Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Tinha colocado a introdução a esta temática, ou reparação no https://forumdacasa.com/comments.php?DiscussionID=8195&page=8, e resolvi colocar aqui como tópico para que a obra do cimento continue e que não se misture na mesma, vários tópicos

    Boas

    É bom vermos o nosso trabalho realizado com êxito, tb tenho uma casa de campo, com alguma dimensão e a maioria das coisas que cá tenho, são quase todas feitas por mim, pavimento, azulejo, piscina, placas, enfim, muito trabalho mesmo, o tempo tb é pouco e vamos fazendo sempre que podemos e é agradável e é uma boa sensação, termos orgulho, porque fomos nós que fizemos, é muito bom mesmo, para além das quantias avultadas que conseguimos, para concretizar outros sonhos, nada se consegue, pelo menos para o ser humano normal, sem esforço e dedicação.
    Li e tirei muitas ideias e o amigo, para quem não tinha feito estas coisas, tem muito jeito e gosto, que é o essencial.
    Tenho agora aqui que fazer uma obra numa sala e precisava de uma ajudinha???
    Tenho uma sala com chapa em espuma, por baixo tenho vigas a suportar as mesmas, distanciadas de 1,18, 2,04, 2,26 e 2,16, conforme anexo e tenho de largura 3,83 Mts.
    O que quero e vou fazer, é colocar lambrim no tecto, tinha pensado colocar ripas de madeira com uma distância entre 60 ou 1,25, dimensão do roofmate que vou colocar por cima do Lambrim, após ripas, colocarei então em toda a largura ripas aparafusadas a estas, por forma a que depois possa colocar o lambrim nelas, só que não sei se o vão será um pouco grande e se poderá dar problemas? Dai o meu pedido de ajuda e sugestões. Em anexo tenho imagem um pouco pré-histórica do esquema.
    Tinha pensado tb colocar tecto em pladour, mas como é casa de campo, o lambrim fica melhor e assim não tenho que fazer como o Cimento de andar com a vassoura, embora tenha um desses extensores do Lidl, que são práticos.
    O objectivo é para além, como é óbvio de ficar bonito, também tornar o sitio mais confortável, uma vez que é um pouco húmido.

    Gostaria que me indicassem um bom agrafador para colocar grampos no lambrim e nos diversos trabalhos
    Agradeço desde já a vossa ajuda, para ver se começo a arrancar com mais uma fase

    Um Abraço a todos, Faça Você Mesmo :)

    tecto_Sala.jpg
      tecto_Sala2.jpg
  2.  # 2

    * CIMENTO
    * há 3 dias

    agradecercitar# 215
    Olá fazpaginas

    Obrigado pelo apoio.

    Quanto ao agrafador, inicialmente tinha um do Lidl +-30€ e era bastante bom, funcionava com uma grande variedade de agrafos e pregos e pouco encravava, entretanto emprestei a um amigo e avariou, devolveram o dinheiro porque não tinham mais.

    Depois comprei um na Leroy +-15€ e em cada 10 agrafos encrava uns 5, mas para o quero funciona bastante bem;)

    Fazpaginas

    editar citar# 216
    Boas

    De nada, sei o que é penar para ter algo e sabes às vezes fico sem força porque tenho levado a vida a trabalhar para ter aquilo que tenho, mas, quando olho e vejo o que fiz, fico contente comigo e com aquilo que os outros podem usufruir feito por mim, enfim tem muitas compensações, também é assim, eu nestas coisas sou muito terra a terra, quando estou a fazer enquanto não acabo, não descanso, só que tenho de ser mais comedido e ir fazendo aos poucos, enfim, penso que fazemos muito bem, é uma boa maneira de se passar o tempo e estamos sempre também em pleno raciocino, pensando como ficará, o que levará, como se fará....

    Obrigado pela resposta estou a pensar talvez comprar um agrafador eléctrico da bosh, sabes nestas coisas das ferramentas gosto e primo por ter bom material, boas plainas, bomberbequim, boas betoneiras, enfim, porque além de renderem, compensam o que se faz.
    Só que não sei qual a opinião do pessoal em relação aos eléctricos.

