Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,
    Estou a ponderar comprar a minha primeira habitação, no entanto o imóvel que me interessa está em ruínas. Gostaria de perceber como funciona o crédito à habitação neste caso específico.

As minhas principais dúvidas são:

É possível obter crédito à habitação para uma propriedade em ruínas?
    Se sim, existem diferenças no processo em comparação com a compra de um imóvel em bom estado?
    O banco considera o valor atual da propriedade ou o valor potencial após a reconstrução?
    Existem "programas" especiais de financiamento para reabilitação de imóveis?
    Que documentos adicionais poderei ter de fornecer ao banco nesta situação?

Agradeço desde já qualquer informação ou experiência que possam partilhar sobre este assunto!
    E peço desde já desculpa se existiam tópicos neste tema, mas não encontrei

Pedro
    •  
      larkhe
    • 12 setembro 2024 editado

# 2

Se esta em ruinas , o Banco vai considerar o terreno .

Valor actual no que pretende ,Contudo Ha bancos que financiam aquisição de terreno e Construção de moradia.

Não, que eu conheça
  2.  # 3

O CH para ruinas não é fácil e muito poucos bancos o fazem.
    O Novo Banco permite mas só empresta 80% do valor de aquisição e tem de ter um orçamento de obras, que não necessite de projeto.
    Se a casa necessitar de projeto então aí ainda complica mais.
    Alguns bancos podem emprestar para esses casos mas consideram terreno e emprestam 70% do valor de aquisição/avaliação.
  3.  # 4

Colocado por: PedNasAs minhas principais dúvidas são:
    a sua primeira dúvida antes de tudo o resto devia ser é possível fazer o que pretendo neste terreno?

que lhe adianta fazer muitos planos de créditos e comprar uma coisa se depois não dá para construir o que necessita
    Concordam com este comentário: PedNas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 5

Tem de pedir crédito para construção .
    E isso só se consegue com um projecto de arquitetura.
    Para avançar já teria de ter o imóvel na sua titularidade.

Já sondou qual é o budget que tem e o que eventualmente lhe podem conceder?

Não caia na ilusão de que reabilitar é mais barato que construir de novo.
  5.  # 6

Agradeço a todos por despenderem do vosso tempo para ajudar este "noobie" nestes temas.

@Antonylemos, compreendo o que diz, pelo que entendo deveria antes de qualquer financiamento contatar a câmara municipal e perceber as limitações existentes à reabilitação deste imóvel em ruína? Seria este o primeiro passo?

@Palhava, a questão é que para comprar o imóvel em ruína teria de pedir financiamento, daí as minhas dúvidas no tema. Se exisitiria alguma opção de CH + Financiamento para construção/ reabilitação. Caso contrario teria de adquirir o imóvel com "capitais próprios" (nao recorrendo a crédito), e só depois pedir financiamento para obras. Tem razão, que é fácil cair nesse erro, no entanto penso que burocráticamente, seria mais "fácil" reconstruir/ reabilitar ou estarei errado?

Mais uma vez muito obrigado a todos pela vossa ajuda
  6.  # 7

Dependendo do estado em que a ruína se encontra o orçamento pode variar muito.
    Convinha conseguir um prognóstico do que seria possível fazer-se com recurso a técnico conhecedor(arquitecto/engenheiro/empreiteiro...)... Para ter uma perspectiva do que seria necessário fazer e o respectivo orçamento.
    E simultaneamente consultar do departamento de urbanismo da câmara.
  7.  # 8

Colocado por: PedNasdeveria antes de qualquer financiamento contatar a câmara municipal e perceber as limitações existentes à reabilitação deste imóvel em ruína? Seria este o primeiro passo?
    exatamente
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 9

PedNas, e se falar com o vendedor e pedir para aumentar o valor do terreno e diminuir o da casa, para activar crédito para compra do terreno?
  9.  # 10

Não há ou é raro o banco que empreste para a aquisição de terreno. Só empresta se houver terreno com projeto aprovado de construção.
  10.  # 11

Colocado por: marizePedNas, e se falar com o vendedor e pedir para aumentar o valor do terreno e diminuir o da casa, para activar crédito para compra do terreno?

Onde viu que as duas coisas:casa +terreno são separados ?

(Não se trata de um apartamento+garagem com duas escrituras diferentes.)

0.0141 seg. NEW