Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como estou aqui pela 1ª vez não consegui encontrar como posso voltar a uma discussão já existente, ou colocar a minha participação
    Por outro lado não sei quem será o especialista para mandar uma mesnagem que não fique pública
    pelo que já vi , li o meu problema não tem mesmo solução
    Mas de qualquer maneira vou referi-lo
    Acumulação de humidade nos vidros de quase todas as janelas, sendo que na cozinha essa acumulação origina a que fique um lago junto a janela
    Se houver alguém que me possa sugerir alguma coisa ou que demonstre algum interesse em saber mais pormenores eu agradecia
    Muito obrigada pela atenção dispensada
  2.  # 2

    Ola ririca,

    E simplesmente um problema de falta de ventilação,só pode resolver com um aparelho colocado na cozinha que expulse o ar viciado para o exterior,mas também tem de ter uma entrada de ar novo,na sala por exemplo.

    Espero ter ajudado,cumps. Mário
  3.  # 3

    ola boa noite.
    Acontece-me ectamente a mesma coisa nos quartos pois so tenho portas e de manha ,mais no inverno tenho o mesmo problema .Tambem nao sei como resolver o problema .
    Já me falaram em desumificadores ,mas se houvesse outra soluçao ...
    Obrigado.
    Anafly
  4.  # 4

    Ola,

    Dentro de uma casa cada pessoa produz 2.5 litros d agua por dia,respiração,duche etc..esse vapor d agua e humidade suspensa no ar e tem de ser tirada para fora,abrir janelas,extractor o desumificador.Uma boa taxa de humidade e cerca de 45 %,quando chega a 75 % cria condensação na partes frias como paredes exteriores e vidros por exemplo.Geralmente nos cantos dos tectos,também aparece manchas pretas.
    Para ter a certeza antes de investir em aparelhos,o melhor e de ventilar abrindo janelas e ver o resultado,se a condensação desaparecer nos vidros,e arranjar maneira de colocar um extractor.

    Cumps.Mário
  5.  # 5

    Sim defacto uma boa ventilação resulta muito,para evitar a humidade e posso comprovar,pois na minha casa com os dias humidos o ambiente tornava-se desagradavel com cheiros desagradaveis e até bolor nos cortinados ,começamos a deixar as janelas entrebertas e os estores igual e o ambiente melhorou significaticamente!
  6.  # 6

    O problema aqui é que se abrirmos ventilações nas paredes, lá se vai o isolamento térmico e acustico.

    Correcto?
  7.  # 7

    riricahá 4 dias
    Acumulação de humidade nos vidros de quase todas as janelas, sendo que na cozinha essa acumulação origina a que fique um lago junto a janela
    Se houver alguém que me possa sugerir alguma coisa ou que demonstre algum interesse em saber mais pormenores eu agradecia
    Muito obrigada pela atenção dispensada

    Anafly
    ola boa noite.
    Acontece-me ectamente a mesma coisa nos quartos pois so tenho portas e de manha ,mais no inverno tenho o mesmo problema .Tambem nao sei como resolver o problema .
    Já me falaram em desumificadores ,mas se houvesse outra soluçao ...
    Obrigado.

    Olá bom dia, nestes compartimentos a que se refere tem aquecimento?
    Gostava de saber para poder dar a minha opiniao e esperiencia.
  8.  # 8

    Boas

    O problema aqui é que se abrirmos ventilações nas paredes, lá se vai o isolamento térmico e acustico.

    Correcto?

