Colocado por: carla.ferreira1) Se alugar apenas um quarto, o conceito de HPP vai a decair? É a casa onde vivo e a única que possuo.
Colocado por: carla.ferreira3) Posso registar um contrato de habitação permanente sendo o mesmo parcial com prazo de um ano?
Colocado por: carla.ferreiraSim mas se ele precisa de obter Atestado de Residencia e comprovativo de morada como è possivel sem um contrato em seu nome?
Colocado por: carla.ferreiraEle è cidadão da União Europeia
Colocado por: carla.ferreiraele precisa de obter Atestado de Residencia e comprovativo de morada
Colocado por: size
É de admitir que nada a impede de poder arrendar apenas 1 quarto da sua HPP, com a formalização de um contrato de arrendamento para habitação não permanente do seu amigo. Supostamente ele apenas necessite de alojamento temporário por motivos profissionais, de educação e formação.
Por arrendar 1 quarto, não me parece que esteja a dar uso distinto da sua HPP.
Colocado por: Nostradamus
Ele precisa disto para quê mesmo? Se ele é verdadeiramente um cidadão da UE, pode circular livremente por quase toda a Europa e não precisa deatestados de residêncianenhum.
Colocado por: carla.ferreiraMas como pode uma pessoa transferir a propria residencia e morar em outro pais sem documentoos?
Ser cidadao da UE em outro pais não fica isento de fazer registo e todos os documentos e sem um contrato não è possivel fazer nada. È um conceito muito simple. Claro que ele precisa de atestado em Portugal como os portugueses precisam o mesmo em outro pais…
Colocado por: carla.ferreiraMas como pode uma pessoa transferir a propria residencia e morar em outro pais sem documentoos?
Colocado por: carla.ferreiraClaro que ele precisa de atestado em Portugal como os portugueses precisam o mesmo em outro pais…
Colocado por: Nostradamus
Sem documentos? Mas não tem um passaporte/CC emitido por um pais da UE?
Issa fui uma pregunta ironica.
Nunca me pediram atestado de residência nos diversos países por onde fui passando. Num dos casos pediram um contrato de trabalho para poder abrir uma conta no banco, caso contrario não podia abrir conta, mesmo sendo um cidadão da UE.
Agora atestado de residência? Nunca. Eu até posso viver num Hotel, estar deslocado X dias por ano e ficar numa pousada, nunca vi tal obrigação.
Podem sim pedir uma fatura com uma morada, e nesse caso basta que o seu colega faça um contrato de um cartão telemóvel e meta a morada da sua casa no contrato dele. Um simples contrato rede móvel da MEO. Com esta fatura/morada é automático para os restantes papeis administrativos.