Bom dia. Tentei pesquisar no forum e na internet mas não consegui encontrar resposta à seguinte questão:
Sei que é possível para um edifício (neste caso de escritórios) em propriedade total, ser arrendado a várias pessoas/empresas diferentes. No entanto, não consegui perceber como o fazer. De que forma escrever o contrato de forma a que seja legal e claro o que está a ser arrendado? Não será difícil de descrever quando se trata, por exemplo, de andares separados ou divisões separadas. Mas como fazer se se tratar de um open space, a ser arrendado metade a cada empresa? É sequer legal fazê-lo?
Mas se calhar pode criar o próprio open space - se calhar não são precisas muitas obras e cobrar por utilização. Ter WC's , espaço de lazer, cozinha, etc comuns talvez não seja uma grande asneira.
Colocado por: sizeClaro que não encontra. Só é possível arrendar espaços independentes, ou partes de casa (quartos) nunca um open space sob vários contratos.
E como funcionam os prédios de escritórios na expo ou noutro lugar em que varias empresas partilham o mesmo piso?
Não são arrendamentos mas sim prestações de serviço. Daí quem asdume esses espaços, além de pagar IVA, não tem os direitos dos arrendatários. O "serviço " normalmente é mensal. A larguíssima maioria dos cowork funciona nessa modalidade.