Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá!

Primeiro post!

Já li muito sobre o assunto mas ainda não consegui esclarecer as minhas dúvidas em lado nenhum.

Comprei uma moradia com um sistema de aquecimento de AQS termossifão da BAXI. O antigo dono disse-me que em dias de pouco sol deveria ligar um disjuntor (marcado "cirulação/retorno") durante cerca de uma hora antes de tomar banho. Pelo que li assumi que fosse o disjuntor da resistência de aquecimento. Nunca li nada sobre retornos em sistemas de circulação não forçada (natural) pelo que me fez alguma confusão.

Curiosamente, quando nos mudámos apanhamos logo uma sequência de dias quase sem sol e acabamos por tomar banho nesses dias com água tépida, com o disjuntor ligado ou desligado!

Felizmente, o antigo dono tinha contrato de manutenção ainda ativo e chamamos um técnico. Quando ele veio cá a casa eu não estava. Disse à minha esposa para tentar perceber o funcionamento do sistema e tentar comprovar o que o antigo dono tinha dito. Claro está que quando cheguei a casa, a informação que ela reteve e me passou foi pouca ou nenhuma e também não me ajudou a esclarecer as minhas dúvidas.

O instalador encheu o circuito de aquecimento com fluido anti-congelante (disse que o nível estava baixo) e assinalou dois disjuntores: um com a designação "Solar" e o outro - o tal - "retorno". Programou uns relógios para dispararem, o primeiro das 18h às 22h e o segundo das 19h às 22h.

Hoje a minha esposa tomou banho perto das 12h e a água estava tépida. O dia esteve nublado até então. Quando tomei banho (cerca das 18h30) a água estava quente mas pouco. Agora que são 19h30 a água sai fervendo!

Portanto...
    - O disjuntor marcado "solar" é a alimentação do painel? Se sim, porque é que só funciona das 18h às 22h?
    - O disjuntor marcado "retorno" é para fazer circular a água quente nas tubagens para estar logo disponível e não se desperdiçar água?
    - O disjuntor marcado "retorno" é na realidade a resistência? Se sim, não pode ser de ativação manual? Não preciso de aquecer a àgua, já quente, em dias de sol...
    - Faz sentido programar o relógio de um dos disjuntores para disparar uma horinha de manhã para se ter água quente pela manhã? Qual disjuntor?

Agradeço qualquer tipo de ajuda para tentar perceber o funcionamento deste sistema. Já tomei banho em água tépida demasiadas vezes para o meu gosto.

Obrigado!
    • Dias12
    • 25 outubro 2024 editado

# 2

Também tenho termossifão e no quadro eletrico tenho por esta ordem a alimentar o painel: disjuntor -> diferencial 30 mA -> relógio

Não tenho recirculação de água quente.

Nestes dias mais nublados efetivamente a água fica mais tépida/fria.
    Como tomamos banho sempre logo ao acordar, tenho o relógio programado para ligar entre as 6h00 e as 7h45 para aquecer um pouco enquanto tomo banho.
    Também vou vendo o site duma estação metereologica local e vejo ao final do dia se o dia foi solarengo ou não. Se não foi ativo o relógio e ele aquecerá a água às 6h do dia seguinte para ficar pronta para o banho das 7h30.

Parece que o técnico ativou a resistência entre as 18h e 22h e a recirculação de água quente entre as 19 e 22h. Assim, a hora ideal para tomar banho será pelas 21h para ter a água sempre quente.
    Acho que durante o inverno, não ativaria o retorno/recirculação porque caso não tenha a tubagem de agua quente isolada só estará a arrefecer a água que está no termossifão. Ainda para mais estará a gastar electricidade para aquecer essa água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: _Nutty_
  2.  # 3

Acho que o que o Dias12 diz está correto. O que o Nutty e a sua esposa têm de saber é a que horas pretendem tomar banho, de forma a otimizar o sistema de retorno e o funcionamento, ou não, da resistência.
    Concordam com este comentário: Dias12
  3.  # 4

Obrigado!

Andei a testar e realmente parece que o disjuntor marcado "solar" é o da resistência.

Durante os testes que fiz, apercebi-me que depois do sol se pôr a água arrefeceu completamente em menos de 2 horas! É normal? Será que foi porque o retorno/recirculação estava ligado?
    O que me leva a outra questão... quanto tempo dura quente a água do depósito? Dá para ter água quente no outro dia de manhã se não houver qualquer consumo até então (e se a recirculação estiver desligada)?
  4.  # 5

Colocado por: _Nutty_Obrigado!

Andei a testar e realmente parece que o disjuntor marcado "solar" é o da resistência.

Durante os testes que fiz, apercebi-me que depois do sol se pôr a água arrefeceu completamente em menos de 2 horas! É normal? Será que foi porque o retorno/recirculação estava ligado?
    O que me leva a outra questão... quanto tempo dura quente a água do depósito? Dá para ter água quente no outro dia de manhã se não houver qualquer consumo até então (e se a recirculação estiver desligada)?

Recirculação sem não tiver isolamento térmico nos tubos, mais vale não ter recirculação.

Senão vai andar a aquecer paredes.
    Concordam com este comentário: Dias12, _Nutty_
  5.  # 6

Colocado por: _Nutty_Obrigado!

Supondo que esteve um dia de sol e a água do depósito aqueceu a 70°C (utilizando como referência um depósito de 300litros), no dia seguinte às 8 da manhã é espectável a água estar entre os 60-65°C, se ninguém tomar banho nesse dia e não houver sol nenhum para aquecer o depósito, após mais 24horas terá a água a cerca de 45-50graus.

