Iniciar sessão ou registar-se
    • TheX7
    • 18 julho 2016 editado

     # 1

    Bom dia.

    Estou prestes a entrar na fase de pensar no projeto para a construção de uma habitação. E como tal, queria pedir orçamento em vários gabinetes de arquitetura para a realização do projeto.

    O que gostava de saber é o que devo incluir nesse pedido. Mapeamento de quantidades, fiscal de obra??

    Agradecia uma ajuda sff.

    TheX7
    Concordam com este comentário: jorgealves
  1.  # 2

    O que é que pretende?
    Só projeto de licenciamento? Ou tb projeto de execução?
  2.  # 3

    Espero não me esquecer de nada mas, como mínimo, deve pedir:
    levantamento arquitetónico e topográfico;
    estudos prévios com imagens 3d;
    elaboração de projeto de arquitetura para submeter à Câmara Municipal, incluindo os termos de responsabilidade exigíveis ao arquiteto (projeto de arquitetura e coordenação de projetos)
    prepração de todos os restantes elementos para apreciação camarários (mapas de medição, fichas estatísticas, ficha SCIE, etc);
    disponibilidade para reunir com técnicos da Câmara Municipal, se necessário;
    elaboração de todos projetos de especialidades exigíveis para submeter à Câmara Municipal, incluindo declaração de conformidade de comportamento térmico e relatório acústico;
    elaboração de projeto de execução com desenhos de pormenor, mapas de vãos e de armários;
    caderno de encargos e medições com mapa de quantidades;
    acompanhamento de obra com visitas quinzenais;
    elaboração de telas finais e demais elementos para pedido de licença de utilização a submeter à Câmara Municipal.

    Alguns destes items podem ser contratados diretamente pelo Dono de Obra a outros técnicos, sem problemas.

    Acrescentem o que faltar.
    Nuno Gouveia, arquiteto

    Já agora, onde fica a futura obra?
  3.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaAcrescentem o que faltar.

    Plano de segurança e saúde
    Termo de responsabilidade pela Coordenação de segurança, bem como visitas regulares com emissão de relatório.
    Assessoria no pedido de Comunicação prévia
    Assessoria na analise de orçamentos e seleção de empreiteiros.

    Colocado por: nunogouveiaAlguns destes items podem ser contratados diretamente pelo Dono de Obra a outros técnicos, sem problemas.
  4.  # 5

    Colocado por: TheX7Bom dia.

    Estou prestes a entrar na fase de pensar no projeto para a construção de uma habitação. E como tal, queria pedir orçamento em vários gabinetes de arquitetura para a realização do projeto.

    O que gostava de saber é o que devo incluir nesse pedido. Mapeamento de quantidades, fiscal de obra??

    Agradecia uma ajuda sff.

    TheX7


    resumidamente e na minha opinião:

    projecto de arquitectura
    especialidades incluindo arranjos exteriores
    assistência em obra
    projecto de execução*
    fiscalização e coordenação do plano de segurança*
    autorização de utilização

    *opcional

    o resto...depende do descrito em plano de trabalhos e sobretudo do profissionalismo da equipa
  5.  # 6

    10.000 euros, aceito!!
  6.  # 7

    Colocado por: zedasilvaO que é que pretende?
    Só projeto de licenciamento? Ou tb projeto de execução?


    Agora você apanhou-me na curva.... Mas parece que deve ser os dois. Quero que seja aprovado pela câmara(licenciamento) e também quero construir(execução).

    Fiquei admirado pois não pensei que fosse tanta coisa... :)

    Vou tomar nota das vossas opiniões e correr meia dúzia de gabinetes.

    Logo reporto o que disseram. :)
  7.  # 8

    Colocado por: nunogouveiaJá agora, onde fica a futura obra?


    Em Felgueiras.

    Mas já estive a ver que algumas pessoas que responderam são homens da área. :)
  8.  # 9

    Colocado por: TheX7Mas já estive a ver que algumas pessoas que responderam são homens da área. :)

    Quase todos, mas isso não garante que perceba-mos alguma coisa da poda.
    :)
  9.  # 10

    eu só de enxertia e mesmo assim a percentagem de sucesso é complicada ;)
  10.  # 11

    Eu diria que o plano de segurança e saúde podería fazer parte dos encargos do empreiteiro, não vejo grande vantagem em contratar isso de raíz com o arquiteto.
  11.  # 12

    Colocado por: nunogouveianão vejo grande vantagem em contratar isso de raíz com o arquiteto.

