Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, a todos.
    Estou na fase da realização do projecto de arquitectura de uma moradia unifamiliar de cave,r/c e 1ºAndar.
    Anexo uma das partes do projecto (pormenor de construção), para vos pedir ajuda, sff, para a criticarem de modo a me permitir saber se será a melhor forma de a realizar. Isto porque entendo ser uma das mais importantes fases do projecto...

    Bons comentários e desde já os agradeço.

    Marta
      PC.gif
    • macal
    • 18 fevereiro 2009

     # 2

    Pouco ou nada sei da matéria, mas vejo uma parede dupla e, na mesma, um peitoril de janela em cantaria que me parece fazer ponte térmica.
  2.  # 3

    Macal, eu também não percebo nada sobre isso, por isso peço as vossas opiniões...
    Mas o que observou é um aspecto negativo?...
    Desculpe o desconhecimento completo da matéria! :(
  3.  # 4

    Além de pontes térmicas nos pilares e na cantaria, parece estar tudo normal...

    Mas é um tipico desenho de corte de uma solução de parede dupla. É dificil acrescentar algo. :)

    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martaenf
  4.  # 5

    O pormenor apresentado é uma treta... e tem falta de camadas constituinte em isolamentos e nos pisos.
    As caixas de estores.. não cumprem com nada e não são normalmente executadas com tijoleira de forra...
    entre outras coisas...
    porque razão o peitoril da janela sai fora do alinhamento da fachada quase 10cm?

    De qq maneira, para o tipo de solução apresentada (parede dupla) e no decurso do Projecto de RCCTE, eu apostaria na correção de pontes térmicas pelo interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martaenf
    • jma
    • 18 fevereiro 2009

     # 6

    .. e a caixa de estore típica... um bom sitio para sair o calor (no inverno, claro) e entrar o ruído... se tiver mesmo de ter estore, há umas isoladas com xps e a tampa do lado exterior.. e (re)veja o pormenor da viga... falta isolamento térmico.
  5.  # 7

    Obrigada pelos vossos comentários...
    Sr. Pedro Barradas:
    Quando diz que o pormenor apresentado tem falta de camadas constituinte em isolamentos e nos pisos, está a referir-se a quê? Tem algum pormenor destes de um projecto correctamente executado de de modo a que eu entenda o que está em falta?
    Quanto às caixas de estores, em que é que elas não cumprem? Qual a execução correcta? Já entendi que esta é a tradicional...o que perto da adequada não está nada.
    No que diz respeito à "razão o peitoril da janela sai fora do alinhamento da fachada quase 10cm?"...Boa pergunta...não sei mas vou-me informar disso...
    Quando fala da correção de pontes térmicas pelo interior, no decurso do Projecto de RCCTE, fala em colocação pelo interior de gesso cartonado com MLV ou MLR?
    É k o projecto de arquitectura ainda n foi aprovado pelo que o que está em falta neste pormenor de construção pode ser já melhorado.

    Obrigada, aguardo ajudas sff
  6.  # 8

    Cara Marta...
    Eu não tenho a obrigação de ensinar como se fazem pormenores de execução ao técnico que contratou e pagou para lhe executar o projecto.

    Quanrto à correção de pontes térmicas pelo interior, por forma a não ter problemas de fixação e muito prováveis patologias a médio prazo, aconselho, com a solução de alvenaria dupla , a correção pelo interior, forrando os cutelos das vigas dentro do compartimento. Também cumpre o regulamento...
    Esse pormenor também não deverá cumprir os especificado no RCCTE.. pois não apresenta qq isolamento termico nos cutelos das vigas, apenas e só a forra cerâmica.
    As caixas de estores.. Devem ser aplicadas caixas préfabricadas de sistemas certificados.

    Aconselho uma pesquisa no forum para tópicos onde são abordadas estas e outras questões, pelas seguintes palavras chaves:
    alvenaria
    Caixa de estore
  7.  # 9

    Esse pormenor também não deverá cumprir os especificado no RCCTE


    O Pedro, sabes qual é o problema?