    Gostava de saber a tua opinião, sobre o esquema que apresentei. Dá-me ideias :) Pois quero arrancar para a semana, e amanhã vou comprar lambrim com fartura :)

    Abraço e Força, está Optimo Muito Bom


    #

    * fazpaginas
    * há 3 dias

    editar citar# 217
    Uma questão, qual o número dos agrafos que utilizaste e de que material? Tens alguma imagem de como colocas/prendes o lambrim com o agrafo?
    #

    * CIMENTO
    * há 2 dias

    agradecercitar# 218
    Boas fazpaginas

    fiquei com a impressão que irias fazer um ripado e depois um contra ripado para receber o lambrim, é assim ?

    Se assim for, porque não fazes como eu fiz e aplicas apenas o ripado e roofmate perpendicular às vigotas para receber o lambrim (pela seguinte ordem : vigota, roofmate, ripado que serve para receber o lambrim e prender o roofmate às vigotas e por fim lambrim).

    Quanto aos agrafos sinceramente já não sei nem tenho a caixa, mas acho que são dos mais pequenos, mas se o lambrim que vais pôr é de madeira, então é provável que tenhas de utilizar pregos para o agrafador e não os agrafos.

    A forma de aplicação dos agrafos podes ver na página 6, está lá uma foto.

    Um abraço
  3.  # 3

    Boas Tardes

    Obrigado pela tua opinião

    Não achas que o vão de +- 2 mt com as ripas na perpendicular, seriam de 2mt, e depois o lambrim aplicado nas mesmas, não teria tendência com o tempo a ir cedendo?

    A solução que tu propunhas era aparafusar as ripas nas vigas, na parte inferior das mesmas, correcto?
    O que eu estava a pensar é colocar nas vigas, fazem um t na parte inferior e era então nesse T que eu colocava as Ripas na horizontal em relação às vigas e depois colocava a uma distância de 60 cm na horizontal em relação às rias, mais ripas para reforçar e receber o Lambrim, não sei se entendes a ideia? Faria, como se faz nas paredes e reforçava a mesmas, porque tenho receio do peso.

    Abraço e Cont de um bom fim de semana
  4.  # 4

    * CIMENTO
    * há 1 dia editado

    agradecercitar# 220
    Ou seja, ias colocar ripas entre as vigotas e na face inferior das mesmas, mais ripas ? Sem furar as vigotas ?Agarradas onde ? às ripas ou às vigotas ?

    O vão não me parece ser muito grande, os meus andam à volta de +- 3,..m e o maior tem 4,...m.

    As minhas ripas são de 1,5cm de espessura, mas também estou a usar lambrim de pvc (mais leve), se o teu lambrim for de madeira então as ripas devem ser de maior espessura, talvez 3cm?



    F
  5.  # 5

    * fazpaginas
    * há 1 dia

    editar citar# 221
    Boas

    No teu caso o "vão" embora seja grande, mas tens as ripas em parafusadas às vigas, que no teu caso têm a distância normal de uma placa, o tal esferovite de 33,3 entre elas, enquanto que eu aqui tenho entre cada viga uma distância de 2,26 e para não fazer uma cantoneira à volta em Madeira para aproveitar a estrutura existente teria de colocar as ripas entre as vigas, ou seja onde colocaste o teu esferovite, eu teria de colocar as ripas e por cima delas o roofmate no meu caso, e nessas ripas visto o comprimento ser de 2,26, teria de colocar talvez em toda a largura, horizontal à viga, mais ripas distanciando talvez 60 cm uma das outras, uma vez que o roofmate que irei utilizar será de 60cm de largura, para irem assentando em cima da madeira. O lambrim neste caso, até talvez vá ver a solução para Pvc, uma vez que tenho humidades por aqui no campo e tb porque é mais leve, embora vá utilizar em madeira para as paredes.
    Mas, talvez como a distância é de 60 entre as ripas, embora tenha um comprimento de 2,26, depois de devidamente agrafado o lambrim de 60 em 60 talvez a estrutura fico robusta por si só.
    Neste caso ficavam as vigas à mostra e o lambrim entre as mesmas, tendo eu posteriormente que arranjar uma forma de tapar as vigas.
    Penso que deva dar resultado, pelo menos assim espero.
      tecto_Sala12.JPG
  6.  # 6

    Cimento

    Não tinha percebido que a distância de 2m era entre as vigotas, mas estou a perceber o teu problema, não faças isso, isolar só entre as vigotas é um erro, vai criar bastantes pontes térmicas e vais perder muito calor e deixar entrar muito frio.

