Colocado por: KabekaA senhoria de um familiar quer renunciar ao contrato de arrendamento.
Colocado por: KabekaPeço desculpa, sou leiga nesta matéria. É opor-se à renovação. Enviou carta e deu-lhes 120 dias para sairem, quando julgo que seriam 240, uma vez que o contrato foi celebrado há mais de seis anos. A minha prima enviou-lhe carta a dizer isso, mas ela alega que como fez uma adenda ao contrato em 2021 (aumento da renda) que o que conta é a adenda.
Colocado por: VarejoteO que interessa é a data inicial do contrato, se o contrato é de um ano ou 5 anos e está em vigor há dez anos, são 120 dias.
Colocado por: KabekaBom dia. Foi assinado em 23/12/2014. Muito obrigada
Colocado por: KabekaPeço desculpa, sou leiga nesta matéria. É opor-se à renovação. Enviou carta e deu-lhes 120 dias para sairem, quando julgo que seriam 240, uma vez que o contrato foi celebrado há mais de seis anos. A minha prima enviou-lhe carta a dizer isso, mas ela alega que como fez uma adenda ao contrato em 2021 (aumento da renda) que o que conta é a adenda.
Colocado por: size
A data da adenda não conta para o efeito em questão.
Entretanto, convém aferir melhor a ocasião legal para a oposição desse contrato.
É que, em 2019 houve alteração da legislação quanto ao prazo das renovações automáticas, que foi estipulado um prazo não inferior a 3 anos.
Tendo o contrato vencido em Dezembro 2020, será de admitir que nessa altura a renovação terá sido por 3 anos e assim, sucessivamente, pelo que o vencimento estará, agora, marcado para Dezembro de 2026, aiinda muito longe para formalizar uma oposição à renovação.
Sob reserva esta minha interpretação. Colher parecer de um advogado.
.....
Artigo 1096.º - (Renovação automática)
1. Salvo estipulação em contrário, o contrato celebrado com prazo certo renova-se automaticamente no seu termo e por períodos sucessivos de igual duração ou de três anos se esta for inferior, sem prejuízo do disposto no número seguinte.
What? Mas fizerem algum novo contrato?
Fizeram uma adenda, não um novo contrato.
Em relação à renovação por 3 anos, já existe jurisprudência sobre o assunto.
Colocado por: Nunosoares
Caro Varejote, o que diz a jurisprudência? Se um contrato é de 1 ano renovável, renova anualmente ou de 3 em 3 anos?