Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.
    Sou nova aqui no Fórum como participante, mas como leitora julgo que já aprendi muita coisa por aqui.
    Estou a construir uma moradia térrea com caixa de ar ventilada. Vamos colocar piso radiante com bomba de calor da marca Henq.
    O sistema prevê uma placa com 4.5 cm de espessura (incluindo a altura dos pitons) e 4 a 5 cm de massa acima do tubo. Não tenho margem de manobra para subir mais o piso, porque já estão instalados os Kombifix sanitários.
    A minha questão é a seguinte:
    Uma vez que não tenho mais isolamento na placa (simplesmente levou brita para encher) será melhor colocar 2 cm de xps por baixo da placa do piso radiante, e colocar apensas 3 cm de massa por cima dos tubos?
    Muito obrigada.
  2.  # 2

Tem soluções de PRH, com menos de 10mm acima dos pitons! pelo que pode perfeitamente intercalar mais espessura de isolamento termico sob as placas do PRH.

Por exemplo:
    https://bekotec-therm.schluter.pt/instalacao-de-piso-radiante-numa-construcao-nova.aspx
  3.  # 3

No seu projeto da térmica tem lá definido a espessura do isolamento a colocar.
    O sistema de PRH tem igualmente definida uma espessura mínima de betonilha de recobrimento que regra geral não especifica nos sistemas convencionais é de 35mm se autonivelante ou 45mm se betonilha cimenticia "normal".

Além de como indicou o Pedro Barradas existirem outros sistemas com outras espessuras.

0.0087 seg. NEW