles mesmo a fazê-lo?

Obrigado desde já.
    • size
    • 1 setembro 2024

# 2

Colocado por: Lucian78

Mudei-me recentemente para um apartamento situado num prédio já com alguma idade, construído nos anos 80. A zona em si é uma das principais avenidas de uma pequena cidade a sul do país.

Um dos grandes problemas que estou a ter está relacionada com a instalação de internet por fibra. Antes de adquirir o apartamento, fui informar-me junto das 3 principais operadoras, fui informado pela NOS e MEO que ambas tinham o serviço de fibra disponível no meu prédio.

A verificação da disponibilização da firma não se verifica por prédio. mas apenas pelo nome da rua.

Porque não passam o cabo por fora, pela fachada ? Foi o que aconteceu o meu prédio.
  2.  # 3

Num predio onde tive uma fração fizeram a instalação da fibra pelas tubagens das antigas linhas telefónicas.
  3.  # 4

Colocado por: nielskyNum predio onde tive uma fração fizeram a instalação da fibra pelas tubagens das antigas linhas telefónicas.

"não conseguiram passar os cabos necessários de fora para dentro do edifício. Parece haver alguma obstrução nas tubagens."
  4.  # 5

bump
  5.  # 6

Colocado por: Varejote

"não conseguirampassar os cabos necessários de fora para dentro do edifício. Parece haver algumaobstrução nas tubagens."

Não referenciou qual a tubagem.
  6.  # 7

Colocado por: nielsky
    Não referenciou qual a tubagem.

Tubagem do exterior para dentro do prédio, diz aí.
  7.  # 8

up
  8.  # 9

Up up urra.
  9.  # 10

Eu no meu caso, quando a operadora chegou ao prédio, a pessoa que vinha instalar disse que não dava, precisava de passar uns 20m de cabo e foi embora. Passado umas semanas liguei novamente e dei o número da porta ao lado pá se desse o meu passaram a dizer que não dava, veio uma pessoa diferente, eu disse que deve ter sido um erro o número da porta, a pessoa que veio foi super simpática e resolveu.

Não precisas de fibra para ter uma boa ligação à internet. Experimenta a NOS.
  10.  # 11

Colocado por: metRo_Experimenta a NOS.

Grande parte da rede NOS também já é fibra. Mas concordo consigo, muitas vezes depende mais da vontade do técnico que nos calha.
  11.  # 12

Colocado por: rjmsilva

Grande parte da rede NOS também já é fibra. Mas concordo consigo, muitas vezes depende mais da vontade do técnico que nos calha.

Os tecnicos ganham por serviços creio.
    Se um serviço levar o dia inteiro claro que ele vai dizer que não e ir para outro onde consiga ter tudo feito em meia hora...

0.0165 seg. NEW