    É que existe meio mundo preocupado com o RCCTE e outro meio mundo, que não deve ter lido o regulamento sequer. Basta dar uma volta por condominios, vivendas, apartamentos, etc que estejam em construção, para perceber que não existe nenhuma atenção a esses pormenores.

    Desconheço como é que a aplicação destes regulamentos funciona, quer seja pelo que é validado pelas autarquias, quer pelos arquitectos/engenheiros.

    Os exemplos são diversos, casas em construção que não levam paineis solares, janelas de correr com vidro simples, paredes duplas com 3 cms de revestimento (mal colocado), pilares sem protecção (pontes térmicas directas!!), caixas de estore en tijolo, cantarias continuas, etc...

    Tenho visto tanta coisa mal feita, que é aprovada e construida, que fico a pensar se não existe uma determinada classe de profissionais que passa ao lado do RCCTE.



    Coisas da Casa
  8.  # 10

    Sr Pedro, agradeço desde já a disponibilidade que teve para me dar a resposta que deu. Mas sinceramente era desnecessária a parte que diz que "não tenho a obrigação de ensinar como se fazem pormenores de execução ao técnico que contratou e pagou para lhe executar o projecto." Tem toda a razão, mas quem lhe fez a pergunta fui eu e não o técnico. O meu desconhecimento na área fez-me questionar se realmente estaria tudo correcto, para chamar a atençao a quem paguei e não fez as coisas ao pormenor como deveria de forma a cumprir o RCTTE. E com diz o Sr. Adriano, e muito bem, não queria que a minha moradia ficasse com os erros de tantas que certamente se vêem por aí.
    Obrigada pelas dicas, na mesma.
    Bons comentários, fico por aqui no fórum, não colocando mais questões directas quanto ao meu projecto, mas lendo o que escrevem e comentam sobre as dúvidas e projectos dos outros...

    Bom dia a todos
  9.  # 11

    Cara Martaenf.. desculpe se a ofendi.. não era/ é minha intenção.
    Mas este tipo de questões... e na maneira como são expostas pelos donos de obras e abordadas pelos técnicos, que são pagos para fornecer um serviço competente... indigna-me.
    De qualquer maneira, boa sorte com o seu projecto.
  10.  # 12

    Martaenf
    Como é evidente tem um mau pormenor, é daqueles que são meramente indicativos de uma solução construtiva.
    No seu caso essa solução construtiva já está bastante vulgarizada, e qualquer construtor de média qualidade o poderá resolver sem grandes problemas mas atenção isto numa base de confiança pois em virtude desse mau pormenor o empreiteiro pode "fugir" ás suas responsabilidades. Investigue por aqui nos vários tópicos e poderá informar-se e precaver-se sobre isolamentos e algumas regras de boa execução.
    •  
      FD
    • 19 fevereiro 2009 editado

     # 13

    Martaenf,

    Não fique chateada, como parece que ficou, mas o Pedro tem razão no que diz.

    Ele, enquanto profissional, ao responder ao que pede, poderá estar a "ajudar a concorrência", percebe?
    Uma coisa é pedir uma opinião, que foi dada, outra coisa um pouco diferente é ajudar um "concorrente", fazer o trabalho por ele, em casos extremos, alguém para quem o Pedro ou outro qualquer membro poderiam ter perdido um cliente porque quem lhe apresentou essa solução fez um preço mais baixo.

    Aqui dão-lhe uma mãozinha, mas não queira o braço todo... ;) porque se o objectivo fosse não ajudar, nem tinha tido respostas.

    Já agora, só para completar o cenário, diga lá quem fez o projecto (não a pessoa mas qual a classe profissional) e, se não for indiscrição, quanto é que o mesmo lhe custou.

