Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Tenho a possibilidade de arrendar 3 quartos a estudantes universitários num apartamento T3 (habitação secundária)

Alguém me pode disponibilizar um exemplo de contrato que me salvaguarde da melhor forma em termos de incumprimentos e danos no apartamento?

Experiências vividas também são bem vindas

Obrigado
  2.  # 2

Um apartamento com 3 quartos dá para 28 indianos.
    Porquê alugar a estudantes?
    Concordam com este comentário: canario12
    • NLuz
    • 9 setembro 2024

# 3

Colocado por: zedasilvaUm apartamento com 3 quartos dá para 28 indianos.

Porque depois fica com a casa a cheirar a caril 🤣
  3.  # 4

Aluga a 3 indianos e estes subalugam aos outros 25, ou aluga directamente aos 28?

Colocado por: zedasilvaUm apartamento com 3 quartos dá para 28 indianos.
  4.  # 5

O apartamento encontra-se a 250m de um Instituto Politécnico e a 3km de uma Escola Superior.

Apenas por essa razão.
  5.  # 6

Colocado por: LeficostaO apartamento encontra-se a 250m de um Instituto Politécnico e a 3km de uma Escola Superior.

Se for em Viseu, não lhe faltam indianos e outras nacionalidades.
    Se optar mesmo por alugar a estudantes, aceite apenas meninas.
    "Não aceitamos rapazes porque eles embebedam-se e depois partem tudo"
    Ouvi isto muito recentemente por parte de vários senhorios.
  6.  # 7

Colocado por: NLuzPorque depois fica com a casa a cheirar a caril

Para estudantes dá um rendimento na ordem dos 900€/mês
    Para indianos dá à vontadinha 3.000€/mês

Ou seja, dá para daqui a 1 ano mandar defumar, benzer e pintar o apartamento todo
    Concordam com este comentário: NLuz
  7.  # 8

3 mil euros mês só se alugar directamente aos 28..
  8.  # 9

Alguém se encontra na mesma situação? (arrendamento a estudantes?)

E quanto a este ponto...

"Alguém me pode disponibilizar um exemplo de contrato que me salvaguarde da melhor forma em termos de incumprimentos e danos no apartamento?"

Obrigado
  9.  # 10

Para se salvaguardar melhor ponha uma caução de 2 ou de 3 meses como garantia de que lhe entregam o quarto/casa no mesmo estado que a a encontraram, crie uma conta no banco para o efeito.

Se tudo correr bem ninguém ira fazer danos ao seu apartamento, a não ser que nao tenham amor à caução que lhe pagaram em adiantado.

Claro que tudo isto tem que estar estipulado no contracto.
    • Soliva
    • 9 setembro 2024 editado

# 11

Confesso que não consigo perceber porque estão a insistir em perpetuar num não assunto para o OP .
    É que nem ele solicitou conselhos a quem alugar …ele sabe em que mercado pretende estar e só pediu exemplos de minutas .
    Ao início teve piada … depois é saber parar e ajudar .

Leficosta veja estes e veja se consegue adaptar o que pretende.

https://paa.portaldahabitacao.pt/documents/20142/340814/MINUTA+3+-+AACESSIVEL+PARA+RESID%C3%8ANCIA+TEMPOR%C3%81RIA+DE+ESTUDANTES+ENSINO+SUPERIOR.pdf/4b00b6bb-f55a-19b2-9e5b-7e46407bfe38
    https://paa.portaldahabitacao.pt/documents/20142/137016/MINUTA+4+-+ARRENDAMENTO+ACESSIVEL+PARA+RESID%C3%8ANCIA+TEMPOR%C3%81RIA+-+art.+13.%C2%BA+.pdf/1bc896b5-5bd6-c5ad-207e-63cffddb0711?download=true
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, rpmmsantos
  10.  # 12

Obrigado
    • smst
    • 10 setembro 2024

# 13

Colocado por: LeficostaAlguém se encontra na mesma situação? (arrendamento a estudantes?)

E quanto a este ponto...

"Alguém me pode disponibilizar um exemplo de contrato que me salvaguarde da melhor forma em termos de incumprimentos e danos no apartamento?"

Obrigado

Procure outros senhorios na sua zona e peça-lhes uma minuta, por exemplo em Bragança o meu afilhado e 3 colegas arrendaram um T3, sei que o contrato ficou em nome dos 4 encarregados de educação e àgua e luz em nome de um deles.
  11.  # 14

Eu tenho , posso arranjar lhe isso nos proximos dias
  12.  # 15

Colocado por: zedasilvaSe optar mesmo por alugar a estudantes, aceite apenas meninas.
    "Não aceitamos rapazes porque eles embebedam-se e depois partem tudo"

Ui!

As minhas piores inquilinas de quarto era meninas universitárias.
    Diziam palavrões e faziam barulho. O auge era nos dias em que havia jogos de futebol na televisão, ao ponto dos vizinhos se queixarem e chamarem a polícia.

Como a água+luz+NET estava incluído, secavam a roupa com radiadores eléctricos.
    Tive uma conta de 300€ só num mês.
    😈
  13.  # 16

Bom dia

Outra ajuda, IMPOSTOS!

O valor a pagar ao estado será 25% da diferença entre as rendas e as despesas certo?

Nas despesas devo considerar: Condomínio / IMI / Manutenção do imóvel / Seguro da habitação

Existem outras despesas que posso considerar?
  14.  # 17

Boa tarde.

Eu faço arrendamento a estudantes e tenho arrendamento misto. É o melhor.
    Eu faço contrato e passo recibo, mas tenha atenção, as despesas não vão no recibo se as faturas vierem em seu nome. (isto foi-me alertado por um inspetor das finanças, que me disse que despesas de água, luz, gás e Internet, não são colocados, no valor de renda) Ou seja, é renda+despesas.

Faça sempre, uma lista de regras a cumprir e se possível, afixe na casa.
    Coloque uma clausula que a chave é pessoal e intransmissível, sob pena de o contrato ser cancelado por justa causa(isto foi-me alertado pela policia) eles podem emprestar o quarto a alguém e haver problemas. Nesse caso, está salvaguardado.
    Há mais, vou-me lembrando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sognim, Soliva
  15.  # 18

Obrigado Quatroventos

E quanto aos impostos? É como eu disse?

Existem outras despesas que eu possa deduzir que não me esteja a lembrar?
  16.  # 19

Bom dia

"E quanto aos impostos? É como eu disse?

Existem outras despesas que eu possa deduzir que não me esteja a lembrar?"

"Nas despesas devo considerar: Condomínio / IMI / Manutenção do imóvel / Seguro da habitação"
  17.  # 20

Colocado por: LeficostaBom dia

"E quanto aos impostos? É como eu disse?

Existem outras despesas que eu possa deduzir que não me esteja a lembrar?"

"Nas despesas devo considerar: Condomínio / IMI / Manutenção do imóvel / Seguro da habitação"

Bom dia.

As despesas, sim, são essas mesmas, e se tiver os contratos de água, luz e gás e Internet em seu nome, fale com um contabilista para ver qual a melhor solução. Eu coloco tudo, pois estão em meu nome e estão designados ao arrendamento.

Impostos, não podemos mesmo fugir. São o que são.

0.0221 seg. NEW