Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos!

Vivo num apartamento no qual o quarto de hóspedes tem uma pequena infiltração junto da janela/fita do estore. As causas já foram avaliadas e são conhecidas: fissuras na fachada do edifício. Praticamente todos os condóminos têm problemas semelhantes.

Estes problemas serão eventualmente corrigidos mas, uma vez que os orçamentos atuais rondam os €200.000 a €300.000, ainda demorará alguns anos para reunir esse capital.

Já arranjei e pintei a parede algumas vezes mas, como é óbvio, voltam as chuvas fortes e lá fica outra vez a tinta levantada e a parede a desfazer.

Até hoje nunca dei grande importância; o quarto não costuma ser ocupado e os danos não são graves. Mas, estando agora à espera do meu primeiro filho, quero remodelar o quarto e, se possível, resolver/minimizar o problema a partir do interior, sem obras na fachada.

Por essa razão venho perguntar-vos se há algum tipo de reparação que possa usar para um caso destes, com as limitações acima descritas, mesmo sabendo que o ideal e a solução "definitiva" seria a reparação da fachada.

Muito obrigado!
  2.  # 2

Tanto para a fachada?!?!?
  3.  # 3

Colocado por: dteixeira5há algum tipo de reparação que possa usar para um caso destes,

Que tipo de fissura é?
    Em que zona da fachada está?
    Se colocar uma foto com a indicação do local talvez seja fácil indicar uma solução de reparação temporária para o seu caso.
  4.  # 4

Obrigado pelas vossas respostas!

Colocado por: BrunoFrancoTanto para a fachada?!?!?

Na realidade é mais que a fachada; são as 4 faces da fachada, garagens, terraço e cobertura, num prédio de ~30 apartamentos. Ainda assim é caro, cerca de 100% mais caro que orçamentos semelhantes há 2/3 anos atrás.

Colocado por: zedasilva
    Que tipo de fissura é?
    Em que zona da fachada está?
    Se colocar uma foto com a indicação do local talvez seja fácil indicar uma solução de reparação temporária para o seu caso.

Mais tarde tentarei colocar fotos.

Mas são fissuras generalizadas: nas lajes ornamentais da fachada, nas uniões entre essas lajes, em zonas da cobertura do prédio (moro no último andar) que acabam por escorrer pela parede, etc..

Ou seja, algumas fissuras que eu poderia tentar reparar do meu bolso recorrendo a um alpinista (como já fiz numa questão de infiltrações em caixilhos), mas no geral exige uma reparação estrutural.

Daí estar a tentar perceber se há algo a fazer a partir do interior, não necessariamente para resolver (isso teria que ser na fachada/cobertura), mas pelo menos para que não estrague a parede dentro do quarto.
  5.  # 5

Está tudo maluco...

200.000 € para reparar fachada, terraço e cobertura?

Procure mais orçamentos. Eu tenho um orçamento de cerca de 30.000€ para fazer o mesmo num prédio de 12 frações e 4 pisos. E ainda remodela a churrasqueira!

Quem deu o orçamento? Foi a administração do condomínio. Tiveram acesso ao orçamento do empreiteiro?
  6.  # 6

Colocado por: harsousaEstá tudo maluco...

Procure mais orçamentos. Eu tenho um orçamento de cerca de 30.000€ para fazer o mesmo num prédio de 12 frações e 4 pisos. E ainda remodela a churrasqueira!

Quem deu o orçamento? Foi a administração do condomínio. Tiveram acesso ao orçamento do empreiteiro?

Não sabe o tamanho nem o que está previsto fazer e já está a dizer que estão a "roubar"?

Provavelmente é também para levar capoto.
    • CJo
    • há 7 dias

# 7

No meu prédio foi aprovado um orçamento para reparar terraço, cerca de 150 m2, muretos e conseguiram meter lá no meio isolamento da fachada (so dos duplexes) com lã isover...110.000€
    Não é exageradamente caro??
  7.  # 8

700€/m2 ?? Vão fazer meio prédio de raiz?
  8.  # 9

Não sabe o tamanho nem o que está previsto fazer e já está a dizer que estão a "roubar"?

Não disse nada disso.

