Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Desculpem a ignorância mas tenho uma moradia bifamiliar composta de rc e 1º andar, cada casa é do tipo T3, frações separadas, com cerca de 45 anos em Santa Clara, Coimbra. Era da minha avó mas nunca imaginei que remodelar ou reparar me fosse sair tão caro, ou seja, remodelámos o 1º andar que é onde vivemos o r/c ainda tem uma inquilina que vive há 43 anos na casa e pouco ou nada remodelou ou manteve nos últimos 10 anos... além da renda miserável. A minha questão é que terei de arranjar telhado, o pedreiro que me remodelou a cozinha e casa de banho avisou logo e preciso de isolamento pois são paredes com um tijolo (morro de frio...). As duas garagens são para deitar abaixo porque as infiltrações metem medo!
    Não me quero meter com pedreiros (desculpem e não é no sentido de ofender ninguém) porque o me me fez as obras disse que não havia mal de deitar uma parede da sala abaixo e juntar duas divisões e nem dois anos já tinha uma racha pela parede abaixo... entre outras coisas imperfeitas que fizeram. Só de orçamentos para o telhado pediram mais de 3 mil euros, o isolamento em capoto cerca de 25 mil euros....

    O que preciso de saber é o que necessito para pensar em reconstruir de forma global e bem pensada principalmente em termos energéticos porque é uma casa com pouca exposição solar. Preciso de projetos de arquiteto? Contato com empresas de remodelaçao? Quanto fica só este investimento?
    Tenho imensas ideias mas tenho receio que só a remodelação fique tão cara como a moradia :(

    Gostava também de vir a pensar numa remodelação do r/c para alojamento local, havendo hipoteca ao banco posso me candidatar aos fundos do Reabilita?
    As vossas sugestões de onde devo começar já seria uma ajuda pois olhei para o site da CM e só me apetece vender apesar de esta moradia quase no centro de Coimbra poder passar a valer o dobro...
    Muito obrigado.
    AP
      ID678a5e00-0000-0500-0000-000002fa1eae2.JPG
  2.  # 2

    Eu diria que se for para investimento pode esquecer (não compensa), mas eu só posso falar por experiência própria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pais.ais
  3.  # 3

    Boa tarde,

    O primeiro passo será levar um eng civil ao local para avaliar as patologias e encontrar possíveis soluces. De seguida deve contratar o Arquitecto para fazer um projecto bem estruturado e com tecto orçamental definido. Além do mais já que vai colocar etics irá alterar a fachada quanto mais não seja por retirar o azulejo e isso envolve licenciamento da câmara, já que vai ter esse trabalho aproveita e dá um "ar" mais contemporâneo ao edifício.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pais.ais
  4.  # 4

    Caro Nuno Costa,
    Desculpe mas o engenheiro antes do arquiteto? O arquiteto não me avalia também as patologias?
    Muito obrigado,
    Ana PAis

    Colocado por: doisarquitectosBoa tarde,

    O primeiro passo será levar um eng civil ao local para avaliar as patologias e encontrar possíveis soluces. De seguida deve contratar o Arquitecto para fazer um projecto bem estruturado e com tecto orçamental definido. Além do mais já que vai colocar etics irá alterar a fachada quanto mais não seja por retirar o azulejo e isso envolve licenciamento da câmara, já que vai ter esse trabalho aproveita e dá um "ar" mais contemporâneo ao edifício.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pais.ais
  5.  # 5

    É para habitação própria o 1º andar o 2º seria para arrendar porque não preciso de uma casa tão grande. Se quiser partilhar a sua experiência agradeço, realmente já coloquei a casa à venda porque só de pensar na recuperação fico doente, é muito dinheiro... dinheiro que não tenho e nem o arrendamento a médio prazo o vai compensar.
    Obrigado,
    Ana PAis

    Colocado por: lprologEu diria que se for para investimento pode esquecer (não compensa), mas eu só posso falar por experiência própria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pais.ais
  6.  # 6

    Colocado por: pais.aisAs duas garagens são para deitar abaixo porque as infiltrações metem medo!
    Pense melhor.
    Se calhar, a reparação das infiltrações custa bem mais barato que as "demolições + remoção de entulhos para vazadouro autorizado"...

    Colocado por: pais.aisContato com empresas de remodelaçao?
    ContaCto!
    ContaCto!!
    &%$#@ o "Acordo" Or-coiso não prevê eliminar o "c" em contaCto!!!!

    Eu diria que precisa, PRIMEIRO, de ter uma lista de trabalhos, para DEPOIS contactar várias empresas para que todas façam propostas de orçamento para a MESMA obra.
    A Lista de Trabalhos deveria ser feita por um Engenheiro Civil.
    SÓ precisará de um Arquitecto se for alterar a arquitectura, ou for mexer tanto no prédio que precise de um projecto aprovado e licenciamento camarário.

    Colocado por: lprologEu diria que se for para investimento pode esquecer (não compensa)
    O princípio fundamental é: Só se vende património se for para comprar MAIS património!!

