Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola. Ando neste momento a ver apartamentos para comprar, e como são usados (claro), e a sua maioria foi construida entre os anos 1990 e 2005, tenho duvidas quanto ao estado da canalização da água, e eventualmente da instalação electrica. Sei que antigamente se usavam canos de ferro (penso eu) e agora usa-se mais PEX. Mas desde que ano mais ou menos se começou a usar os plásticos? Dá para investigar se me tenho de preocupar com canos enferrujados e quase a furar? Dá para um leigo como eu saber, ou era preciso algum instrumento especial (tipo detector de metais)? Quanto à instalação electrica, existe muita diferença entre uma instalação de 1995 e de 2005, ou até para os dias de hoje em 2024? O mais chato que podia acontecer era daqui a 3 ou 4 anos aparecer uma fuga de água na parede... Obrigado
  2.  # 2

Instalação elétrica 1995 a 2005 mesma legislação.

Canalização entre 1995 e 2005 também se usava tubo galvanizado, portanto nesse período, pode ter PEX, galvanizado, PPR, inox.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leinad1
  3.  # 3

Colocado por: Leinad1Sei que antigamente se usavam canos de ferro (penso eu) e agora usa-se mais PEX. Mas desde que ano mais ou menos se começou a usar os plásticos? Dá para investigar se me tenho de preocupar com canos enferrujados e quase a furar? Dá para um leigo como eu saber, ou era preciso algum instrumento especial (tipo detector de metais)?

Não sei dizer quando é que se passou a usar menos tubagem metálica mas essa informação também não lhe é muito útil...não é por a casa ser de um determinado ano que vai saber em material foi usado na tubagem. Espreite para o contador da água, deve conseguir ver lá pelo menos um bocado do tubo que entra na casa/apartamento e assim já sabe que material foi usado.
    Quanto a saber se está prestes a ir à vida ou não...não é fácil saber. Se a casa estiver sem uso durante umas semanas e ao voltar a abrir a água ela sair com cor de ferrugem é um sinal que há deterioração mas não quer dizer que vá ter problemas no imediato ou deixar de os ter...Outra outra importante é a região do país. Há regiões em que a água é mais agressiva para os canos do que outras.

Colocado por: Leinad1Quanto à instalação electrica, existe muita diferença entre uma instalação de 1995 e de 2005, ou até para os dias de hoje em 2024

Também depende muito. Pode ter sido feito este ano e estar mal feito e/ou com materiais fracos. Em casas que tenham sido remodeladas, o que mais se vê é substituirem o que a vista vê (por interruptores novos, tomadas novas, etc) mas depois olha-se para o quadro e está tudo mal amanhado e por vezes nem respeita as normas.
    Numa casa de 1995 é mais provável que hajam componentes que precisem de substituição do que numa de 2005 mas isso parece-me óbvio.
  4.  # 4

Colocado por: VarejoteInstalação elétrica 1995 a 2005 mesma legislação.

Canalização entre 1995 e 2005 também se usava tubo galvanizado, portanto nesse período, pode ter PEX, galvanizado, PPR, inox.

Mais raro mas também há algumas em cobre
  5.  # 5

Colocado por: elfo106

Mais raro mas também há algumas em cobre

Muito raro, cobre era mais para o aquecimento central.
  6.  # 6

Colocado por: elfo106Outra outra importante é a região do país. Há regiões em que a água é mais agressiva para os canos do que outras.

Região do Porto. Penso já ter visto anteriormente (por questões relacionadas com as máquinas de lavar roupa / loiça) que a água aqui não é muito calcária. Penso que deve ser um ponto positivo nesse caso.
  7.  # 7

Colocado por: Leinad1

Região do Porto. Penso já ter visto anteriormente (por questões relacionadas com as máquinas de lavar roupa / loiça) que a água aqui não é muito calcária. Penso que seve ser um ponto positivo nesse caso.

Sim, é considerada "macia".

0.0129 seg. NEW