É voçê que o diz. Nada na intervenção inicial indica que vá ser aplicado isolamento térmico pelo exterior.
  9.  # 10

Colocado por: harsousa

Não disse nada disso.

É voçê que o diz. Nada na intervenção inicial indica que vá ser aplicado isolamento térmico pelo exterior.

Na realidade o user não diz nada, falou apenas num número, não percebo porque dizem logo que é uma empreitada de preços loucos, sem terem a menor ideia da área nem o que vão intervencionar.

O user fala em orçamentos entre 200k€ e 300k€, portanto já têm vários orçamentos dentro desses valores, provavelmente não está caro, é o que é.

Um imóvel à venda por 500k€ é caro?
    Depende...
  10.  # 11

Há um par de anos fui encarregado de refazer uma cobertura e duas fachadas num prédio em Lisboa: O primeiro orçamento que tive foi de 160K. 5 orçamento depois e com algumas mudanças praticamente irrelevantes no caderno de encargos, consegui fazer o trabalho por uns 40K. As coisas são o que são, mas também são o que fazemos delas.
  11.  # 12

Colocado por: zemvpferreiraHá um par de anos fui encarregado de refazer uma cobertura e duas fachadas num prédio em Lisboa: O primeiro orçamento que tive foi de 160K. 5 orçamento depois e com algumas mudanças praticamente irrelevantes no caderno de encargos, consegui fazer o trabalho por uns 40K. As coisas são o que são, mas também são o que fazemos delas.

Primeiro orçamento 160k e os outros orçamentos com o mesmo caderno de encargos foram de quanto?

Retirar pormenores praticamente irrelevantes e baixar 4 vezes, algo não bate certo.

Ou foi o primeiro que se esticou e os outros deram valores mais baixos.
  12.  # 13

Colocado por: CJoNo meu prédio foi aprovado um orçamento para reparar terraço, cerca de 150 m2, muretos e conseguiram meter lá no meio isolamento da fachada (so dos duplexes) com lã isover...110.000€
    Não é exageradamente caro??

Sim, considerámos que é um pouco caro, há espaço para reduzir (o que também já aconteceu), mas estamos a falar de áreas superiores às do seu exemplo; os terraços são perto de 250 m2, a cobertura perto de 600 m2, e por aí fora. De qualquer forma, e para o problema em questão, mesmo um orçamento de €110.000 necessitaria de vários anos para reunir esse capital.

Colocado por: harsousaEstá tudo maluco...

Sim, temos acesso ao orçamento e caderno de encargos de todos os empreiteiros que responderam. Dos (salvo erro) 21 empreiteiros contactados ao longo dos últimos 3 anos, apenas 5 apresentaram orçamentos, entre os €220.000 - €350.000 (sensivelmente para o mesmo tipo de obra, mesmos materiais).

Colocado por: Varejote

Nenhum dos orçamentos considera capoto. No entanto, devido ao mau estado da pedra decorativa, quase todos os orçamentos incluem a sua remoção e substituição pelo menos parcial. Continuam, na opinião da assembleia de condóminos, a ser excessivamente caros, mas não se trata de uma obra tão simples como outros exemplos que estão a surgir neste conversa.

Entretanto, contactei alguns pequenos empreiteiros aqui da zona (por recomendação) e ambos sugeriram (embora ainda necessitam de fazer uma visita) que talvez seja possível atingir o resultado pretendido com um bom isolante plástico (no interior), seguido de uma aplicação de cobertura de pladur em toda a parede. Obviamente não resolverá a infiltração, mas espero que seja o suficiente para que não impacte a parede interior, até o problema de base ser resolvido.

Se alguém tiver mais sugestões, ou uma opinião sobre esta última possibilidade, serão bem vindas.

Obrigado!
  13.  # 14

Colocado por: Varejote

Outros foram 140K, 100k, 80K, 60K, alguns recusaram-se a orçamentar de todo...Acho que ao todo devo ter consultado umas 15 firmas.

Não sei como é noutros sítios, mas neste momento em Lisboa há muita gente a mandar barro à parede. Isto é sobretudo verdade em trabalhos comerciais ou para condomínios, onde se sabe que a pessoa que aprova não é a pessoa que paga a conta (e raramente tem pachorra para escarafunchar).

0.0174 seg. NEW