Olá a todos, preparo-me para fazer a instalação do exaustor de cozinha na minha obra em construção. As pesquisas que fiz aqui no fórum indicam o tubo spiro como o mais adequado e o diâmetro máximo que o exaustor permite é 150 mm, pelo que será essa a escolha.
Agora as dúvidas: - a abertura na laje fica exactamente por cima do exaustor, pelo que o mais natural é o tubo ser colocado quase na vertical, sem necessidade de grandes curvas. No manual indicam que "Para evitar o retorno do condensado, monte o tubo de saída de ar com a uma inclinação de 1° a partir do aparelho". 1° não é muito, será o suficiente para evitar os condensados? O tubo Spiro tem alguma maleabilidade, e pode adaptar-se (dobrar) um pouco para criar alguma inclinação ou é estruturalmente rígido?
- outra questão que surgiu com a leitura do manual prende-se com o comprimento do tubo: "Use um tubo de saída de ar curto e retilíneo com um diâmetro de grande dimensão". Devo usar um tubo o mais curto possível, e chegar com este apenas um pouco acima da laje, sem levar os condensados até ao topo da chaminé de alvenaria (que deverá estar uns 2.5 m acima da laje)?
- mesmo estando dentro da chaminé de alvenaria, há sempre o risco de haver passarada ou outros animais a utilizar o tubo para outros fins que não aqueles previstos. É recomendável colocar uma rede mosquiteira em aço à saída do tubo spiro para evitar inquilinos indesejados?