Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou mesmo a leste nesta questão.
    Preços...
    Durabilidade...
    Estética...
    Propriedades térmicas (devido ao piso radiante)...

    Alguem que me possa ajudar?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Acho muito estranho juntar-se piso radiante com um revestimento de pavimento em madeira (qualquer tipo de madeira)...
  3.  # 3

    Depende do orçamento que dispor!
  4.  # 4

    Em relação ao orçamento, é simples:
    Não quero um ferrari nem um fiat punto. Mas consigo chegar a um bmw...

    Não pretendo uma discussão exaustiva, só um conselho rápido e em traços gerais sobre o assunto.
    Agradeço quem puder ajudar.
  5.  # 5

    em termos esteticos de durabilidade e robustez escolhia o soalho, é um investimento tem de ve-lo como tal, eu pelo menos da minha optava por soalho.
    cumps
    fernando gabriel arq
  6.  # 6

    E em relação ao piso radiante hidraulico com pavimento em flutuante, acham que funciona bem, isto é, o fluantuante não isola demasiado o calor?
    •  
      FD
    • 18 maio 2009 editado

     # 7

    Isto já aqui foi falado diversas vezes:
    -> pesquisando por soalho
    -> pesquisando por flutuante
    Ao ler essas discussões encontra perguntas iguais às suas e as respectivas respostas. Repare também que flutuante e soalho é tudo a mesma coisa. O soalho pode ser maciço e flutuante, maciço e fixo, compósito/composto HDF/MDF flutuante, e até um misto de ambos (as réguas podem ter madeira maciça e HDF/MDF além de outros materiais como cortiça por exemplo).

    Mas, resumindo, não existe uma resposta exacta e única.
    Pessoas há que preferem soalho maciço pela durabilidade, pela possibilidade de reciclagem (basta afagar, envernizar e fica novo) pelo toque e pelo som emanado.
    Outras pessoas preferem o soalho flutuante porque é mais barato, faz o mesmo e está "menos" sujeito a variações de tamanho, mas também há quem se irrite com o som toc-toc que transmite...

    Em termos de preços tem tudo ao seu dispor, o flutuante do AKI e do IKEA a 5€ o m2, até aos maciços por mais de 100€ o m2...
    Pelo que entendi de tudo o que li até hoje, se escolher flutuante, opte sempre por um com certificação AC4 ou AC5 (basicamente resistência ao desgaste, quanto maior melhor). A partir daí é uma questão de estética, preço e de escolha da marca. Tenha também em atenção que há flutuante com madeira e há flutuante com "autocolantes" a imitar madeira.
    No maciço as "melhores" escolhas, no sentido de serem mais resistentes (ao bicho por exemplo) e menos sensíveis a variações relacionadas com a instalação, parecem-me ser as de madeiras tropicais e aquelas sujeitas na natureza a amplitudes térmicas elevadas.

    Quanto ao piso radiante, há quem diga que serve, há quem diga que não serve, mas eu ainda não vi nada de concreto a não ser o facto de que a madeira é efectivamente um bom isolamente térmico. Ou seja, o desempenho de um piso radiante "revestido" a madeira será sempre inferior ao de um piso cerâmico ou rochoso. O grau com que tal acontece, pelo menos aqui, baseia-se apenas em opiniões, pelo que não existem dados mensuráveis e concretos que se possam adiantar.
    Pela lógica, será fácil afirmar que quanto menos espesso (altura) e menos denso (o flutuante é denso por causa do HDF/MDF) o piso for, melhor será o (des)comportamento térmico num piso radiante.

    Quanto à estética, nada há a dizer: gostos não se discutem...

    Se está à procura de uma solução de compromisso, opte por um flutuante AC4/AC5 com o acabamento estético que mais gostar, de uma marca relativamente conhecida (Quick Step, Poliface, Tarkett, etc.).
    Não fique é à espera que lhe dure muito mais de 10~15 anos em excelente/bom estado (tudo depende do uso como é lógico) ao passo que um maciço pode durar centenas de anos com alguma manutenção (que não existe no flutuante).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GA
  7.  # 8

