Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou iniciar nos prósximos meses a construção da minha casa e estou a ponderar investir em microgeração (UPP - Unidade de Pequena Produção).
    Após muitas pesquisas ainda não consegui ficar esclarecido se ainda compensa investir na microgeração.
    Alguém que instalou recentemente, consegue me dar um feedback?

    Cumprimentos
    • emad
    • 28 março 2016

     # 2

    Colocado por: joaobt24Vou iniciar nos prósximos meses a construção da minha casa e estou a ponderar investir em microgeração (UPP - Unidade de Pequena Produção).
    Após muitas pesquisas ainda não consegui ficar esclarecido se ainda compensa investir na microgeração.
    Alguém que instalou recentemente, consegue me dar um feedback?

    Cumprimentos

    Com todo o respeito, mas quanto começar a gastar dinheiro na construção da sua moradia, vai logo esquecer esse investimento.
    Na minha opinião e mais um investimento que no início conseguiam recupera-lo ao fim de 8 a 10 anos. Com ad tarifas bonificadas do estado. Agora com as tarifas mais baixas ainda e pior. Investir 20.000€ nisto e desastroso. Guarde o dinheiro para investir em isolamento e vera que nao vai arrepender -se.
    Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves, tiago_eco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobt24
  2.  # 3

    Apesar dos custos de aquisição terem baixado imenso, com o fim da subsidiacao dificilmente se consegue amortizar o investimento durante a vida dos painéis,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobt24
  3.  # 4

    Microgeracao já não compensa, agora teres painéis solares para amortizar a conta da luz continua a ser um excelente investimento.
    Concordam com este comentário: tiyxu, 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobt24
  4.  # 5

    Colocado por: joaobt24investir em microgeração

    Pretende investir para vender à rede ou produzir para consumo próprio?
    O conceito de "UPP" se calhar já quer dizer isso, mas confesso que não sei.
  5.  # 6

    Colocado por: emadInvestir 20.000€ nisto e desastroso.

    Dizer mal de uma coisa só porque sim, acho que não ajuda ninguém.
    Isso era no tempo das "vacas gordas", eu instalei um à 6 anos e não custou essa quantia.
    Quando se afirma uma coisa, deve-se estar mais bem informado.
    Acerca do tópico, continuo a considerar que neste momento o melhor será a opção auto consumo. Menos investimento e rentabilização no mesmo período de tempo.
    Concordam com este comentário: tiyxu, fiat_uno, diysol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobt24
  6.  # 7

    Colocado por: RibeiroSantosPretende investir para vender à rede ou produzir para consumo próprio?
    O conceito de "UPP" se calhar já quer dizer isso, mas confesso que não sei.


    O que pretendia inicialmente era vender a energia produzida, noentanto com as pesquisas efetuadas e até pelos comentários neste post, penso cada vez no autoconsumo, talvez com resurso a baterias.
    • emad
    • 28 março 2016 editado

     # 8

    Colocado por: 21papaleguas
    Dizer mal de uma coisa só porque sim, acho que não ajuda ninguém.
    Isso era no tempo das "vacas gordas", eu instalei um à 6 anos e não custou essa quantia.
    Quando se afirma uma coisa, deve-se estar mais bem informado.
    Acerca do tópico, continuo a considerar que neste momento o melhor será a opção auto consumo. Menos investimento e rentabilização no mesmo período de tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaobt24

    Ja que é conhecedor do assunto por experiencia própria, coloque aqui os seus valores para provar que este tipo de investimento não é desastroso.
    Concordam com este comentário: diysol
  7.  # 9

    Neste momento ainda é uma tecnologia pouco desenvolvida e por isso cara (baterias).
    Toda a energia que produzo é vendida e pela lei não me é permitido ter kit de auto consumo.
    As chamadas incongruências do sistema. Posso produzir mas não para consumo próprio.
    Já imaginaram o que seria do mexia se conseguíssemos ser autónomos?
    Se fosse permitido teria com certeza um kit de painéis para auto consumo.
  8.  # 10

    Colocado por: emad
    Ja que é conhecedor do assunto por experiencia própria, coloque aqui os seus valores para provar que este tipo de investimento não é desastroso.
    Concordam com este comentário:diysol


    Queria citar e clique no concordar.

    Microgeracao já não sei quais os valores de venda da energia mas autoconsumo o investimento tem retorno financeiro em menos de 10anos, de desastroso não tem nada.
    Concordam com este comentário: tiyxu
  9.  # 11

    Colocado por: joaobt24

    O que pretendia inicialmente era vender a energia produzida, noentanto com as pesquisas efetuadas e até pelos comentários neste post, penso cada vez no autoconsumo, talvez com resurso a baterias.


