Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva companheiros.
    Preciso da vossa ajuda, pois estou a substituir os comutadores cá em casa(cerca de 20anos) e não estou a conseguir entender como vou fazer a ligação.
    O comutador está a trabalhar como comutador duplo para ambas as lâmpadas, ou seja, tem outros comutadores duplos a controlar(não sei se é relevante).
    Deixo as imagens em anexo.
    Desde já o meu obrigado :)
      Novo interruptor.jpeg
      Foto 2.jpeg
      Foto 1.jpeg
  2.  # 2

Não funciona, quem aconselhou isso?
  3.  # 3

Infelizmente o sítio onde se encaixa um dos botões partiu.
    Varejote, desculpe mas não percebi muito bem a sua pergunta.
  4.  # 4

Colocado por: Ricardo58Infelizmente o sítio onde se encaixa um dos botões partiu.
    Varejote, desculpe mas não percebi muito bem a sua pergunta.

Quem aconselhou a comprar esse Efapel.
  5.  # 5

Foi me dito na loja que este servia.
    Não funciona este tipo de comutador?
  6.  # 6

Colocado por: Ricardo58Foi me dito na loja que este servia.
    Não funciona este tipo de comutador?

Quem aconselhou não percebe nada.

Isso é um lustre, tem de ser um escada duplo.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  7.  # 7

Tipo este?
      WhatsApp Image 2024-09-24 at 14.49.33 (1).jpeg
  8.  # 8

Colocado por: Ricardo58Tipo este?
      WhatsApp Image 2024-09-24 at 14.49.33 (1).jpeg

Efapel 21101.

Esqueça marcas marotas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo58
  9.  # 9

Muito obrigado, vou encomendar e daqui a uns dias passo aqui novamente por causa da ligação.
  10.  # 10

Efapel é barato e bom.
  11.  # 11

Colocado por: VarejoteEfapel é barato e bom.

Tirando os centros de tomada e as tampas de protecção da série Sirius 70, tenho sempre uns 10 de reserva, quase todos os meses vai um à vida.
  12.  # 12

Colocado por: AlexRibeiro

Tirando os centros de tomada e as tampas de protecção da série Sirius 70, tenho sempre uns 10 de reserva, quase todos os meses vai um à vida.

Mas as tomadas não para andar a levar pancada.

Logus 90 são bastante resistentes, julgo sirius 70 são o mesmo material.

É material de guerra, mesmo em locais de uso profissional, imagino se tivesse Legrand Suno, ou GE, já não tinha aparelhagem em casa, que era uma massa que com uma pancada mais forte estalava.
  13.  # 13

Colocado por: VarejoteMas as tomadas não para andar a levar pancada.

Não tenho esse hábito, mas que aquilo racha muito lá isso racha, normalmente à volta do parafuso central que fixa o centro da tomada.

As de produção mais recente parecem durar um pouco mais, talvez tenham alterado algo no processo de fabrico, e a protecção de alveolos também deve ajudar alguma coisa (as mais antigas não tinham).
  14.  # 14

Não tenho esse hábito, mas que aquilo racha muito lá isso racha, normalmente à volta do parafuso central que fixa o centro da tomada.

As de produção mais recente parecem durar um pouco mais, talvez tenham alterado algo no processo de fabrico, e a protecção de alveolos também deve ajudar alguma coisa (as mais antigas não tinham).

Quando tinha apartamento e com crianças pequenas tudo logus 90, moradia tudo logus 90, mesmo no exterior(protegido), algumas com tampa basculante, nunca partiu nenhum, nem ainda não substitui nada.

Locais de uso profissional idem.

Os únicos que vi estalados, foi quem instalou, apertou até quase partir, estalou.

É de andarem a apertar com aparafusadoras a bateria.
  15.  # 15

Verifique se o centro da tomada não estará a ser instalado muito afastado da aparelhagem ficando em esforço.
  16.  # 16

Mas parece ser um inversor duplo…
  17.  # 17

Bom dia.
    Acabou de chegar o comutador e gostava de saber se me podem ajudar com a ligação.
    Cumprimentos
      20240926_104002.jpg
  18.  # 18

Colocado por: Ricardo58Bom dia.
    Acabou de chegar o comutador e gostava de saber se me podem ajudar com a ligação.
    Cumprimentos
      20240926_104002.jpg

Castanhos seta lado esquerdo, no L esquerdo.

Pretos seta lado direito, no L direito.

Parafuso esquerdo, na seta baixo lado esquerdo.

Castanho lado esquerdo, seta baixo lado direito.

Parafuso direito, seta cima lado esquerdo.

Castanho lado direito, seta cima lado direito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo58
      Screenshot_20240926_111628_Free Adblocker Browser~2.jpg
      Screenshot_20240926_111741_Free Adblocker Browser~3.jpg
  19.  # 19

Já funciona, mas agora tenho o problema de ter os botões a funcionar ao contrário 😅
  20.  # 20

Ao contrário como?

0.0137 seg. NEW