    Para piso radiante deve escolher madeiras estratificadas (várias camadas sobrepostas, com o sentido das fibras em direcções diferentes) com uma camada de 3 a 4mm de madeira nobre. São mais estáveis dimensionalmente para espessuras menores.
    Ou seja, num piso radiante uma madeira de 14 a 15mm seria o ideal. Porque? Já é uma espessura que permite boa estabilidade, mas não demasiado espessa para não bloquear em demasia a transmissão do calor.
    Ora uma madeira maciça com esta espessura não é lá muito recomendável, a não ser que sejam régua muito pequenas e estreitas.
    Depois, o ideal é colar esta madeira à betonilha. É muito melhor para a transmissão do calor. Procurar para isso fabricantes que recomendem isso, pois alguns aconselham só a instalação das suas madeiras como flutuantes. Muita atenção na cola a utilizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro Azevedo78Para piso radiante deve escolher madeiras estratificadas (várias camadas sobrepostas, com o sentido das fibras em direcções diferentes) com uma camada de 3 a 4mm de madeira nobre. São mais estáveis dimensionalmente para espessuras menores.
    Ou seja, num piso radiante uma madeira de 14 a 15mm seria o ideal. Porque? Já é uma espessura que permite boa estabilidade, mas não demasiado espessa para não bloquear em demasia a transmissão do calor.
    Ora uma madeira maciça com esta espessura não é lá muito recomendável, a não ser que sejam régua muito pequenas e estreitas.
    Depois, o ideal é colar esta madeira à betonilha. É muito melhor para a transmissão do calor. Procurar para isso fabricantes que recomendem isso, pois alguns aconselham só a instalação das suas madeiras como flutuantes. Muita atenção na cola a utilizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:raquel.jma


    ipsis verbis :)
  9.  # 10

    Ou seja, num piso radiante uma madeira de 14 a 15mm seria o ideal. Porque? Já é uma espessura que permite boa estabilidade, mas não demasiado espessa para não bloquear em demasia a transmissão do calor.

    Pedro eu sou testemunha disso, tenho um flutuante colado sobre piso radiante e até hoje não tive qualquer problema, estéticamente é muito bonito(camada superior de 3,2mm de madeira de garapa) por isso o seu comentário é muito oportuno.
    No entanto não é com todo o flutuante que se pode fazer isso ,os contraplacados tem de ter bastante qualidade , a cola de extrema qualidae e acima de tudo a empresa que fizer a aplicação deve ser especializada, de outra forma poderemos ter alguns problemas.
  10.  # 11

    Colocado por: ruilopesNo entanto não é com todo o flutuante que se pode fazer isso ,os contraplacados tem de ter bastante qualidade , a cola de extrema qualidae e acima de tudo a empresa que fizer a aplicação deve ser especializada, de outra forma poderemos ter alguns problemas.

    Nem mais!
    Neste tipo de trabalhos, é preciso procurar um bocadinho para encontrarmos pessoal que se nota que sabem o que estão a fazer.
    Ir atrás só de preços, dá barraca... ;)
  11.  # 12

    Colocado por: ruilopesOu seja, num piso radiante uma madeira de 14 a 15mm seria o ideal. Porque? Já é uma espessura que permite boa estabilidade, mas não demasiado espessa para não bloquear em demasia a transmissão do calor.

    Pedro eu sou testemunha disso, tenho um flutuante colado sobre piso radiante e até hoje não tive qualquer problema, estéticamente é muito bonito(camada superior de 3,2mm de madeira de garapa) por isso o seu comentário é muito oportuno.
    No entanto não é com todo o flutuante que se pode fazer isso ,os contraplacados tem de ter bastante qualidade , a cola de extrema qualidae e acima de tudo a empresa que fizer a aplicação deve ser especializada, de outra forma poderemos ter alguns problemas.


    Sr ruilopes, gostava de colocar esse tipo de flutuante colado em minha casa mas não conheço nenhuma empresa especializada que possa fazer esse tipo de serviço, visto que já aplicou em sua casa e está satisfeito com o serviço seria possivel indicar o nome da empresa que lhe vendeu/aplicou o flutuante?
    Peço-lhe desculpa pela pergunta mas queria certificar-me de que o trabalho ficava bem feito.Obrigado.
  12.  # 13

    ligia m, quem me vendeu e aplicou o flutuante foi a wpt pavimentos em madeira e são realmente muito profissionais.Até agora tudo perfeito,recomendo.
    Concordam com este comentário: jcfcid
  13.  # 14

    Colocado por: ruilopeswpt pavimentos em madeira e são realmente muito profissionais

    assino por baixo...
  14.  # 15

    Pois já me tinham falado muito bem da wpt, mas tinha a ideia que eles só aplicavam em grandes obras, e para alem disso creio que eles são do centro do país e a minha obra é em Viana do Castelo, não sei se deslocam até aqui?!! Mesmo assim vou tentar...Obrigado pela informação Rui e Pedro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruilopes
  15.  # 16

    Colocado por: ruilopesligia m, quem me vendeu e aplicou o flutuante foi a wpt pavimentos em madeira e são realmente muito profissionais.Até agora tudo perfeito,recomendo.


