Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Estou com um problema pelo que se alguém me pudesse ajudar seria óptimo.

Estou a tentar comprar uma casa que foi construída em 1999, e a licença de habitação dada em 2008.
    A casa foi vendida em 2009 e na escritura refere que os donos não entregaram a a ficha técnica de habitação pois a mesma não existia.

O banco está a exigir a ficha técnica de habitação, mas o problema é que como a casa é de 1999 a mesma não existe, e o banco reconheceu que a casa não tinha ficha, pois, aquando da venda da casa em 2009 a escritura refere isso, e foi assinada pela banco.

Já fui à câmara municipal, e eles validam que não existe ficha.

Alguém já esteve nesta situação?
    Se me obrigarem a apresentar a ficha técnica de habitação, sabem se existe alguma empresa que as faça?

Obrigado
    Diogo Nunes
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Sim é obrigatorio desde 2004 ( AU posterior a 2004, esta ai o problema)... A responsabilidade de preenchimento é do Director Tecnico de Obra.. e o deposito deveria ter sido efectuado pelo proprietário da obra... Já tentou contactar este técnico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo Nunes
  4.  # 3

Olá Pedro,

Não tentei ainda, pois visto que a casa foi construída em 1999 ele não era obrigado a preencher essa ficha certo?
    E o facto é que o banco, na venda de 2009 reconheceu que não existia ficha, e agora, o mesmo banco, já exige a ficha.
    Posso tentar entrar em contacto com ele, embora não saiba bem por onde começar, caso não o consiga contactar sabe se existe alguma empresa que faça essas fichas?

Obrigado
  5.  # 4

Qualquer técnico lhe faz isso, a ficha vale o que vale, e o banco quer é lá um papel que diga ficha técnica
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, costa3333, SG_arquitecto
  6.  # 5

Colocado por: zedasilvaQualquer técnico lhe faz isso, a ficha vale o que vale, e o banco quer é lá um papel que diga ficha técnica

O banco vai querer um comprovativo do deposito da ficha técnica na Câmara Municipal.
  7.  # 6

A Câmara é que deveria ter exigido a ficha técnica quando emitiu a autorização de utilização em 2008.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 7

Colocado por: zedasilvaQualquer técnico lhe faz isso, a ficha vale o que vale, e o banco quer é lá um papel que diga ficha técnica

CORRECTO

Colocado por: PicaretaA Câmara é que deveria ter exigido a ficha técnica quando emitiu a autorização de utilização em 2008.

A câmara apenas é fiel depositária ( apesar de algumas acharem que nao) ... pelo que não tem que ver se tem ou nao, como a FTH não consta nos documentos a entregar para a licença de utilização.

Acho estranho é como conseguir fazer a escritura em 2009 sem a Ficha técnica, é obrigatório...

De resto o processo é muito simples ( à excepação de algumas câmara que complicam um pouco mais), sendo que nós fazemos isso serviço para um banco a nível nacional, pelo que se quiser um orçamento contacte.

cumps

Nuno costa
  9.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasA responsabilidade de preenchimento é do Director Tecnico de Obra..
    NÃO!!
    A responsabilidade pela ELABORAÇÂO da Ficha Técnica de Habitação é do PROMOTOR (normalmente, o construtor ou o dono de obra).
    O Director Técnico da Obra (só) tem de ASSINAR a FTH, para comprovar que está correcta.

Colocado por: Diogo NunesNão tentei ainda, pois visto que a casa foi construída em 1999 ele não era obrigado a preencher essa ficha certo?
    Mas como o Alvará de Licença de Utilização só foi emitido em 2008, formalmente esta é a data em que a fase de "construção" terminou. E nessa altura a FTH já era obrigatória, pelo que o Técnico Responsável passou a ser obrigado a... ASSINÁ-LA(!).
    Repito: quem tem de ELABORAR a FTH é o Promotor (ou o Dono de Obra)

Colocado por: Diogo Nuneso banco, na venda de 2009 reconheceu que não existia ficha, e agora, o mesmo banco, já exige a ficha.
    O engraçado é a lei dizer que QUEM TEM DE ELABORAR a FTH é o Promotor "ou, na falta dele, O PROFISSIONAL que promove a venda".
    Neste caso, e de acordo com a Lei, ou É O BANCO (LOL!) ou é a EMPRESA DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA que trabalha para o banco quem tem de elaborar (ou mandar elaborar) a FTH!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, costa3333
  10.  # 9

Pronto, Luis, concordo em absoluto ;)
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">