Colocado por: KabekaA senhoria de um familiar quer renunciar ao contrato de arrendamento.
Colocado por: KabekaPeço desculpa, sou leiga nesta matéria. É opor-se à renovação. Enviou carta e deu-lhes 120 dias para sairem, quando julgo que seriam 240, uma vez que o contrato foi celebrado há mais de seis anos. A minha prima enviou-lhe carta a dizer isso, mas ela alega que como fez uma adenda ao contrato em 2021 (aumento da renda) que o que conta é a adenda.
Colocado por: VarejoteO que interessa é a data inicial do contrato, se o contrato é de um ano ou 5 anos e está em vigor há dez anos, são 120 dias.
Colocado por: KabekaBom dia. Foi assinado em 23/12/2014. Muito obrigada
Colocado por: KabekaPeço desculpa, sou leiga nesta matéria. É opor-se à renovação. Enviou carta e deu-lhes 120 dias para sairem, quando julgo que seriam 240, uma vez que o contrato foi celebrado há mais de seis anos. A minha prima enviou-lhe carta a dizer isso, mas ela alega que como fez uma adenda ao contrato em 2021 (aumento da renda) que o que conta é a adenda.
Colocado por: size
A data da adenda não conta para o efeito em questão.
Entretanto, convém aferir melhor a ocasião legal para a oposição desse contrato.
É que, em 2019 houve alteração da legislação quanto ao prazo das renovações automáticas, que foi estipulado um prazo não inferior a 3 anos.
Tendo o contrato vencido em Dezembro 2020, será de admitir que nessa altura a renovação terá sido por 3 anos e assim, sucessivamente, pelo que o vencimento estará, agora, marcado para Dezembro de 2026, aiinda muito longe para formalizar uma oposição à renovação.
Sob reserva esta minha interpretação. Colher parecer de um advogado.
.....
Artigo 1096.º - (Renovação automática)
1. Salvo estipulação em contrário, o contrato celebrado com prazo certo renova-se automaticamente no seu termo e por períodos sucessivos de igual duração ou de três anos se esta for inferior, sem prejuízo do disposto no número seguinte.
What? Mas fizerem algum novo contrato?