    Estava aqui a pensar nos perfis de pladur, será que não davam para pôr entre as tuas vigotas, dado que são resistentes e não vergam ?

    Assim podias aplicar a minha solução, sendo que as ripas/roofmate iriam aparafusar aos perfis de pladur colocados entre as vigotas.
  7.  # 7

    Boas

    Tb já tinha pensado no perfil para o pladur, mas com a ideia seguinte penso que será a minha melhor solução.
    Obrigado pela atenção e pela tua dica, mas estou a pensar fazer o seguinte (não sei se será a melhor solução, mas..):
    - Nas vigas (15cm de largura) irei colocar tàbua de 20mmx25 alinhada na mesma, pondo por cima da ripa de madeira roofmate e este sim irá ficar em contacto com a viga, o que minimizará as pontes térmicas.
    - Aparafusarei então a ripa ao longo da viga, ficando desta forma um beiral de 5cm para cada lado;
    - Seguidamente colocarei alinhada na horizontal a estas tábuas ripas de 30x40 de 60 em 60cm, encostadas no beiral das ripas (nos 5cm das abas de cada umas das ripas);
    - Por cima destas ripas colocarei o roofmate a isolar a estrutrura toda e com espuma a vedar as possiveis fugas;
    - Colocarei o lambrim alinhado verticalmente às ripas, neste momento já tenho as vigas escondidas, uma vez que tenho as tábuas a tapar as mesmas;
    - Ao colocar o lambrim, ficará um bordo em volta (bordo da tabua largua) o que dará até um aspecto estetico à coisa :)

    O que eu preciso agora de saber é que máquina de pregar e de agrafar me aconselham, porque neste caso irei precisar de colocar pregos para segurar algumas ripas (Pregos 40-50mm) e como tb preciso de agrafador, gostaria de comprar uma ferramenta que fosse boa, para ambas as coisas, ou tb podia ser uma boa para cada uma delas, a de pregos é que preferia uma mais potente que desse para pregos mais compridos, que assim aproveitava para muitos trabalhos que ainda irei fazer em madeira aqui no campo, e com uma máquina por exemplo pneumática penso que daria para esse efeito, só que gostaria que me dessem a vossa opinião, máquina para colocar agrafos e utilizar pregos até pelo menos 50mm

    Hoje vou fazer o projecto final do que preciso
    Amanhã irei comprar borax para tratar a madeira e se tudo corerr bem lá para quinta/sexta já começar a colocar as ripas e roofmate, criar a estrutura

    Abraço e a obra está quase a começar :)
  8.  # 8

    Se conseguires cruzar o lambrim fica melhor, contudo se tiveres que efectuar cortes ao mesmo e juntares zonas cortadas, convém que os cortes fiquem bem direitos senão fica um pouco inestético.

    Por baixo do piso pus a manta própria para o flutuante (espuma).

    Quanto à máquina não te posso ajudar, pois não estou por dentro dessas coisas, e como já te disse a minha é das mais baratas.

    Lembrei-me agora que se não quiseres furar as vigotas, existem uns grampos que abraçam as vigotas (são utilizados para colocar a subtelha).

    Força nos trabalhos e bom inicio.
  9.  # 9

    Boas

    Já comecei a obra, em breve colocarei imagens da mesma.
    Comprei o seguinte material, madeira de cofragem para aparafusar nas vigas. 22cm x 2,8 cm x 2,60mt
    Roofmate 3cmx60,x120
    Lambrim Pinho, cerca de 50mt/2
    Pneumático para Pregar
    Ferramenta eléctrica de agrafar e pregar
    Serra de meia-esquadria
    Clips para lambrim, parafusos...