    Eu só vejo uma.....está na lei!!!
  12.  # 13

    Está na lei que o tem de apresentar, juntamente com o livro de obra e o respetivo termo de abertura, já com a obra adjudicada portanto.
    Não há nada na lei que aconselhe ou obrigue o Dono de Obra a contratar o PSS com o arquiteto.
    Para mim pode incluir isso nos encargos do empreiteiro, até porque para obras correntes é chapa 5.
  13.  # 14

    Colocado por: nunogouveiaNão há nada na lei que aconselhe ou obrigue o Dono de Obra a contratar o PSS com o arquiteto.

    Não? nunca ouviu falar no PSS em fase de projecto? está no 273/2003, e agora não me apetece ir pesquisar, para lhe dizer qual o artº.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Fernando Gabriel, Mk Pt, SG_arquitecto, riscos
  14.  # 15

    Colocado por: PicaretaNão? nunca ouviu falar no PSS em fase de projecto?


    Mas as cãmaras municipais não exigem picareta.
  15.  # 16

    Colocado por: riscosMas as cãmaras municipais não exigem picareta.

    Não exigem para o licenciamento, mas exigem para levantar a licença.

    Eu sei que regra geral é o empreiteiro que o faz imprime, mas isso não invalida o que eu disse sobre o facto do DL273/2003, exigir que o PSS seja feito na fase de projecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Fernando Gabriel, zedasilva, Mk Pt, riscos, Skinkx
  16.  # 17

    Alguns esclarecimentos acerca do preceituado no 273/2003

    Obrigações do Dono de obra
    Artigo 17º DL 273/2003 de 29 de Outubro
    b) Elaborar ou mandar elaborar o pSS, de acordo com os artigos 5º e 6º.

    Contra ordenações graves
    artigo 26º DL 273/2003 de 29 de Outubro

    A violação do nº 2 do artigo 8º
    O PSS tem que fazer parte dos documentos que serviram de base à negociação da empreitada.

    Contra ordenações muito graves
    artigo 25º DL 273/2003 de 29 de Outubro

    A violação dos nºs 1 e 2 conjugados com o nº4 do artigo 5º
    Ou seja a não existência de PSS.
    A violação dos nºs 1 e 2 do artigo 6º e do artigo 7º
    O PSS deve ser elaborado de acordo com o especificado no DL 273/2003 e não um copy paste de outras obras.
    A violação dos nºs 1 e 2 do artigo 9º
    O dono de obra é obrigado a nomear um Coordenador de segurança quer para a fase de projeto quer para a fase de obra.
    A violação do nº 1 e da primeira parte do nº 3 do artigo 12º
    O PSS elaborado em fase de projeto deve ser objeto de adaptação por parte da entidade executante. O Dono de obra é obrigado a dar conhecimento por escrito do PSS a todos os subempreiteiros presentes na obra.

    A violação do nº 2 e da segunda parte do nº 4 do artigo 13º
    O dono de obra não deve permitir que o empreiteiro inicie qualquer trabalho sem que o PSS esteja aprovado pelo Coordenador de segurança.
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel
    • emad
    • 21 julho 2016 editado

     # 18

    Com tanta coisa ainda nao desistiu de construir?
    Concordam com este comentário: Skinkx
  17.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Não exigem para o licenciamento, mas exigem para levantar a licença.

    Eu sei que regra geral é o empreiteiro que ofazimprime, mas isso não invalida o que eu disse sobre o facto do DL273/2003, exigir que o PSS seja feito na fase de projecto.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,zedasilva,riscos,Skinkx


    Regra geral, o PSS é entregue na CM junto com os restantes documentos necessários ao levantamento da licença de construção. Pelo menos por aqui.
  18.  # 20

    Colocado por: Skinkxos restantes documentos necessários ao levantamento da licença de construção. Pelo menos por aqui.


    por ai, e por todo o lado...
 
0.0215 seg. NEW