    Actualmente não lhe compensa vender o prédio por ter um inquilino "com uma renda miserável".
    Devia consultar um advogado para ver o que pode fazer em relação a isto (em que medida pode aumentar a renda - antes e/ou depois das obras(!!); etc.).

    Colocado por: pais.ais(morro de frio...).

    Provavelmente a casa é fria porque não tem isolamento térmico na cobertura (e não somente pela pouca espessura das paredes, ou pela má qualidade das janelas).

    Pense que após fazer as obras (telhado, etc.) o seu património valorizou na mesma proporção do que gastou. Não se trata meramente de gastar dinheiro. É um investimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pais.ais
  7.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.
    Só se vende património se for para comprar MAIS património!
    !

    Pense que após fazer as obras (telhado, etc.) o seu património valorizou na mesma proporção do que gastou. Não se trata meramente de gastar dinheiro. É um investimento.


    Não concordo. Para quem não é da áera, o que investir não valoriza na hora de vender. Se for para o próprio habitar é diferente, mas não espere recuperar o investido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pais.ais
  8.  # 8

    Em boa verdade devem ir os dois ao mesmo tempo, para questões patológicas o acompanhamento do engenheiro será mais acertado, se contratar um gabinete com equipa fornada de arquitectura e engenharia será mais fácil.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pais.ais
  9.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.Pense melhor.
    Se calhar, a reparação das infiltrações custa bem mais barato que as "demolições + remoção de entulhos para vazadouro autorizado"...

    ContaCto!
    ContaCto!!
    &%$#@ o "Acordo" Or-coiso não prevê eliminar o "c" em contaCto!!!!

    Eu diria que precisa, PRIMEIRO, de ter uma lista de trabalhos, para DEPOIS contactar várias empresas para que todas façam propostas de orçamento para a MESMA obra.
    A Lista de Trabalhos deveria ser feita por um Engenheiro Civil.
    SÓ precisará de um Arquitecto se for alterar a arquitectura, ou for mexer tanto no prédio que precise de um projecto aprovado e licenciamento camarário.

    O princípio fundamental é:Só se vende património se for para comprar MAIS património!!


    Actualmente não lhe compensa vender o prédio por ter um inquilino "com uma renda miserável".
    Devia consultar um advogado para ver o que pode fazer em relação a isto (em que medida pode aumentar a renda - antes e/ou depois das obras(!!); etc.).


    Provavelmente a casa é fria porque não tem isolamento térmico na cobertura (e não somente pela pouca espessura das paredes, ou pela má qualidade das janelas).

    Pense que após fazer as obras (telhado, etc.) o seu património valorizou na mesma proporção do que gastou. Não se trata meramente de gastar dinheiro. É um investimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pais.ais


    Obrigado pelo conselho e pela correcção embora as duas grafias estejam corretas! Mas em Português de Portugal o c não se retira ;) são os maravilhosos corretores automáticos!
    A minha razão para vender é não precisar de uma M6, esta inquilina já tratei com advogados mas tudo tem um custo e no futuro arrendar é uma opção que vai dar sempre trabalhos.
    Ainda não fiz obras no telhado nem nas paredes, o que mudei foi a qualidade das janelas e portas para vidros duplo e um recuperador de calor no andar onde vivo mas que não aquecem de todo a casa toda.
    Adorava poder investir pois é uma casa no centro da cidade a 5 minutos de tudo e adorava alterar algumas coisas, nomeadamente mais uma casa de banho, alterar a porta de entrada do local onde está, e, as garagens podem recuar e posso ganhar espaço para um bom jardim porque na parte de trás tenho umas casotas de coelhos e uma casota de forno a lenha. Pelos conselhos preciso mesmo de um arquitecto porque quem gasta 30 mil gasta 50 e faço como quero em vez de remendar. Obrigado!

    Aceito contatos de Coimbra ou arredores ;)
  10.  # 10

    Colocado por: lprologSe for para o próprio habitar é diferente, mas não espere recuperar o investido.
    Evidentemente!
    Se vai fazer obras para melhorar a casa para ser VOCÊ a habitar, o único retorno com que pode contar é viver com mais conforto!

    Colocado por: lprologPara quem não é da áera, o que investir não valoriza na hora de vender.
    Não concordo inteiramente. Claro que se pintar a casa de cor-de-rosa-choque e os potenciais compradores gostarem mais de verde-alface, atirou com dinheiro para o lixo.
    Mas se a casa estiver um nojo e a pintar toda de branco, garanto-lhe que, pelo menos, vende-a muito mais depressa pelo valor que pretende.

    Colocado por: pais.aisA minha razão para vender é não precisar de uma M6
    Ok. Não sei como a moradia lhe foi parar às mãos. Pela "renda miserável", suponho que a tenha herdado. Se a decisão for "vender" não se esqueça de que poderá vir a ter que pagar "mais-valias" no próximo IRS.