    Na minha opinião a questão não pode ser posta dessa forma. A renovação de ar, conseguida a partir de mecanismos que permitam a ventilação adequada, é tão importante para uma habitação como o isolamento térmico. Aliás o próprio RCCTE obriga à quantificação da taxa de renovação do ar e à consideração dos seus efeitos no comportamento térmico da habitação. Assim sendo um dimensionamento correcto dos parâmetros que influenciam o comportamento térmico da habitação tem obrigatoriamente em consideração as perdas de calor por efeito da ventilação. Pode por isso dizer-se que estamos em presença de um assunto em que o objectivo a atingir passa pelo compromisso entre as duas situações e que se pode resumir da seguinte forma:
    1 - Estabelecer condições para que a taxa de renovação de ar atinja os valores necessários para que se verifiquem as condições exigidas de salubridade e conforto higrotérmico.
    2 - Ter em consideração, no projecto de comportamento térmico, a influência que a ventilação tem neste capítulo e estabelecer as medidas necessárias para que ainda assim a habitação tenha um comportamento térmico de acordo com as exigências actuais.
    No fundo trata-se da achar uma solução de compromisso em que ambos os objectivos são atingidos num grau proporcional à sua importância.

    Não è isso que esta em causa,um isolamento deve de ser executar sempre pelo exterior e não pelo interior, para evitar os problemas da condensação,uma casa quanto mais isolada estiver por dentro, mais problemas tem com a condensação.
    Correcto?

    Sendo um adepto do isolamento pelo exterior não posso ainda assim estar de acordo: é perfeitamente possível evitar problemas de condensação com outros sistemas de isolamento desde que bem dimensionados.

    PS: Na minha maneira de ver o resultado final de um estudo de comportamento térmico de uma habitação não é mais que a procura de um estado ideal de equilíbrio entre vários factores, às vezes com efeitos antagónicos. Tenho por isso alguma dificuldade em compreender a facilidade com que algumas pessoas se mostram dispostas a proceder a alterações ao estipulado em projecto de comportamento térmico ( ou outros ).

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021Desde que vem dimensionado,correcto.

    Importante são os revestimentos de parede sorção-aberto
    Para azulejos reflecte a humidade para baixo como a condensação. Estas a alta humidade deve então ser ar omitido. Depois, há o gradiente de difusão de dentro para fora. A estrutura da parede inteira não pode ter qualquer bloqueio ou camadas sobre camadas de pintura. Aqui ele pode vir a ter estanquidade de humidade no pior caso, a seção transversal total da construção é humedecido. Camadas de barreira, como pode ocorrer, por exemplo, quando uma camada de resina sintética ou o sistema de isolamento térmico. No geral, através da difusão de humidade relativamente pouco entregues para o exterior.
    A minha ideia baseia se no isolamento nas paredes exteriores (pelo interior)

    Ó DIas Borges, desculpe lá, mas não consegue colocar aqui esses textos numa língua em que façam algum sentido?
  10.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021 ...uma parede pelo interior quanto mais isolada estiver mais problemas existe para a condensação, porque uma parede no interior com isolamento não deixa respirar a estrutura da parede inteira

    Por exemplo: o revestimento das paredes das divisões onde se forma mais vapor de água ( cozinhas e casas de banho ), que costuma ser, em 99,5% dos casos, em azulejo?
  11.  # 11

    Boa noite .
    Afinal em que ficamos ? 0 que sugerem ?
    No meu caso quando está mais frio costumo usar um aquecedor a óleo porque tenho uma bébé ,é obvio que isso nao ajuda nada ...
    Tento arejar o mais possivel mas quando chove nao o posso fazer porque os quartos dao para o terraço e nao tenho persianas so tenho portadas e se as abrir a chuva entra nos quartos.
    Anafly
  12.  # 12

    Colocado por: anafly
    ...mas quando chove nao o posso fazer porque os quartos dao para o terraço e nao tenho persianas so tenho portadas e se as abrir a chuva entra nos quartos.
    Anafly


    Ha Ha digam agora que ter portadas é que é giro?
    Ok desculpem o desabafo. Eu vou já tomar as gotas.
  13.  # 13

    anafly
    Já escrevi algures que, se houver excesso de humidade no ar da casa, o facto de ela CONDENSAR NOS VIDROS É BOM!
    Antes isso do que ter marcas de condensações ao longo das vigas ou de outras possíveis "pontes térmicas" (zonas mais frias das paredes exteriores, com aparecimento de marcas de bolor, etc.).
    Se a água condensar na COZINHA, melhor ainda, porque aí (em princípio) as paredes são de azulejo e os pavimentos são em mosaico, pelo que a água pode escorrer à vontade sem estragar nada.

