Boa noite, Tenho um sistema termossifão (2 painéis + 300 litros) com 12 anos que descobri agora ter uma fuga no primário. Tendo em conta que a solução de substituição do depósito não me agrada, até porque a estrutura de fixação não me inspira confiança tenho vários cenários para os quais gostava da vossa ajuda. 1-ligar os painéis a um acumulador que tenho ligado a uma caldeira a pellets e que já o comprei com duas serpentinas a pensar nesta possibilidade. A maior dificuldade está na passagem e quantidade de tubo de cobre ou inox para fazer a ligação. Cerca de 30 metros + o sistema de circulação. 2-comprar 2 ou 3 painéis fotovoltaicos e ligar directamente à resistência do acumulador. Tinha de mandar fazer uma resistência para trabalhar directamente em DC com a tensão dos painéis e passar cabos de secção considerável para suportarem correntes de aproximadamente 10 Amperes. 3-instalar 2 ou 3 painéis fotovoltaicos ligados a um inversor de autoconsumo (já tenho 2 painéis nesta situação) e a resistência do termo acumulador funcionaria directamente à rede controlada por um sistema para que aqueça a água quando há mais Sol. Agradeço as vossas opiniões sobre estas soluções ou outras que vos pareçam melhor. Muito obrigado
sem duvida a opção 3 mas com um mínimo de 4 painéis de 500w ou a 1 sendo que é substancialmente mais cara e complexa de executar pois ainda obriga a alterações nos colectores termicos que poderá ser dificil.
Estas pessoas agradeceram este comentário: proberto
Muito obrigado pelo seu comentário. Pelo que entretanto estive a ver será mesmo a opção 3 que vai avançar adicionalmente com um gestor de excedentes para tirar o máximo partido do sistema.