    Colocado por: pais.aisarrendar é uma opção que vai dar sempre trabalhos
    Ora aí está uma "bela" de uma atitude comodista!!! :-)
    Quem raio foi que lhe disse que para ganhar dinheiro, aumentar o património, etc., NÃO tinha de ter trabalho?!?
    É claro que tem de ter trabalho!
    (eu chamar-lhe-ia "trabalho", entre aspas... leia o que escrevo mais abaixo)

    Colocado por: pais.aisAdorava poder investir
    E faria muito bem!
    Não sei que idade tem, pais ais, mas olhe que 20 anos passam num instante.

    Aqui há uns 20/25 anos, uma empresa de que sou sócio com familiares bem mais velhos que eu, tinha uns escritórios com 1000m2, com duas dúzias de lugares de estacionamento, num prédio novo, em Lisboa, em frente a uma estação de Metropolitano. Imagine o valor...
    Na altura pretendíamos vender.
    Acabámos por arrendá-los.
    É claro que dá "imenso" trabalho "escolher" inquilinos, fazer contratos de arrendamento, passar os recibos todos os meses, pagar o condomínio, IMI, taxas e taxinhas, e tratar de obras e reparações quando é necessário (na verdade, chamar a isto "trabalho" até me parece insultuoso!).
    Mas sabe qual é a parte boa?
    É que ao longo dos últimos 20-e-tal anos já recebemos bem MAIS do que o valor que pretendíamos vender, o património continua nosso, e ainda cá estamos todos - embora mais velhotes - a desfrutar do rendimento!

    Colocado por: pais.aispreciso mesmo de um arquitecto porque quem gasta 30 mil gasta 50
    A questão ao contratar um arquitecto é que, em princípio, pelos MESMOS 30 mil faz quase as mesmas coisas, mas mais bem feitas.
    • size
    • 25 janeiro 2017

     # 11

    Colocado por: pais.ais
    Não me quero meter com pedreiros (desculpem e não é no sentido de ofender ninguém) porque o me me fez as obras disse que não havia mal de deitar uma parede da sala abaixo e juntar duas divisões e nem dois anos já tinha uma racha pela parede abaixo... entre outras coisas imperfeitas que fizeram. Só de orçamentos para o telhado pediram mais de 3 mil euros, o isolamento em capoto cerca de 25 mil euros....


    Por acaso conheço a seu imóvel...:)

    Não acho exagerado o orçamento de € 3.,000 para a substituição do telhado, (telha e mão de obra) dado a sua área e, tratar-se de uma cobertura de 4 águas.
    No entanto, uma vez que se queixa do frio, seria oportuno (imperdoável) aplicar um bom isolamento em sub-telha, para obter um melhor conforto, quer quanto ao frio, quer quanto ao calor

    O que preciso de saber é o que necessito para pensar em reconstruir de forma global e bem pensada principalmente em termos energéticos porque é uma casa com pouca exposição solar. Preciso de projetos de arquiteto? Contato com empresas de remodelaçao? Quanto fica só este investimento?
    Tenho imensas ideias mas tenho receio que só a remodelação fique tão cara como a moradia :(

    Dado que as fachadas da sua moradia estão revestidas com azulejos, implica que a aplicação do capoto necessite de licenciamento do Municipio, pelo que necessitará da ajuda de um técnico para elaborar o projecto.

    Acho exagerado o orçamento de € 25,000 para esse isolamento.
    Repare/compare no predio abaixo, [seu vizinho) junto à rotunda do LIDL

    Levou recentemente um telhado novo com isolamento e caleiras novas: € 8.600
    O condomínio tem um orçamento para a aplicação de capoto nas 2 fachadas e empena: cerca de € 17.000

    Logo, sendo as áreas a intervencionar na sua moradia muito menores, será suposto um orçamento geral mais económico.

    Para ficar com uma ideia, não perde nada por solicitar um orçamento à ISOMARCA
    • size
    • 25 janeiro 2017

     # 12

    Colocado por: size

    Por acaso conheço a seu imóvel...:)

    Não acho exagerado o orçamento de € 3.,000 para a substituição do telhado, (telha e mão de obra) dado a sua área e, tratar-se de uma cobertura de 4 águas.
    No entanto, uma vez que se queixa do frio, seria oportuno (imperdoável) aplicar um bom isolamento em sub-telha, para obter um melhor conforto, quer quanto ao frio, quer quanto ao calor

    Dado que as fachadas da sua moradia estão revestidas com azulejos, implica que a aplicação do capoto necessite de licenciamento do Municipio, pelo que necessitará da ajuda de um técnico para elaborar o projecto.

    Acho exagerado o orçamento de € 25,000 para esse isolamento.
    Repare/compare no predio abaixo, [seu vizinho) junto à rotunda do LIDL

    Levou recentemente um telhado novo com isolamento e caleiras novas: € 8.600
    O condomínio tem um orçamento para a aplicação de capoto nas 2 fachadas e empena: cerca de € 17.000

    Logo, sendo as áreas a intervencionar na sua moradia muito menores, será suposto um orçamento geral mais económico.

    Para ficar com uma ideia, não perde nada por solicitar um orçamento à ISOMARCA
      ISO.jpg
 
0.0235 seg. NEW