    - Hoje aplainei a madeira de cofragem e tratei a mesma à base de borax decahidratado
    - Coloquei ripas 5x5 junto à parede, cerca de 3,8 mt
    - Coloquei na primeira viga, as tabuas de cofragem na mesma, aparafusadas e presas aos gramplos da viga, para não fugirem :)
    - Para colocar nas viga deu um pouco de trabalho, pois de vez em quando apanhamos o ferro que a mesma tem e é uma chatice

    E voilá no dia 28/1/2011 "só" deu para isto, é trabalho que se faz e não se vê nada.

    Amanhã espero colocar a primeira leva de roofmate e de lambrim, uma vez que vou fazendo o tecto por sessões, vou assim terminando em sessões para que não tenha de andar com o andaime de um lado para outro.

    Bricole Também você
  10.  # 10

    Espetacular! Boa continuação e venham de lá essas fotos :)
  11.  # 11

    Boas

    No dia 29 comecei a manhã por ir comprar uma martelo de 1500w em promoção, para que pudesse assim colocar mais rapidamente as tabuas nas vigas.
    Comprei também uma serra de meia esquadria. Mais espuma e mais uma série de coisas para a mini obra.
    Ao chegar ao local comecei a furar então a madeira, junto às vigas com o martelo e foi num instante, o material é pago por si só, sem sombra de dúvida.
    Comecei a colocar as ripas entre as vigas e a isolar já uma parte da estrutura, futuramente colocarei fotos do trabalho.
  12.  # 12

    Boas

    Dia 30

    Comecei for furar mais umas vigas e colocar a respectiva madeira nelas de uma forma directa e sem grande trabalho:
    - Coloquei à tábua de cerca de 260 mt x 22 e com um suporte do lidel fixei a mesma e ao mesmo tempo com o martelo furei, inseri tapit de 6x55 e martelei
    - Coloquei cerca de 6 tapites por tábua;
    - Após colocar tábua aparafusada na(s) viga(s), comecei a colocar as ripas com cerca de 45cm entre elas;
    - Com a ajuda do amigo pregador penumático, preguei em poucos segundos as tábuas todas;
    - Coloquei nessa parte roofamate de 60cm x 6 cm x 1,20 mt;
    - Noutra área coloquei já o circuito electrico, porque irei aplicar em cada divisão do tecto um plafon por tecto;
    - Irei utilizar dois interruptores duplos, para controlares as 4 sessões do tecto;

    Já começo a notar :) mais calor na sala;

    Para isolar falta pouco, mais um dia e tenho tudo devidamente isolado com espuma e tudo:

    O trabalho está a ficar melhor do que pensava, muito melhor e penso que os acabamentos irão fazer dele um tecto de eleição :)

    Pelo menos faço por isso, mesmo que não o seja, pelo menos vontade não me falta;

    Brevemente apresentarei imagens com tudo aquilo que tenho estado a fazer, não as coloquei porque dedico muito tempo a isto e quando venho para o Pc, já não vontade tenho para descarregar imagens, em breve colocarei passo a passo o que estou a fazer e é boa ideia termos aqui estes guias, porque assim como Cimento fez o seu guião que é um Manual, uma doutrina sem igual, eu também espero com este dar o meu contributo para aqueles que gostam de fazer e que não se inquietem aqueles que fazem vida destas coisas, porque o trabalho deles vai sempre continuar, porque só uma minoria gosta de fazer estas coisas, eu digo isto, porque conheço muita gente e poucos perderiam um(s) fim(s) de semana(s) a fazer(m) estas coisas, vai para lá vai, até a barraca abana :), estas coisas servem sim e é propósito dar força a todos aqueles que gostam de bricolage e de fazer, porque tem se ter gosto por isto.

