Iniciar sessão ou registar-se
    • Iko
    • 5 setembro 2024

# 1

Boas!

Tenho um espaço que aluguei, faz uns 14 anos, é apenas um local de trabalho mas não é aberto ao público. O local é tipo LX factory, uma fábrica velha que foram alugados os espaços e a maioria das renovações feitas pelos próprios inquilinos (especialmente os primeiros), pois não havia dinheiro. Mas pelo menos temos rendas mais baixas.

Hoje ao chegar ao meu espaço, deparo-me com uma inundação que me estragou algumas coisas e já sei que o parquet flutuante vai levantar todo.

O espaço onde ocorreu o sinistro tem seguro (menos mal), e o problema foi causado numa renovação de canalização feita pelos inquilinos desse espaço.
    Vamos ver se vão mesmo chegar-se à frente senão, seguradoras ando eu farto…

Mas o sucedido levou-me a pensar em várias situações:

- Se os utilizadores desse espaço não tivessem seguro, pois há muitos que não tem. Como seriam as responsabilidades?

- Se os danos forem devido a instalação existente do próprio espaço, é a seguradora do senhorio a responsável?

- Se por exemplo, houver o incêndio num espaço causado por negligência do próprio utilizador e que não tenha seguro ( a maioria) como se resolve isso?
  1.  # 2

Colocado por: Iko- Se por exemplo, houver o incêndio num espaço causado por negligência do próprio utilizador e que não tenha seguro ( a maioria) como se resolve isso?

Não se resolve!
    Esse tipo de espaço está obrigado a ter Medidas de autoproteção.
    Isto é uma obrigatoriedade desde 2009 mas que a grande maioria dos espaço não cumpre. Até ao momento a fiscalização era da responsabilidade da ANEPC, pelo que a fiscalização era quase inexistente.
    Desde o inicio deste ano, grande parte desta responsabilidade passou para as câmaras, é espectável que comessem a existir agora.
    O facto do espaço não possuir Medidas de autoproteção, ainda que as diversas frações possuam seguros, é o suficiente para que estes não assumam nada.
  2.  # 3

Tudo depende do tipo de contrato que fez com os ocupantes. Eu estou num cowork e também não tenho seguro (mas o cowork tem e o n.º de apólice consta do contrato), porque é um contrato com tudo incluído, ou seja, é um contrato de prestação de serviços, muito usado neste tipo de espaços.
  3.  # 4

Colocado por: RUIOLIEu estou num cowork e também não tenho seguro

Sabe que o gestor do espaço mandou elaborar e aprovar as Medidas de Autoproteção?
    • RUIOLI
    • 5 setembro 2024 editado

# 5

Colocado por: zedasilvaSabe que o gestor do espaço mandou elaborar e aprovar as Medidas de Autoproteção?

Sim. Este edifício pela sua especificidade, 20 andares, é alvo de muita atenção pelos gestores e bombeiros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  4.  # 6

Colocado por: RUIOLIé alvo de muita atenção pelos gestores e bombeiros.

fazem simulacros com regularidade?
  5.  # 7

Colocado por: zedasilva
    fazem simulacros com regularidade?

Sim (infelizmente nunca estava cá), mas estava cá num incêndio real e foi tranquilo, não me tive de lançar de para-quedas :)

0.0118 seg. NEW