Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou a planear remodelar uma moradia unifamiliar(: Prédio em Prop. Total sem Andares nem Div. Susc. de Utiliz. Independente) que pertencia aos meus avós, com o objetivo de a arrendar posteriormente.

A moradia tem dois pisos, cada um equipado com uma cozinha e uma sala. Considerando a maior procura por T2 do que por T4/T5, parece-me mais vantajoso arrendar os pisos separadamente, a famílias distintas, assegurando que cada piso tenha uma entrada independente e sem acessos entre si.

No entanto, deparo-me com um problema: não posso instalar dois contadores de eletricidade e água nem utilizar contadores parciais para dividir os consumos, visto que é proibido "revender" energia.

A única solução é incluir todas as despesas no valor da renda. Contudo, receio que isso possa levar a abusos por parte dos inquilinos, resultando em contas mais elevadas do que o previsto, além do pagamento de IRS sobre esse valor extra que está incluído nas rendas. Além disso esses gastos não podem ser deduzidos aos rendimentos prediais.

Alguém tem uma sugestão melhor ou uma alternativa viável e legal para esta situação? Agradeço desde já a ajuda.
    • size
    • 19 setembro 2024 editado

# 2

Colocado por: gatewAy10

No entanto, deparo-me com um problema: não posso instalar dois contadores de eletricidade e água nem utilizar contadores parciais para dividir os consumos, visto que é proibido "revender" energia.

Há solução.
    Existindo andares/divisões independentes, pode requerer junto da Repartição de Finanças a qualificação do imóvel em "Prédio em propriedade total com andares ou Divisões suscetíveis de Utilização Independente".
    Resultará na divisão do artigo matricial em 2 partes, podendo, assim, cada andar requerer os referidos serviços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gatewAy10
  2.  # 3

Colocado por: size

Há solução.
    Existindo andares/divisões independentes, pode requerer junto da Repartição de Finanças a qualificação do imóvel em "Prédio em propriedade total com andares ou Divisões suscetíveis de Utilização Independente".
    Resultará na divisão do artigo matricial em 2 partes, podendo, assim, cada andar requerer os referidos serviços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gatewAy10

Originalmente a casa não tem andares/divisões independentes, seria feito neste momento dado que é possível fazer o mesmo porque tem duas entradas, permitindo a divisão dos pisos com acessos diretos tornando-as independentes.
    Nas finanças não vão requerer algum tipo de documentação/aprovação da Câmara Municipal?

0.0105 seg. NEW