    Para que fique melhor enquadrada com esta temática, leia: quanto custa um projecto de arquitectura.
    É uma leitura extensa, mas fica com uma ideia do porquê daquela resposta. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  11.  # 14

    Agradeço em muito os vossos comentários. E não fiquei chateada, só um pouco triste em serem respondidas algumas questões a alguns colaboradores do fórum e a mim, a ajuda ter sido dada apenas de forma muito vags. Mas compreendo perfeitamente tudo o que foi dito atrás.
    Eu não tenho nenhum arquitecto de confiança e por isso mesmo quem me está a fazer o projecto é um vizinho que é desenhador e que trabalha com técnicos e engenheiros. Todos trabalham na câmara (pensei que assim fosse mais rápido todo o processo)...
    Mas há sempre lapsos e lacunas que penso que não deveriam existir. Contudo a opção, errada certamente, foi esta.Agora há que arcar com as responsabilidades e tentar alterar alguns erros que possam existir.
    Quanto paguei?...1900€ só da parte do projecto de arquitectura e o mesmo vai ser pago para as especialidades.

    Quanto a tudo o resto, descupem algo que possa ter ficado mal entendido e agradeço, uma vez mais, toda a disponobilidade prestada.

    :)
    • zeus
    • 19 fevereiro 2009

     # 15

    Martaenf, esse valor parece-me muito alto, derivado a pessoa que o está a fazer... para lhe dar o meu exemplo, o meu projecto com tudo incluido excepto o projecto de execução,num gabinete de arquitectura/engenharia, nao rondará metade desse preço na totalidade. é melhor repensar isso...
  12.  # 16

    O facto de o projecto ter sido executado por um desenhador com a colaboração de outros técnicos não é sinónimo de menor qualidade.
    Já o facto de todos trabalharem na câmara e isso ser usado como argumento para uma mais rápida aprovação já é um caso mais grave.
    Já o preço e imaginando que o resto do projecto reflete o cuidado que foi posto no pormenor apresentado é um "roubo"
    Infelizmente ainda é usual muitos técnicos defenderem-se com o preço "mais amigo" para justificar a falta de qualidade.
    • ES
    • 20 fevereiro 2009

     # 17

    Procuro solução para isolamento acustico para paredes, alguém já aplicou ou tem alguma sugestão ?, obg
    • Linus
    • 20 fevereiro 2009

     # 18

    Colocado por: Pedro BarradasEu não tenho a obrigação de ensinar como se fazem pormenores de execuçãoao técnico que contratou e pagou paralhe executar o projecto.

    Compreendo perfeitamente a afirmação do Pedro assim como acho natural que a Marta fique um pouco triste com a mesma pois pode-se perceber um tom ríspido, ainda mesmo que não fosse essa a intenção do Pedro.

    De qualquer forma, aos maus técnicos (de todas as actividades) deixo esta afirmação que J.F.Kennedy uma vez fez: "Pode-se enganar a todos por pouco tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo."

    Quem é realmente bom no que faz não deve temer o futuro pois o seu valor será reconhecido.

    Cumps
  13.  # 19

    Bom dia
    Sr Zeus, um projecto de arquitectura e especialidades executado num gabinete de arquitectura/Eng por metade...que bom "negócio". Segundo valores aqui apresentados, nas suas condições ficaria em cerca de 5000€ cada parte!

    Sr zédasilva, o facto de todos trabalharem na câmara não está a ser usado como argumento para uma mais rápida aprovação do projecto, mas sim para que não se esqueçam dele (situação muito habitual)...Prova disso é que até reprovaram o projecto no primeiro parecer relativamente ao facto de ter área a mais (como já mencionei aqui no forum). Contudo, demoraram só 20 dias a dar este parecer. Era relativamente a este facto que é facilitador todos eles trabalharem na camara e não quanto ao que referiu, pois eu não quero aprovar nada que não esteja bem.

    Cumprimentos
  14.  # 20

    Martaenf

    Para alêm disso, o que até nem é verdade, pois um técnico esclarecido sabe ver e exigir que os prazos legais sejam cumpridos, essa situação infelizmente continua a ser uma má prática em várias camaras e até sei de casos como o seu em que atrasou mais e ficou mais caro isto sem falar na péssima qualidade do projecto.
 
0.0219 seg. NEW