    Se o que pretende é ACABAR com as condensações, tem várias soluções:
    1. aumentar o isolamento térmico das janelas (vidros duplos ou triplos, com maior espessura, caixilhos em PVC ou com ruptura térmica)
    2. aqueça a casa TODA.

    Se, para além disso, quiser reduzir a humidade no ar da casa:
    3. ventile a casa
    4. utilize um desumificador.

    Como já deve ter reparado, apenas a opção VENTILE A CASA não envolve custos (e um desumificador, apesar de ser barato, consome alguma electricidade).
    ;-)
  14.  # 14

    Melhor opcção mude as janelas e ventile a casa!!
  15.  # 15

    Se calhar a sua caixilharia não é a melhor...
  16.  # 16

    Colocado por: cc121Se calhar a sua caixilharia não é a melhor...


    Exacto.
    Tal como as minhas. Os meus alumínios nem corte térmico têm. São dos primeiros alumínios que apareceram (mas têm 1 ano e meio), e condensam por todo o lado. Escorrem água. E não é por não ventilar a casa.
  17.  # 17

    Bom dia a todos,
    Estive aqui a ver os vossos comentários são muito uteis. Mas pareceu-me que não mencionaram os estores térmicos.
    Devido a humidade no meu quarto mandei instalar estores térmicos, já não tenho problema de humidade nas janelas, pois no meu caso tinha a haver com a diferença de temperatura do interior para o exterior. Mas realmente tenho a dizer, que também tenho a casa mais arejada e sem humidade desde que mandei colocar janelas acústicas e com inclinação e mesmo quando chove tenho sempre uma delas aberta e não se torna fria a casa e areja. É a humidade que torna a casa fria e com bolores. Apenas estou a apresentar os factos que sucederam comigo. Agora cada um sabe de si.
    Atenção que antes de resolverem alguma coisa, tem que contatar muitas empresas pois, muitas contradizem-se porque querem vender e não resolvem a situação. Não é fácil eu andei a pesquisar durante mais de um ano. Cuidado com os curiosos das obras
  18.  # 18

    Colocado por: AdelinaBom dia a todos,
    Estive aqui a ver os vossos comentários são muito uteis. Mas pareceu-me que não mencionaram os estores térmicos.
    Devido a humidade no meu quarto mandei instalar estores térmicos, já não tenho problema de humidade nas janelas, pois no meu caso tinha a haver com a diferença de temperatura do interior para o exterior. Mas realmente tenho a dizer, que também tenho a casa mais arejada e sem humidade desde que mandei colocar janelas acústicas e com inclinação e mesmo quando chove tenho sempre uma delas aberta e não se torna fria a casa e areja. É a humidade que torna a casa fria e com bolores. Apenas estou a apresentar os factos que sucederam comigo. Agora cada um sabe de si.
    Atenção que antes de resolverem alguma coisa, tem que contatar muitas empresas pois, muitas contradizem-se porque querem vender e não resolvem a situação. Não é fácil eu andei a pesquisar durante mais de um ano. Cuidado com os curiosos das obras


    Grande desenterranço Adelina, este topico ja tem mais de 7 anos sem respostas.... esperemos que ja tenham resolvido o problema.
  19.  # 19

    Boa tarde,
    Sim está resolvido, este é um assunto que faz parte do dia a dia de muitas casas. Desenterrado assunto, mas pelo menos eu não me enterrei.
    Obrigada por ter respondido.
 
0.0231 seg. NEW