    Vou colocar piso radiante hidraulico e também tenho dúvidas quanto à utilização de soalho ou flutuante, por esse motivo achei a partilha da sua experiência muito positiva. Se não for incómodo, e para eu começar a fazer estimativas, qual o preço/m2 do flutuante que utilizou, com acabamentos e aplicação.
  16.  # 17

    Colocado por: ligia mPois já me tinham falado muito bem da wpt, mas tinha a ideia que eles só aplicavam em grandes obras, e para alem disso creio que eles são do centro do país e a minha obra é em Viana do Castelo, não sei se deslocam até aqui?!! Mesmo assim vou tentar...Obrigado pela informação Rui e Pedro.

    ligia nao e verdade que só apliquem em grandes obras e deslocam-se por todo o país, eu sou reflexo disso a minha casa nao é muito grande(105m2 de flutuante) e está situada no Algarve (bem mais longe que Viana do castelo) :)

    psconceicao, está na mesma duvida que me encontrava antes de ter o flutuante.Tive bastantes orçamentos e diferentes opinioes acerca dos dois tipos de pavimento(que respeitei muito os diferentes pontos de vista)mas cada vez tava mais baralhado.Então como a minha filha é eng civl pedi-lhe ajuda e ela deu-me o contacto da wpt pavimentos em madeira pois eram eles que faziam as obras mais tecnicas na empresa onde ela trabalhava.O elemento desta empresa como me viu completamente baralhado em relação á escolha do pavimento fez-me uma pergunta muito simples:o que é que eu realmente gostaria de ter em minha casa que coresponda inteiramente ás minhas espectativas..pela primeira vez percebi que era eu que ia escolher o pavimento que nessecitava e nao ia comprar o pavimento que alguem me queria vender...Entao foi facil ,queria a configuração estética do soalho tradicional ,mas que não fizesse o indesejavel toc toc do mesmo e acima de tudo que fosse compativel com piso aquecido.Rapidamente tinha a minha solução, ele propos um flutuante com comprimentos variados para imitar ao maximo o soalho portugues e colar esse flutuante directamente á betonilha para evitar o ruido do trafego.Sinceramente numa primeira fase duvidei um pouco deste sistema mas após ter falado com a minha filha ela disse para estar tranquilo pois se a wpt disse que era viavel nao tinha problema pois eram muito bons no que faziam.Realmente tinha razão ficou muito agradavel. quanto a preços com aplicação, colas, flutuante de 14mm com contraplacado especifico para colar e preparação do mesmo,e trabalhos complementares ficou na ordem dos 49.50eur mas creio que difere de madeira para madeira, como imagina não sou a melhor pessoa para falar de preços. Nao tenho nada contra o soalho tradicional,apenas não gosto do ruido que provoca devido á caixa de ar,no entanto muitas pessoas não se importam com isso o que eu respeito.ENfim veja os aspectos positivos e negativos em ambos os pavimentos e poderá como eu ter a sorte de encontrar alguem que de uma forma correcta e seria encontrar o pavimento que idealizou.
    Boa sorte e disponha sempre que achar nessecario.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scarscar, Luis K. W., ligia m, psconceicao
  17.  # 18

    Rui Lopes, muito obrigado pela pronta, esclarecedora e cuidada resposta ao meu post. Estou a começar a construção da minha casa e todas as informações são preciosas, principalmente quando se trata de partilha de experiências...
  18.  # 19

    Sr Rui Lopes de uma foma simples,directa e muito correcta deu o seu testemunho acerca de um tópico tão importante para todos aqueles que participam neste forum.É excelente como sempre respeitando a opinião de outros consegue dar o seu contributo.É destas pessoas que o forum precisa,os meus sinceros parabens.
  19.  # 20

    olá novamente Rui.Já contactei a wpt e tenho a minha vivenda pronta a levar o pavimento, no entanto eles estão cheios de trabalho e não podem fazer a minha obra já...Estou num dilema muito grande, pois já pedi e vi outros trabalhos de outras empresas e sinceramente não se compara com o flutuante colado da wpt ,mas por outro lado as empresas que me deram outros orçamentos não fazem este tipo de colagem de regua mas tem disponibilidade imediata!!
    Será que vale apena esperar?Isso vai retardar a minha habitabilidade da casa que aguardo á tanto tempo, mas por outro lado adorei o trabalho que vi feito pela wpt!!??
    O que acha...desculpe o incomodo :)
 
0.0331 seg. NEW