Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva a todos!
    Sei que já houve aqui muita discussão sobre o assunto, mas atendendo que no meu caso já existe um avabamento, gostaria de saber a vossa opinião.
    O meu sótão está acabado em forro de madeira, preso a vigas também de madeira. A telha está sobre estas vigas, não tendo quaquer outro material de isolamento entre a telha e o forro. Como nas junções do forro corre sempre vento e o forro também não faz grande proteção térmica, pensámos em isolar o sotão (com muito pé direito e para usar como sala de estar diária) para o tornar mais confortável.
    A minha questão é:
    - Isolar o forro com manta anti-vapor (abaixo deste) e colocar pladur assente em ómegas (deixando o forro)?
    - Retirar o forro, isolar entre os barrotes (lã de rocha? XPS?) e colocar o pladur também assente em ómegas?
    - Retirar o forro e colocar pladur com eps assente nos ómegas?
    - Deixar o forro, colocar manta anti-vapor e montantes com lá de rocha/xps entre eles e plaudur?

Abraço e obrigado desde já
      WhatsApp Image 2024-10-18 at 14.42.15.jpeg
  2.  # 2

Eu retiraria o forro e colocava teto falso em gesso cartonado com isolamento por cima, e a barreira pára vapor, isto para não adicionar mais peso à estrutura existente caso optasse por fixar o gesso cartonado por cima do forro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bside1980
  3.  # 3

Em que zona está e quanto quer gastar? Se estiver num clima temperado e quiser uma solução baratíssima, talvez consiga uma grande melhoria meramente preenchendo as junções entre tábuas do forro. Se estiver num sítio frio e quiser o melhor trabalho possível, sem dúvida que arrancar e fazer tudo de novo é o melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bside1980
  4.  # 4

Zona temperada. Uma das principais preocupações é exatamente a humidade. Daí a questão também da barreira de vapor. A lã de rocha com o papel craft já cumpre esse papel ou é necessário a tal manta?

0.0092 seg. NEW