    Um Abraço a todos e façamos do gosto que temos de fazer, pelo menos a força que temos e o quanto gostamos de distribuir e fazer, com que se faça, que se crie, que se trabalhe, porque se assim o fosse e se todos aqueles que mandam neste Mundo fizessem um pouco de bricolage, e soubessem o que é fazer, talvez o Mundo fosse bem Melhor e os valores Universais fossem mais clarificados e mais dignificados, enfim desabafos da(s) Sociedade(s) em que estamos inseridos e os valores ??? em que nela(s) estão a ser incutidos e que não fazem de forma alguma os valores que todos idealizamos e que pensamos serem os melhores e os mais correctos para todos e principalmente para aqueles que são o futuro de qualquer sociedade, os nossos jovens, mas eu pelo menos, tento incutir os verdadeiros valores e que penso ser os correctos, do respeito, da dignidade, trabalho, honestidade, sinceridade e de uma coisa que quase desapareceu e que um dia irá desaparecer, da PALAVRA, ....

    Abraço a todos, na próxima colocarei novas fases da mini obra, só obra, este paleio foi sem querer e talvez face ao que todos vemos e não nos mexemos, trabalhamos, trabalhamos e aqueles que nada produzem e nada fazem .... milhões, biliões, não é justo, não à justiça e não pode, nem deve acontecer, eu se calhar como muitos estamos revoltados com o que assistimos todos os dias, é o País das bananas, ou a Banana de um País, este foro é de construção, não de politica, peço a minha desculpa, mas tem a ver, com fazer, com produzir, com trabalhar e com gostar de fazer ....
  13.  # 13

    Bem, fazpaginas

    Estou a ver que a obra vai de vento em popa, estou ansioso por ver essa fotos.

    Força e continuação de bons trabalhos;)
  14.  # 14

    Boas Noites

    Peço desculpa por ainda não ter publicado a "obra" que cá estou a fazer e posso dizer que está um brinco, um verdadeiro luxo de se ver,está a ficar um espectáculo, fiz inclusive um armário em triângulo num canto, para aproveitar o espaço e neste momento estou na fase
  15.  # 15

    Colocado por: fazpaginasBoas Noites

    Peço desculpa por ainda não ter publicado a "obra" que cá estou a fazer e posso dizer que está um brinco, um verdadeiro luxo de se ver,está a ficar um espectáculo, fiz inclusive um armário em triângulo num canto, para aproveitar o espaço e neste momento estou na fase


    Venham as fotos ....
  16.  # 16

    Boas Noites
    Peço imensa desculpa por ainda não ter publicado o trabalho que estou a efectuar, pois o tempo foge e tenho de agarrar na máquina e fazer o down das fotos e vídeos para publicar, desta semana já não passa, tenho é muita coisa mesmo para publicar e depois irei dividir em sessões.
    - Colocação lambrim no tecto;
    - Armário de canto em lambrim;
    - Lambrim no corredor;
    - Respectiva montagem electrica;
    ....

    Abraço e um bem haja a todos e façam o favor de ser felizes e mãos à obra
  17.  # 17

    Boas

    Mas dando continuidade ao tópico criado irei somente neste, abordar o tecto feito em lambrim, depois abrirei mais tópicos referentes às outras obras.

    Abraço e um bem haja a todos e façam o favor de ser felizes e mãos à obra
  18.  # 18

    Boas
    Ufa descarreguei finalmente algumas fotos
    Vou tentar fazer sequencialmente
    Esta imagem é a do tecto na fase inicial
      1-tecto.JPG
  19.  # 19

    Boas

    Como podem reparar tem telha isotermica, salvo erro o nome dado à mesma é sandwish.
    O que sustenta as telhas são as vigas de premolde. O tecto é mais comprido do que a imagem, esta ficou a cerca de 50% do comprimento do tecto.
    É este o tecto que irei colocar o lambrim eco, madeira comprado neste caso no Izi
    Para isso utilizei estas ripas tratadas que servirão de suporte para o roofmate e para ser aplicado sobre elas o lambrim.
    Tenho feito excelentes trabalhos com elas
      2-Ripas_Tratadas_.JPG
      2-Ripas_Tratadas_2.JPG
  20.  # 20

    Boas

    Decidi colocar fotos com maior qualidade para que se veja melhor dai a duplicação.
    Vantagem das ripas anteriores, uma delas é que já estão tratadas, a outra que eu achei, a sua aplicação e o material.
    Para se ver o tecto inicialmente coloco esta foto
      3-tecto.JPG
      4-tecto.JPG
 
0.0221 seg. NEW