Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Tenho um sistema termossifão (2 painéis + 300 litros) com 12 anos que descobri agora ter uma fuga no primário. Tendo em conta que a solução de substituição do depósito não me agrada, até porque a estrutura de fixação não me inspira confiança tenho vários cenários para os quais gostava da vossa ajuda.
    1-ligar os painéis a um acumulador que tenho ligado a uma caldeira a pellets e que já o comprei com duas serpentinas a pensar nesta possibilidade. A maior dificuldade está na passagem e quantidade de tubo de cobre ou inox para fazer a ligação. Cerca de 30 metros + o sistema de circulação.
    2-comprar 2 ou 3 painéis fotovoltaicos e ligar directamente à resistência do acumulador. Tinha de mandar fazer uma resistência para trabalhar directamente em DC com a tensão dos painéis e passar cabos de secção considerável para suportarem correntes de aproximadamente 10 Amperes.
    3-instalar 2 ou 3 painéis fotovoltaicos ligados a um inversor de autoconsumo (já tenho 2 painéis nesta situação) e a resistência do termo acumulador funcionaria directamente à rede controlada por um sistema para que aqueça a água quando há mais Sol.
    Agradeço as vossas opiniões sobre estas soluções ou outras que vos pareçam melhor.
    Muito obrigado
  2.  # 2

sem duvida a opção 3 mas com um mínimo de 4 painéis de 500w ou a 1 sendo que é substancialmente mais cara e complexa de executar pois ainda obriga a alterações nos colectores termicos que poderá ser dificil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: proberto
  3.  # 3

Muito obrigado pelo seu comentário. Pelo que entretanto estive a ver será mesmo a opção 3 que vai avançar adicionalmente com um gestor de excedentes para tirar o máximo partido do sistema.

0.0064 seg. NEW