A recirculação deverá ser utilizada com moderação e de forma a que apenas funcione por breves períodos do dia.
    O ideal é ter um interruptor que seja de fácil acesso para ligar/desligar quando souber que vai utilizar a água quente.
    • Dias12
    • 27 outubro 2024 editado

# 7

Colocado por: _Nutty_Durante os testes que fiz, apercebi-me que depois do sol se pôr a água arrefeceu completamente em menos de 2 horas! É normal? Será que foi porque o retorno/recirculação estava ligado?

Às vezes também tenho essa percepção quando a temperatura da agua no depósito não está alta. Tipo num dia com nuvens e com a água por volta dos 45-50 °C rapidamente a água baixa para uma temperatura que já considero morna.

Quando a água está bem quente (70 °C) posso tomar banhos de muito longos que não noto a agua a arrefecer porque à saída do termossifão a misturadora faz render mais tempo a água do banho a 40 °C.
  6.  # 8

Colocado por: _Nutty_apercebi-me que depois do sol se pôr a água arrefeceu completamente em menos de 2 horas! É normal? Será que foi porque o retorno/recirculação estava ligado?
    recirculação num sistema termosifão faz tanta falta como uma guitarra num funeral
    Concordam com este comentário: Dias12, _Nutty_
  7.  # 9

Olá,
    Vou aproveitar este topico para partilhar um caso real de utilização e a respectiva dúvida.

Um colega de trabalho tem um sistema de AQS baseado no Termossifão julgo que a marca é BAXI. Ele diz que funciona bem, por.vezes espera uns minutos para a agua sair quente, mas não consegue gerir o funcionamento do sistema, gostaria de ver a quantidade de agua, temperatura, horários de aquecimento pela resistência, etc... ou seja pelo que percebi ele tem apenas um disjuntor no quadro do piso superior que lhe permite ligar ou desligar o solar (assume que é a resistência).
    Existe forma de ele istalar um termostato wifi ou eletrico anexado a ligação existen ao quadro, que lhe permite fazer uma melhor gestão do sistema?

Eu realmente tenho reparado que as instalações em novas moradias seguem este padrão, usam o sistema de Termossifão para AQS (qualquer marca), mas depois não existe nenhum componente/computador que permita fazer a gestão do mesmo ou saber se estão a consumir agua que foi aquecida pelo solar armazenada no cilindro ou se estao a consumir agua que esta a ser aquecida em real time pela resistência.

Pela minha pesquisa existem soluções integradas.

Obrigado desde já!
    • SrR
    • 2 janeiro 2025

# 10

Basta um simples relógio ligado á resistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
  8.  # 11

Colocado por: SrRBasta um simples relógio ligado á resistência.

E como gerir no interior o relógio e controlar a resistência e monitorizar as temperaturas?

Que tipo de relógio recomenda? E compatível com qualquer marca?
    • SrR
    • 2 janeiro 2025

# 12

O relógio fica associado aos hábitos de consumo embora para um melhor aproveitamento solar convém adaptar os hábitos, por ex banhos só no final do dia para aproveitar o solar ao máximo, o relógio liga a resistência uma hora ou duas antes da hora prevista de banho para garantir que existe água quente, durante a noite o relógio desliga a resistência, entretanto se o relógio ligar a resistência tem um termostato incorporado que se a água já estiver quente o suficiente através do solar a resistência não funciona.
  9.  # 13

Obrigado. Apenas para confirmar, o relógio terá de ter uma sonda igualmente, certo?
    • SrR
    • 2 janeiro 2025

# 14

Colocado por: setaevraObrigado. Apenas para confirmar, o relógio terá de ter uma sonda igualmente, certo?
    não precisa.
  10.  # 15

O relógio limita o tempo.
    A resistência deve ter um selector de temperatura.
    • SrR
    • 2 janeiro 2025

# 16

Colocado por: ARAS79O relógio limita o tempo.
    A resistência deve ter um selector de temperatura.

Colocado por: SrRa resistência tem um termostato incorporado
  11.  # 17

Pode colocar um shelly 1 pm com um addon para poder colocar sondas de temperatura.
    Tem a possibilidade de controlar a resistência/temperatura através do smartphone.
    Ou então tem a opção do SrR, é menos hightech mas já oferece algum nível de controlo sobre a resistência.
  12.  # 18

Tenho duvidas quanto à compatibilidade do shelly ou outro com qualquer sistema (BAXI, Roca, Junker, Bosh, ...). Gostaria de sugerir um sistema robusto, para que se possa monitorizar a temperatura e gerir a resistência /relógio.
  13.  # 19

Colocado por: setaevraTenho duvidas quanto à compatibilidade do shelly ou outro com qualquer sistema (BAXI, Roca, Junker, Bosh, ...). Gostaria de sugerir um sistema robusto, para que se possa monitorizar a temperatura e gerir a resistência /relógio.

O shelly irá funcionar como o relógio, abre ou fecha o circuito elétrico, com o extra que pode instalar uma sonda térmica para saber a temperatura do reservatório, e pode controlar a que horas liga/desliga a resistência com o smartphone.
  14.  # 20

Qual modelo de Shelly devo usar para este efeito?
    No final do dia será o mesmo que tenho de usar para o estores eléctricos ou acessos/monitorização exterior (g3), ou ha modelos específicos para fins específicos que no final podem ser integrados?

Estou a idealizar um projecto pessoal nesta area, e pretendo tornar a minha casa mais inteligente, que me permita também a monitorização e a gestão da mesma, bem como controlo de consumos.

Obrigado!

0.0226 seg. NEW