    Esqueça o autoconsumo com baterias, porque são estas que estragam o investimento. O que quer são painéis solares + micro inversores ligados à rede eléctrica e ter bi-horario. São estes sistemas que tem retorno financeiro num instante
    Concordam com este comentário: tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobt24
  10.  # 12

    Colocado por: diysol

    Esqueça o autoconsumo com baterias, porque são estas que estragam o investimento. O que quer são painéis solares + micro inversores ligados à rede eléctrica e ter bi-horario. São estes sistemas que tem retorno financeiro num instante
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaobt24


    Obrigado pelo conselho.
    Sabe dizer qual o custo das baterias?
    • emad
    • 28 março 2016 editado

     # 13

    Conclusao:
    - o retorno em menos de 10 anos nao seria desastroso se não houvesse manutenção e se os paineis durassem mais anos.
    - riscos de avarias.
    - e se cairem pedras do céu, os seguros cobrem?
    - e impossível utilizarem para auto- consumo, o lobby das empresas de energia e muito grande.
    - preço por unidade de energia produzida controlado pela empresa que faz lobby. Conflito de interesses?
    Este negócio infelizmente faz lembrar a dependência que os produtores de leite no nosso país tem face as empresas que lhes compram o leite. São elas que fazem o preço. Negocios assim estão condenados a morte.
    Portanto, nao me venham com sses e mas e teorias que vos levam acreditar que fazem bons negocios neste sector.
    Pergunto ao 21papaleguas, se hoje pudesse voltar atrás e conhecendo as variaveis actuais, voltaria a investir ou preferia ter a massarica na carteira? Seja sincero e honesto s.f.f.., nao por mim, que eu não ganho nada em ter razão. Apenas para esclerecer a malta do fórum.
    Concordam com este comentário: master_chief
    • ptuga
    • 28 março 2016 editado

     # 14

    Emad possuo uma microgeração e posso-lhe assegurar que até ao fim de 2012 era um investimento que compensava e que no meu caso particular se irá amortizar ao fim de cerca de 5 anos e meio. De lá para cá deixou compensar devido às sucessivas alterações que foram efetuando.
    Friso que estou a falar de uma microgeração (3,45kw) e não desta nova modalidade que promove o autoconsumo.
    O retorno do investimento ao fim de 15 anos (período contratualizado) andará por volta dos 7% (se não se lembrarem de mudar as regras a meio do jogo) já a contar com um seguro anual contra avarias e riscos naturais.
    Os painéis tem previstos uma duração de 25 anos e até ver com 3 anos e meio nada a registar ao nível de avarias.
  11.  # 15

    Ainda bem que mudaram as regras.
  12.  # 16

    Colocado por: rjmsilvaAinda bem que mudaram as regras.

    Nada contra, mas que não seja a meio do jogo.
  13.  # 17

    Colocado por: emad- e se cairem pedras do céu, os seguros cobrem?


    Se no seguro multiriscos tiver cobertura contra fenómenos da natureza, então sim, cobrem
    O meu (Ok teleseguro) tem um item especial só para os paineis:

    Quebra ou Queda de Painéis Solares
    Garante os danos causados a painéis solares, bem como às respetivas estruturas e espias, em consequência de quebra e de queda isolada e acidental. Cobertura com franquia.
  14.  # 18

    Ora então vamos lá ver.
    Vou começar pelo princípio para vos poder esclarecer melhor sobre esta questão.
    https://forumdacasa.com/discussion/18857/sistema-de-micro-geracao-falhado/#Item_5
    Depois deste infeliz acontecimento e muita reclamação, lá consegui que a edp pusesse o sistema a funcionar em condições.
    O meu investimento incicial para um kit de painéis fixos foi de 18.500€ em que incluía um painel solar obrigatório, que eu dispensava porque já tinha um termodinâmico que servia as minhas necessidades. Se subtraírem o valor do painel... Não me recordo do valor.
    Passados que estão 6 anos, a cumprir em Maio facturei cerca de 15.000€, + ou - 2500€ ano. Este ano vai ser o melhor de sempre.
    Em relação ao seguro, os painéis estão incluídos no seguro da casa, que aumentou cerca de 30€ com fenómenos atmosféricos incluídos.
    Em relação ao valor pago por KWH, no início soube que pagavam a 0,62€, eu estou a receber a 0,40€, durante 10 anos.
    Se hoje optava por instalar o sistema, bom é só fazer as contas.
    Tive ainda benefícios fiscais, que entretanto foram retirados infelizmente. Os governos preferem estar a pagar energia aos espanhóis do que compra-la aos portugueses mais barata.
    Concordam com este comentário: master_chief
  15.  # 19

    Desculpem estar a meter a colher, mas tenho uma dúvida.

    Quem tem esses sistemas em casa. Não paga conta de electricidade, é isso?
  16.  # 20

    Errado.
    Tudo o que produzo é vendido.
    Colocado por: 21papaleguasToda a energia que produzo é vendida e pela lei não me é permitido ter kit de auto consumo.

    Além disso não me é permitido ter kit para auto consumo.
    Como é que o mexia recebia 6.500€ por dia se permitissem aos cidadãos ser autónomos?
 
0.0209 seg. NEW